Depois da Primeira, Segunda e Terceira revoluções industriais, eis que chegamos à Quarta, e o RH 4.0 tem tudo a ver com isso. Os Recursos Humanos mudaram sua forma de enxergar as empresas e sua relação de trabalho com os colaboradores. Nesse cenário, um dos objetivos desse novo setor é o uso inteligente das ferramentas tecnológicas em prol do benefício de todos os envolvidos.
Uma das estratégias é a automatização dos processos e funções mecânicas, sendo uma maneira eficaz de melhorar o desempenho dos funcionários. Porém, isso só é possível se houver um olhar estratégico por parte dos gestores de RH.
Os profissionais de hoje estão cada vez mais em busca de oportunidades que não lhe traga apenas retorno financeiro, mas, principalmente, qualidade de vida. Afinal, fazer uma jornada de trabalho extensa, em condições precárias, pode vir a causar problemas físicos e emocionais.
Uma pesquisa da Universidade de Columbia indicou que pessoas sedentárias que trabalham por mais de 13 horas por dia tinham o dobro de chance de morrer prematuramente em relação aos profissionais com carga horária de 11 horas e meia. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o índice de mortalidade relacionada àqueles que ficam horas no escritório é igual à relacionada aos tabagistas.
Alguns países, como a Austrália, vêm diminuindo as horas de trabalho e, a partir dessa medida, notaram que os profissionais se tornaram mais produtivos. Contudo, a realidade no Brasil é outra. Os profissionais no país costumam trabalhar no mínimo oito horas por dia.
Para tornar esse período menos exaustivo e mais produtivo, os departamentos de Recursos Humanos vêm adotando as estratégias do RH 4.0. Uma modalidade inovadora que utiliza a tecnologia a seu favor.
Saiba mais sobre o assunto em nosso post!
O RH 4.0 é um novo modelo de Recursos Humanos que está intrinsecamente ligado à Quarta Revolução Industrial, conceito desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab. Essa expressão foi criada por ele para descrever esse novo momento em que vivemos, onde a tecnologia da informação atua de forma inteligente nos processos produtivos.
Segundo Schwab, “a Quarta Revolução Industrial não é definida por um conjunto de tecnologias emergentes em si mesmas, mas a transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital”.
De forma mais simples, é só lembrar da robótica, que controla os robôs por meio de softwares dotados de inteligência artificial, não sendo usual os comandos feitos por pessoas. Portanto, essa nova revolução combina os recursos tecnológicos já existentes com novos processos digitais.
Com essa nova revolução, o setor de Recursos Humanos precisou acompanhar e saber utilizar de maneira estratégica essas novas tecnologias. É um novo RH, que está concentrado na seleção de profissionais altamente qualificados, na melhoria do clima organizacional e em uma gestão mais moderna, contribuindo, assim, com alcance dos resultados pela empresa.
A empresa que investe no RH 4.0 pode, em pouco tempo, sentir a diferença nos resultados. Porém, não se deve enxergar apenas o profissional de Recursos Humanos como parte integral nesse processo. Todos os setores, inclusive os de gestão, devem estar envolvidos em conjunto na estratégia. Veja algumas vantagens de implementar o conceito:
O avanço da tecnologia vem impactando de forma drástica as formas de trabalho no ambiente organizacional. Deixar de acompanhar essa evolução pode fazer com que a sua empresa fique atrás da concorrência ou, até mesmo, desapareça do mercado. Como sabemos que isso é o contrário do que você espera, selecionamos algumas tendências do RH 4.0 para serem implementadas na prática. Confira!
Uma tendência que já está sendo percebida no mercado de trabalho é a busca por profissionais mais qualificados. Não somente e exclusivamente pelo currículo e suas experiências profissionais, mas pelo olhar analítico, estratégico e visionário que as empresas buscam nos candidatos. A tecnologia ajuda a encontrar talentos e as redes sociais são, também, aliadas. Um exemplo é o LinkedIn, rede social exclusivamente voltada a relações profissionais.
Como dissemos, a forma de trabalho mudou com a chegada da Quarta Revolução Industrial. Hoje os profissionais podem trabalhar de forma remota, com horários mais flexíveis, desde que isso não interfira na sua produtividade. Os Recursos Humanos precisam entender como funciona esse novo modelo de gestão para melhor controlá-lo e para identificar os funcionários que se enquadram nesse perfil profissional.
A cultura organizacional ganha força quando o ambiente de trabalho se torna produtivo, os colaboradores se sentem satisfeitos, os gestores estão mais próximos dos funcionários e quando o profissional se identifica com a missão, visão e valores do negócio.
A tecnologia é, sem dúvidas, uma poderosa ferramenta para otimizar as tarefas dos colaboradores. Porém, elas devem ser utilizadas sob o olhar estratégico e humano do departamento de Recursos Humanos.
O RH 4.0 é diferente do tradicional porque é mais focado no planejamento, desenvolvimento e execução de estratégias inovadoras para a empresa.
Esse novo modelo utiliza os recursos tecnológicos para automatizar os processos, reduzindo o tempo de trabalho e valorizando as habilidades de todos os profissionais que compõe a equipe.
Diferente do RH tradicional, o modelo ligado à Quarta Revolução Industrial mostra mais eficácia e facilidade na resolução de problemas.
Primeiro, é fundamental levantar informações sobre as habilidades da equipe, e como essas podem ser utilizadas a favor da organização. Isso pode ser feito por meio de pesquisas e entrevistas, que ajudem a compreender o que pode ser feito para um futuro mais promissor.
O segundo passo é otimizar os processos com ajuda da tecnologia. Como você pôde comprovar, os recursos digitais auxiliam no melhor desempenho das atividades e ajudam a ter resultados mais promissores.
Depois, é essencial investir em programas de armazenamento de dados. Todos os dados que serão coletados em pesquisa precisam ser guardados em um local seguro. Para isso, recomenda-se a utilização do armazenamento em nuvem. Além de dar segurança às informações da empresa, elas servirão para futuras estratégias.
Outra estratégia importante é adotar métricas de desempenho. Se os gestores e a equipe não acompanham os resultados, sejam eles positivos ou negativos, como vão saber o que está dando certo e errado? Ou o que pode ser melhorado? Alguns softwares de gestão facilitam esse controle, oferecendo dashboards (painéis) de resultados atualizados em tempo real.
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