Mesmo em meio à crise, o Brasil bateu um recorde na abertura de empresas em 2018. Somente no primeiro semestre do ano, foram aproximadamente 1,2 milhões, o maior número desde 2010. Você também quer fazer parte dessa estatística e abrir o próprio negócio, porém está em busca de informações para saber se está no caminho certo e como fazer para que seja o mais sólido e promissor possível?
Então chegou ao lugar certo! Acompanhe o nosso post e saiba mais!
Há diversas razões para se investir no próprio negócio. Um deles certamente é a falta de oportunidades no mercado de trabalho. Para você ter uma ideia, segundo dados do Sebrae, 11,1 milhões de empresas foram abertas em apenas 3,5 anos, em virtude do chamado empreendedorismo por necessidade.
Além disso, outras motivações levam a essa atitude. Entre elas estão:
Independente dos motivos, antes de tomar qualquer iniciativa por impulso, quem busca abrir o próprio negócio deve estar ciente sobre o perfil necessário para um empreendedor de sucesso e, caso não se identifique, buscar especializações ou encontrar um outro caminho para o sucesso.
Como dissemos, muitas pessoas agem pela empolgação e acabam abrindo uma empresa sem o conhecimento necessário. A partir daí, o sonho pode se transformar em uma dura realidade, a qual pode trazer frustração e insucesso.
Porém, quando o empreendedor está preparado, as chances de atingir as expectativas são muito maiores. E como saber se você está pronto para as responsabilidades de ter o próprio negócio? Veja alguns sinais a seguir:
Se você está pensando em empreender, certamente já tem alguma ideia do que pretende lançar no mercado. Porém, você está somente apaixonado pela ideia ou tem informações suficientes que demonstrem que o negócio pode ser lucrativo? A dica, nesse caso, é refletir e ver se o caminho que pretende traçar é sólido ou movido pela emoção, o que pode não ser tão promissor.
O próprio negócio, sem dúvidas, pode trazer muitas alegrias. Porém, é essencial que o novo empreendedor tenha noção dos riscos de se abrir uma empresa, como perder o capital investido e ficar no prejuízo, ter problemas legais, como os trabalhistas, e não ter facilidade em voltar ao mercado caso precise sair de onde trabalha.
Se o futuro empreendedor atua em uma empresa como colaborador e nunca se sente feliz, nem nos dias mais tranquilos, esse pode ser um sinal de que ter o próprio negócio pode trazer mais motivação e que, portanto, é o momento de mudar. Mesmo assim, vale uma avaliação sobre a continuidade, ou não, da carreira.
Um pequeno empreendedor certamente terá mais dificuldades ao abrir uma empresa se não contar com uma rede de apoio, que inclua familiares e pessoas próximas, as quais podem prestar ajuda tanto em relação ao trabalho, como em aconselhamentos e recursos.
Depois de analisar os prós e contras, está decidido a abrir o seu próprio negócio? Para te ajudar nessa tarefa, listamos um passo a passo para que o processo seja rápido, eficiente e descomplicado. Confira a seguir:
Como você viu, antes de abrir um negócio próprio é muito importante analisar uma série de questões, as quais farão com que o caminho seja mais tranquilo e sem surpresas desagradáveis.
Para ajudar na decisão busque mais conhecimento, separamos mais informações, veja quais são os negócios mais lucrativos no Brasil.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…