Muitos empresários fazem a mesma pergunta: “Por que eu preciso de um planejamento estratégico para minha empresa?”. O fato é que o mundo está em constante transformação e as empresas precisam acompanhar todas essas mudanças, caso contrário, não sobreviverão por muito tempo no mercado. Para conseguir competir com os seus concorrentes, é necessário analisar e planejar, por isso o planejamento estratégico é fundamental. Neste artigo vamos explicar um pouco sobre esse tipo de planejamento e porque ele será essencial em sua empresa.
O plano estratégico é uma ferramenta de melhoria básica para qualquer empresa. Ele expressa os objetivos de negócios a serem alcançados a médio ou longo prazo, e detalha a maneira como ele deve ser alcançado. O objetivo do planejamento estratégico é projetar a rota que será seguida pela empresa para alcançar os objetivos e estabelecer a forma como as decisões se transformam em ações.
Muitos donos de empresas abrem seus negócios contando apenas com a sorte, contando apenas com uma euforia e seguindo uma modinha. Isso é um erro. Segundo a pesquisa Demografia das Empresas do IBGE, divulgada pelo Valor Econômico, 52,5% das organizações abertas fecham nos primeiros 4 anos. O dado é preocupante e demonstra que falta um elemento fundamental para a sobrevivência dos negócios: o planejamento estratégico.
Muitos empreendedores não percebem que além do lucro há outros fatores relevantes, como sobrevivência, metas de crescimento, retorno sobre investimento e participação de mercado. Sem planejamento fica muito mais difícil alcançar todos eles, inclusive o lucro. Veja algumas das razões para fazer um planejamento estratégico para sua empresa:
Os CEOs ou donos de empresas são, geralmente, as pessoas que criam metas e projetam o futuro da empresa. No entanto, muitas vezes envolvidos nas atividades do dia a dia, acabam se afastando do seu papel estratégico. O planejamento estratégico contribui para que todos dentro da organização saibam o que fazer, mas, principalmente, o que não fazer.
Um dos objetivos do planejamento estratégico é facilitar a colaboração e a sinergia entre as diferentes partes da organização.
Os gerentes de finanças, marketing, operações e recursos humanos são essenciais para uma organização, mas às vezes começam a competir em vez de colaborar. O planejamento estratégico facilita a colaboração entre esses gerentes, uma vez que há uma visão do todo e da responsabilidade de cada um dentro do projeto.
É trabalho do planejador estratégico informar toda a organização das mudanças estratégicas, planos de negócios, implicações da situação atual e o que eles esperam fazer como resultado das mudanças. Dar uma explicação detalhada das informações aos colaboradores em todos os níveis, reduz a resistência à mudança, e contribui para aumentar a motivação e o engajamento, uma vez que todos tem ciência da sua ação dentro do resultado final planejado.
Novos produtos, serviços, estratégias, metas ou objetivos exigem a alocação de recursos (a transferência de pessoas de uma equipe para outra ou a mudança de instalações), é com planejamento tudo é realizado de forma mais eficiente, uma vez que os objetivos estratégicos estão alinhados.
Isso leva a uma vantagem competitiva sustentável. A vantagem competitiva é muitas vezes alcançada sem planejamento estratégico, mas se a empresa quiser alcançar uma vantagem competitiva sustentável, ela tem que planejar estrategicamente.
Planos eficazes avaliam cuidadosamente o ambiente de negócios, são alinhados com a missão da organização, enumeram os pontos fortes e fracos da empresa e incluem objetivos mensuráveis para o sucesso.
O planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo, é uma ferramenta que permite às empresas a oportunidade de desenvolver e colocar em prática os conceitos fundamentais de operação que podem mover o negócio do ponto de vista fiscal e organizacional.
Além disso, ajuda a priorizar projetos, planejamento orçamentário e gerenciamento efetivo de pessoal.
O planejamento estratégico é muito temido para as pequenas empresas, mas na verdade, o que se deve temer é atuar no mercado sem um planejamento bem estruturado.
Vamos ao passo a passo para o desenvolvimento do planejamento estratégico da sua empresa?
A análise da situação é o primeiro passo no planejamento estratégico. Envolve a coleta de informações, tanto interna como externamente, para fornecer informações sobre questões relacionadas aos funcionários, clientes, concorrentes de uma empresa e da indústria.
Uma análise completa da situação assegurará que as decisões tomadas durante o processo de planejamento estratégico sejam baseadas em fatos e dados e não apenas nas opiniões e caprichos dos envolvidos no processo de planejamento.
Análise SWOT – A análise SWOT é uma ferramenta projetada para identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de uma empresa em perspectiva. Fornece às empresas uma visão clara das vantagens que elas possuem sobre seus concorrentes e suas potenciais vulnerabilidades.
A análise SWOT é basicamente uma sessão de brainstorming em que a equipe de planejamento cria uma lista para cada um desses elementos e, em seguida, prioriza essa lista para identificar quais são realmente relevantes. Esses elementos serão o foco no desenvolvimento de metas, objetivos, estratégias e táticas.
A missão é o que a empresa declara ser, o motivo pelo qual existe, qual é sua finalidade e seu propósito. Ela define a identidade organizacional e não muda com o passar do tempo.
Já a visão é o futuro da empresa, o que deseja atingir e onde pretende chegar. Ela é similar à visão, mas é definida para um período de tempo predeterminado.
Os valores são crenças ou princípios que direcionam ou servem de base para decisões, comportamentos e atitudes de colaboradores e gestores. Eles são inegociáveis e não se modificam com o tempo.
Momento de elaborar objetivos que retratam os resultados que a empresa pretende atingir futuramente. Eles devem sempre ser atingíveis e coerentes com os princípios essenciais do negócio. Devem estar acompanhados por indicadores de desempenho, possibilitando seu futuro acompanhamento e controle.
O próximo passo do Plano é desenvolver ações sistemáticas, precisas e quantificadas que atinjam, de uma forma ou de outra, a realização dos objetivos estabelecidos pela empresa. O Plano de Ação determinará quais ações serão realizadas para alcançar cada um dos objetivos, quais serão as prioridades ao longo do tempo. Além disso, ele definirá quem é responsável por cada etapa e quais os recursos necessários para executá-las.
Embora o desenvolvimento do plano seja importante, a aplicação efetiva do plano é aquela que gera os resultados.
A execução do plano exige que tarefas específicas possam ser realizadas e que as pessoas sejam responsáveis por alcançar os resultados desejados.
A comunicação é fundamental ao longo desse processo para garantir que os funcionários saibam o que se espera deles e recebam feedback sobre os resultados de seus esforços.
Como dissemos anteriormente, ter um planejamento estratégico é essencial para que seu negócio sobreviva nos próximos anos e possa se adaptar às diversas mudanças no mercado. Não importa se sua empresa tenha 10, 100 ou 1000 colaboradores, não perca mais tempo: faça um planejamento estratégico e execute-o imediatamente. Aos poucos, você será capaz de observar como isso trará resultados efetivos para a sua empresa.
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Planeja é preciso. Não planejar é incerto.