Montar uma empresa é o sonho de muitos brasileiros. Incluindo as especializadas em saúde, como é o caso das clínicas médicas. Entretanto, o que muitos não sabem é que o primeiro passo para atingir esse objetivo é a produção de um plano de negócio.
Sem um planejamento bem estruturado os processos se tornam desorganizados e não há propósitos bem definidos, contribuindo para o insucesso do empreendimento.
Isso é o contrário do que você espera? Então saiba tudo sobre o assunto em nosso post!
O plano de negócio é um documento onde constam informações a respeito do mercado e da concorrência. Esse tipo de análise ajuda o empreendedor entender melhor o serviço ou produto oferecido.
Além disso, possui informações mais substanciais sobre a abertura de uma clínica, como processos burocráticos, metas, contratação de funcionários e tudo mais que tornará o negócio viável.
Engana-se quem pensa que o plano de negócio é um documento desnecessário e burocrático. Pelo contrário, realizar esse tipo de ação é essencial para manutenção de uma série de processos dentro de uma empresa. Esse planejamento possui uma série de benefícios, tais como:
O plano de negócio de uma empresa exige esforços e uma boa dose de dedicação. Isso porque é dividido em diversas partes, como: sumário executivo, descrição da empresa, análise de mercado, plano de marketing, planejamento operacional e financeiro.
Confira os principais aspectos de cada etapa:
O sumário executivo do plano de negócio está relacionado a todas as informações legais da clínica e resumo do seu campo de atuação. Ou seja, missão, visão, valores, objetivo e dados a respeito dos sócios devem constar nesse documento.
Uma dica é fazer um sumário executivo para cada público, como pacientes, futuros investidores e patrocinadores (se for o caso).
Nessa fase do plano de negócio devem ser descritos a atuação da clínica no mercado, justificativa de negócio e história, como também um breve resumo do planejamento de marketing e operacional.
A análise de mercado deve conter uma avaliação geral do nicho no qual a clínica faz parte, bem como concorrentes, perfis de pacientes e classificação dos serviços. Ou seja, quais serão os “carros-chefes”.
Muito provavelmente você já tenha ouvido falar dos 4 Ps de marketing: produto, preço, praça e promoção. Pois bem, nessa fase eles são essenciais. O planejamento de marketing consiste, basicamente, na promoção do produto, no caso, o serviço médico.
Entretanto, para isso, é importante ter uma análise de todas as informações do setor. como: Quais as vantagens do seu serviço em relação aos concorrentes? Qual o seu valor de mercado? Qual é o seu público-alvo? E, por fim, como o seu serviço será veiculado? Haverá estratégias na internet, TV, rádio, redes sociais ou outras mídias? Essas são apenas algumas das perguntas que devem ser respondidas durante o plano de marketing.
O planejamento operacional, por sua vez, é caracterizado pela definição das áreas administrativas, recursos humanos e equipe de profissionais. Além disso, é nessa parte que deve ser descrito a estrutura física da clínica e processos burocráticos de funcionamento.
O planejamento financeiro está ligado ao valor necessário para investimento inicial, assim como para as estratégias de crescimento da clínica.
Como você viu, elaborar um plano de negócios para uma clínica não é uma tarefa fácil. Porém, é fundamental para empresas que querem ter diferencial competitivo, estrutura sólida e sucesso no mercado.
Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida? Está pensando em montar um negócio na área da saúde? Pra uma clínica de sucesso, é necessário, também, compreender como anda o mercado. Conheça quais são os diferenciais do paciente 3.0 e como lidar com esse público.
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