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Redução de custos: conheça 15 estratégias infalíveis para sua empresa

Você é responsável pela administração de uma empresa? Então, com certeza sabe que qualquer redução de custos é bem-vinda, não é mesmo? São tantos encargos, impostos e outras obrigações em relação aos diversos setores que, se não forem organizados e enxutos, podem acabar comprometendo os resultados do seu negócio.

Ao contrário, quando o gestor ou responsável se utiliza de algumas dicas simples no dia a dia da organização, é possível economizar em todas as áreas, envolvendo compras, recursos humanos, vendas, marketing e financeira.

E é justamente por esses serem os setores essenciais dentro de qualquer empresa, que criamos esse post com as 15 estratégias infalíveis para serem utilizadas em cada um deles. Confira!

Finanças

Para que uma empresa tenha sucesso, é imprescindível que tenha o controle de suas finanças. A área financeira envolve o controle de caixa, entradas e saídas, despesas, lucros, pagamento de contas, pagamento de funcionários e tudo que diz respeito ao controle do dinheiro.

Dicas para a redução de custos:

  1. verifique se o enquadramento tributário da empresa está realmente de acordo com o seu porte e categoria. Para isso, converse com o seu contador e analise as opções disponíveis e os tributos de cada uma delas.
  2. proponha a renegociação de dívidas com os seus credores, caso existam. Essa atitude permite honrar os compromissos da empresa e, ao mesmo, tempo, economizar com relação à juros e multas.
  3. analise os altos e baixos do fluxo de caixa, reunindo informações sobre o gastos do último ano e verificando datas em que o lucro é menor. A partir daí, busque negociar com fornecedores e parceiros com certa antecedência sobre mudança de prazos para pagamentos, de forma a manter a qualidade das finanças.

Controle de estoque

Ter o controle das mercadorias, insumos e matérias primas dos empreendimentos traz organização, noção exata do que a empresa tem, produtos que estão em falta ou parados e, ainda, se evita problemas como roubos sem nem mesmo se tomar conhecimento.

O estoque deve ser controlado de forma criteriosa, desde o pedido dos produtos aos fornecedores, a conferência durante o recebimento, cadastro no sistema da empresa e posterior saída.

Dicas para a redução de custos:

  1. tenha mais de um fornecedor para cada item necessário ao seu negócio. Ao contar com mais de uma empresa, é possível comparar preços, fazer melhores negociações e, com isso, economizar.
  2. reduza estoques que não têm giro. Mercadorias paradas em estoque podem comprometer o orçamento da empresa e trazerem prejuízos. Por isso, calcule a quantidade de itens de acordo com a sua aceitação no mercado e época do ano, por exemplo.

Recursos Humanos

O capital humano de uma empresa, ou seja, os colaboradores, são um dos grandes responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso. Por isso, as empresas devem traçar os perfis necessários para o negócio, realizar recrutamento e seleção, admissões e demissões e tudo o mais que envolve a gestão de pessoas.

Dicas para a redução de custos:

  1. enxugue a jornada de trabalho dos seus colaboradores de forma com que produzam mais em menos tempo. Nesse caso, a empresa ganha com a economia em horas extras e energia elétrica, por exemplo, e o funcionário pode ter mais qualidade de vida por cumprir horários mais compactos.
  2. implemente o banco de horas. Ao invés de a sua empresa dispor de montantes para pagar horas extras dos colaboradores, o RH e o próprio colaborador pode fazer o controle das horas trabalhadas e, a partir do excedente, o funcionário pode tirar folga, sair mais cedo do trabalho ou emendar feriados. E, com isso, a empresa reduz custos.
  3. verifique se no caso do seu negócio algumas terceirizações, vindas de cooperativas de trabalho, por exemplo, podem ser viáveis. Ao contar com colaboradores que estejam presentes somente nos momentos de necessidade da empresa, há menos encargos trabalhistas.
  4. reveja os benefícios oferecidos pela empresa, verifique aqueles que são pouco utilizados, corte e faça um remanejamento de acordo com a faixa etária de cada colaborador, por exemplo.

Marketing

Como comentamos, um plano de Marketing deve ser feito desde o início do negócio, pois é ele que vai direcionar estratégias e atuações no mercado e, consequentemente, irão facilitar a conquista de clientes, o aumento nas vendas e no faturamento.

Nessa área, em especial, é importante estar atualizado, pois o mercado muda de tempos em tempos e os processos evoluem com ele.

Além disso, o Marketing possibilita saber quem é o potencial cliente, as melhores decisões em relação a metas e objetivos, ações de divulgação, preços, pontos de venda e outras informações fundamentais para quem busca administrar uma empresa.

Dicas para a redução de custos:

  1. invista em Marketing Digital, pois as ações online tendem a ser mais baratas do que anúncios em mídias tradicionais. Um ótima alternativa são as redes sociais, utilizadas por milhões de brasileiros diariamente e que, portanto, possuem um ótimo alcance e resultados.
  2. crie ações conjuntas junto à fornecedores ou revendedores dos produtos de sua empresa. Dessa forma, todos ganham e o seu negócio economiza com as divulgações e ações promocionais.
  3. use e abuse da internet para fazer o monitoramento de gostos e características dos seus clientes. Há diversas ferramentas disponíveis para te ajudar nessa tarefa e, a partir de ações mais bem focadas, há economia e melhores resultados.

Vendas

O departamento de vendas deve ter uma posição de destaque dentro da administração de uma empresa, afinal são elas que trarão os tão sonhados lucros.

Dicas para a redução de custos:

  1. treine a sua equipe para as vendas direcionadas àqueles clientes em potencial. Com isso, sua empresa economiza na aquisição de novos clientes, foca naqueles que realmente importam e aumenta o potencial de compras.
  2. crie programas de indicação entre os seus clientes, propondo descontos, premiações e outras vantagens que façam com que ele realize a ação, obtenha benefícios atrativos e, com isso, ajude a sua empresa e economizar.
  3. foque em estratégias modernas para a captação e fidelização de clientes. O consumidor não é o mesmo e hoje ele busca empresas que estejam comprometidas com valores, os eduquem e contem um atendimento de excelência.

Nosso post sobre redução de custos nas áreas mais importantes de uma empresa foi interessante para você? Pôde perceber que atitudes simples podem ajudar no aumento dos lucros e melhorias nos resultados? Então comece a colocar em prática agora mesmo!

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à gestão? Confira também 6 dicas para a gestão de capital humano.

Redação Empresas e Cooperativas

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