Você é gestor de uma empresa e chegou até aqui para entender realmente qual a importância do relacionamento com os seus clientes? Então primeiramente gostaríamos que se colocasse por um momento no lugar de um consumidor.
Se você tivesse um primeiro contato com uma loja, por exemplo, decidisse comprar e, do início ao fim do processo de compra, o atendimento e a atenção fossem excelentes, voltaria a fazer negócio com aquelas marca? Muito provavelmente sua resposta seja sim, pois a grande maioria dos consumidores, muito mais informados e conectados, pensam da mesma forma!
Hoje não basta mais se preocupar somente com a qualidade dos produtos ou serviços e com o visual da loja física ou online, é importante prestar atenção também aos relacionamentos, os quais servem de ponte para a conquista e fidelização de clientes.
Manter bons relacionamentos em um tempo de alta concorrência e acesso cada vez maior à tecnologia, a qual proporciona uma ampliação imensa de horizontes, se tornou fundamental. Veja agora alguns pontos que listamos a seguir para te convencer disso:
Quando um potencial cliente sente-se acolhido por uma marca, no sentido de ser bem atendido, sentir que a empresa se preocupa com ele e atende suas dúvidas e necessidades, ela ganha credibilidade. E, com isso, como você pode imaginar, fidelização e novos negócios.
Porém, não basta investir nos relacionamentos somente no momento da venda. Isso deve começar antes mesmo de o consumidor se tornar cliente e continuar depois dele ter finalizado uma compra.
Dessa forma, uma relação saudável é mantida e ele não se esquecerá das soluções de sua empresa na hora em que precisar, inclusive pode indicá-la para seus conhecidos.
Ao ter um relacionamento próximo com os clientes a empresa consegue identificar problemas ou ruídos de comunicação logo no início dos processos, fazendo com que eles possam ser resolvidos de forma mais rápida e fácil.
Isso faz com que os clientes sintam que a marca tem competência e fiquem satisfeitos com os negócios feitos com ela.
Bons relacionamentos fazem também com que uma marca tenha um feedback constante dos clientes. Esse retorno sobre as soluções que sua empresa oferece serve para mostrar novos caminhos, estratégias a se criar e mudanças que podem ser benéficas para melhorar os resultados da empresa.
Ao contrário, quando não se investe em relações saudáveis, a marca fica “no escuro” e às vezes deixa de investir em ações simples, mas que poderiam trazer mais vendas e, consequentemente, faturamento.
O famoso boca a boca nunca sai de moda, não é mesmo? Por isso, as se criar relacionamentos que deixem seus clientes satisfeitos, automaticamente ele irá fazer indicações a seus conhecidos, os quais também poderão se tornar seus clientes e fazerem o mesmo processo. Ou seja, invista em sua reputação e conquiste o mercado.
Isso pode ser feito por meio de diversas estratégias, entre elas oferecer brindes e vantagens que façam com que o consumidor sinta-se importante.
Pelo que você leu até aqui, muito possivelmente você tenha se convencido sobre a importância dos bons relacionamentos para sua empresa. Quer saber como fazer isso na prática? Então confira algumas dicas:
É praticamente impossível manter bons relacionamentos se você não souber quem é realmente o seu cliente. Por isso, a primeira dica é fazer uma análise sobre as suas características e necessidades, seja por meio de entrevistas e pesquisas, por exemplo, e traçar um perfil do público alvo de sua empresa. Assim a comunicação será muito mais assertiva.
Muitas vezes, por receberem perguntas ou dúvidas semelhantes vindas dos clientes, as empresas podem “ligar as respostas no automático” e, com isso, deixarem de prestar atenção aos detalhes e questões específica e, com isso, fazerem com que o cliente não se sinta plenamente atendido.
Portanto, o ideal é cuidar para que os relacionamentos sejam os mais personalizados possíveis, seja pessoalmente, por telefone ou troca de e-mails. Tente ao máximo fazer com que a experiência de compra do seu cliente com a sua marca seja especial.
Como comentamos aqui no post, bons relacionamentos não acontecem do dia para a noite. Eles devem ser construídos e isso leva tempo. A primeira coisa que você deve fazer, nesse caso, é criar formas de manter a relação com o consumidor de forma periódica e transparente, de forma com que ele confie nas soluções da sua empresa e sempre volte a fazer negócios com ela.
Se o cliente chega até sua empresa e o atendimento é lento, ele pode se sentir desmotivado e ir procurar a concorrência. Por isso, em qualquer momento do relacionamento com ele e sua marca, procure ser ágil ao atendê-lo e mostre que sua empresa estará sempre pronta quando ele precisar.
Ou, quando isso não for possível, dê uma satisfação e pergunte se ele pode esperar ou se aguarda um contato assim que puder ser atendido de forma satisfatória.
O Marketing de Relacionamento é uma vertente do Marketing que foca justamente nos relacionamentos das empresas com seus clientes.
Seu trabalho envolve, entre outros aspectos, a preocupação com os valores que são transmitidos pela empresa, à qualidade da relação e a criação de estratégias, as quais podem envolver o Marketing tradicional e o Marketing Digital.
A partir do momento em que sua empresa começa a se preocupar, com seriedade, com os tipos de relacionamentos que são oferecidas aos consumidores, os bons resultados podem começar a ser visíveis em pouco tempo. Então que tal começar a colocar isso em prática agora mesmo?
Agora que você já sabe a importância do relacionamento para a marca, é importante entender o poder do bom atendimento no processo de vendas.
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Relacionar-se bem com os clientes não é uma obrigação. É uma necessidade que faz a diferença.