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Responsabilidade social: conheça os benefícios desse compromisso para sua empresa

A responsabilidade social envolve ações desenvolvidas pelas empresas com o intuito de contribuir para uma sociedade mais justa e minimizar impactos ambientais e sociais por meio de atitudes sustentáveis.

Apesar de o conceito de responsabilidade social estar muito em voga nos últimos anos, o termo começou a ser abordado no Brasil já entre as décadas de 50 e 60, quando essa passou da simples filantropia, representada por doações ou abertura de fundações, por exemplo, para reflexões sobre a responsabilidade das organizações frente à obrigações legais, ambientais e sociais de uma maneira geral.

Mas afinal, do que se trata a responsabilidade social?

Como dissemos a responsabilidade social não é mais vista somente como ações filantrópicas isoladas. Hoje o conceito se refere a um compromisso das empresas em buscar um mundo mais justo, por meio de atitudes e ações, as quais contribuam para o bem estar da comunidade dentro e fora do ambiente organizacional de forma voluntária, levando em conta os interesses da sociedade em geral.

Ela pode ser desenvolvida de forma bastante ampla e abranger diversas áreas, como meio ambiente, saúde, educação e cultura. Na prática, por meio de ações que contemplem esses setores, as empresas podem trazer benefícios para seus colaboradores e também para a população, melhorando sua qualidade de vida.

Por outro lado, a responsabilidade social também se encontra em uma gestão mais transparente e de qualidade, que tenha cuidado com a matéria prima e a utilize de forma sustentável, de maneira a contribuir com a conservação do planeta.

Quais os tipos de responsabilidade social?

A responsabilidade social de uma empresa, como citado, pode envolver uma série de áreas diferentes. Porém, ela não deve ser confundida com a terceirização de investimento social por meio, somente, do auxílio à ONGs ou outras entidades que defendam uma causa.

Ela deve ser encarada, sim, como uma forma de gestão, que se baseie na atenção ao consumo de matéria prima dentro da empresa, à otimização de processos e melhorias para que se esses se adequem à realidade ambiental, cuidar do clima organizacional, ter ética e transparência e garantir tanto a sustentabilidade do negócio quanto do ambiente e da sociedade em que esse está inserido.

Qual sua importância?

Atualmente, os consumidores dão muito mais importância às questões sociais ao optarem por uma marca e tomarem suas decisões.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da Opinion Box, mostrou que 42% dos consumidores brasileiros se preocupam muito com práticas sustentáveis e 49% deles se preocupam pelo menos um pouco. Além disso, 65% dos entrevistados deixariam de comprar produtos de uma marca que poluísse o meio ambiente e 66% se ela se envolvesse com trabalho escravo.

Ou seja, para ser bem visto no mercado não basta mais somente comercializar produtos ou serviços de qualidade, é preciso também se envolver com causas que agreguem à comunidade e demonstrem a preocupação da marca em contribuir para uma sociedade mais justa por meio de seus propósitos e ações.

Além de contar com uma percepção positiva do consumidor, o que consequentemente auxilia nos bons resultados da empresa, há outros seis motivos para que seu negócio adote uma causa, os quais você vê seguir:

Mais inovação

A partir do momento em que uma organização passa a pensar em formas mais sustentáveis de realizar os processos necessários para o seu andamento, automaticamente ela começa a  inovar por meio das ações de renovação e responsabilidade social envolvidas. E isso, certamente, é visto de forma positiva por públicos importantes, como consumidores, clientes e investidores.

Melhora da imagem da marca

Uma empresa que investe em responsabilidade social e se preocupa em produzir, empregar, descartar e vender de uma maneira mais sustentável, além de se engajar de forma ativa em alguma causa que envolva a comunidade e respeitar os seus colaboradores, por exemplo, deixa de ser vista como um local que visa somente o lucro.

E, assim, a imagem da marca passa a ter muito mais valor perante o consumidor e a opinião pública, beneficiando de forma direta os resultados da empresa e o seu faturamento.

Diferenciação

Em um mercado altamente competitivo, uma empresa que oferece diferenciais e investe na responsabilidade social,  ganha pontos em relação ao consumidor, fornecedores e parceiros e, com isso, se destaca e pode se tornar preferência tanto de compra quanto no momento de uma negociação.

Redução de custos

A preocupação com o meio ambiente e atitudes sustentáveis é um dos pilares da responsabilidade social. E quando uma organização começa a poupar recursos naturais, economizando água e energia elétrica, por exemplo, as finanças da empresa também são beneficiadas, já que com as políticas adequadas pode haver uma boa economia.

Atração de possíveis investidores

No momento de encontrar possíveis investidores, uma empresa que atua com responsabilidade social sai na frente. Um exemplo claro é o da pesquisa da Nielsen, que mostrou que 70% dos investidores brasileiros escolhem confiar seu dinheiro em organizações que se preocupam com a sustentabilidade.

Isso certamente é motivado pela preferência atual do consumidor por marcas que ofereçam muito mais do que produtos e serviços, mas estejam preocupadas com a sociedade.

Engajamento de colaboradores

Trabalhar em uma empresa com propósitos e valores que englobem a contribuição para uma melhor qualidade de vida tanto interna quanto externamente, por meio de ações de responsabilidade social, é um fator de motivação também para os colaboradores.

Afinal, além deles estarem exercendo atividades profissionais e recebendo por seus serviços, também estão contribuindo de alguma forma com a sociedade e, quando isso acontece, se engajam com mais facilidade com a organização, ficam motivados e produzem mais.

Exemplos de responsabilidade social para PMEs

Para uma empresa atuar com responsabilidade social não é preciso grandes investimentos ou mesmo modificações radicais na estrutura do negócio, como alguns podem pensar. Além disso, ela não deve ser exclusividade das grandes corporações.

É interessante que as pequenas e médias empresas também se engajem em ações que contribuam com a comunidade, tanto para o seu próprio bem quanto para uma melhor qualidade de vida na comunidade em que se atua.

Para isso, é preciso a definição de valores, a transparência a atitudes simples que ao longo do tempo são incorporadas à cultura da organização. Veja agora algumas práticas simples que podem ser implementadas:

  • criação de um código de ética;
  • transparência em processos decisórios;
  • obediência às normas e legislações;
  • treinamento e valorização de colaboradores;
  • criação de programas que contenham participação nos lucros;
  • envolvimento e doações à ONGs e outras entidades que trabalhem com causas consideradas importantes pela empresa;
  • parcerias com outras empresas e fornecedores que pratiquem a responsabilidade social;
  • economia e reuso de recursos naturais;
  • doações e reciclagem de equipamentos e outros objetos usados;
  • realização de projetos comunitários, como plantio de árvores e limpeza de ruas e escolas, por exemplo, para integração com a comunidade;
  • preocupação com a separação do lixo reciclável;
  • políticas de não desperdício dentro da empresa.

Como você pôde ver, a responsabilidade social de uma empresa vai muito além de ações filantrópicas sem maior envolvimento. Ela inclui boas práticas dentro da organização e também junto à comunidade, visando o bem coletivo.

Gostou do nosso artigo? Pensando em adotar ações de responsabilidade empresarial para sua empresa? Com certeza, essa prática pode contribuir para que os seus consumidores também admirem a sua marca e conquiste mais resultados . Confira agora quais são as características das empresas que mais crescem?

Redação Empresas e Cooperativas

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  • A Responsabilidade Social está intrinsecamente ligada ou deveria estar, ao respeito e as boas regras de convivência entre os seres civilizados.

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