Em tempos de Marketing Digital em evidência, muito provavelmente você tenha ouvido falar sobre o retorno sobre o investimento, ou ROI, e sua importância para o sucesso de uma empresa, e é por isso que chegou até aqui.
Acertamos? Então acompanhe o nosso post e saiba do que realmente se trata o conceito e como aplicá-lo na prática.
Essa metodologia também pode ser adotada em outras áreas da empresa.
ROI é uma sigla para o termo em inglês, Return on Investiment, e se trata de um indicador que mostra para as empresas o quanto de lucro, ou prejuízo, ela está tendo com cada tipo de investimento. Isso inclui também aquelas ações que visam lucro futuro, como estratégias de Marketing, treinamentos e novos sistemas.
Seu objetivo é auxiliar os negócios a analisarem quais investimentos estão valendo a pena e como otimizá-los ainda mais. Ou seja, a métrica mostra os caminhos que devem ser seguidos dali por diante.
Para calcular o ROI de qualquer tipo de ação, a conta é muito simples:
ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial
Caso se opte pelo resultado em porcentual, é só multiplicar o resultado por 100.
Por exemplo, se o resultado de um cálculo der “4”, isso quer dizer que o lucro foi de quatro vezes o valor investido, ou 400%. Fácil, não é mesmo?
Esse resultado, como dá para imaginar, pode variar bastante, já que depende de planejamento e execução de qualidade. Por isso, além de mostrar que a empresa teve lucro, a métrica pode indicar que determinada estratégia não teve um bom retorno.
Você pode estar achando tudo isso muito interessante, mas estar se perguntando o que deve ser feito a partir do resultado dessa conta.
Existem diversas análises a se fazer, como o que deveria ou não ter sido feito que influenciou no resultado, quais ações devem ser expandidas ou otimizadas e quais os resultados de sua empresa em relação à concorrência.
Se manter atento ao ROI também permite seu negócio planeje objetivos possíveis de alcançar, pois esses serão baseados em resultados anteriores. Além disso, o indicador também mostra o tempo que cada investimento leva para trazer retorno.
Apesar de que, com as informações que você possui agora, imaginarmos que já tenha uma ideia da importância do ROI para sua empresa mostraremos alguns benefícios de contar com a métrica como uma das bases do seu plano de negócios:
Uma campanha que faça uma loja lucrar somente por um pequeno período de tempo, sem dúvidas, não é tão eficaz quando ações de médio e longo prazo criadas por meio dos resultados de ROI. Por isso é importante manter uma periodicidade nas análises e nunca deixá-las de lado, para que se possa tomar ações rápidas para otimizar ou reformular estratégias.
Além de trazer segurança ao se criar estratégias, o ROI permite que as empresas invistam no que realmente importa, cortem despesas com o que é desnecessário e façam melhores escolhas. Dessa forma, alguns gastos começam a tornar inexistentes e, após algum curto espaço de tempo, já poderá ser notada uma boa economia.
Calcular o ROI é também criar um saudável ambiente organizacional. Isso porque funcionários motivados, que veem bons resultados chegando a todo momento, sentem-se mais felizes e, com isso, mais empolgados em continuar o bom trabalho.
Além de contribuir com o corte de gastos, como comentamos, o ROI ainda ajuda a empresa a aumentar o seu faturamento. E esse é o objetivo final de cada negócio, não é mesmo? A partir do seu cálculo e seus resultados, é possível realizar investimentos naquilo que realmente está dando certo e, com certeza, o retorno das ações será ainda maior. Isso quer dizer, aumento nas vendas e nos lucros.
Ficou claro o quanto o ROI contribui para o sucesso de uma empresa tanto no presente quanto no futuro? Você pode começar a utilizar as informações passadas aqui para aplicar a métrica na prática dentro do seu negócio.
Agora que você já conhece os benefícios do ROI, imagina se você analisa-lo ao lado do seu planejamento, quanto você não poderá evoluir nas estratégias da sua empresa? Quer saber mais sobre planejamento? Clique aqui.
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Apesar de, com as informações que você tem agora, imaginarmos que já tenha uma ideia da importância do ROI para sua empresa vamos resumir alguns benefícios, os quais mostram porque ele é essencial nos dias de hoje:
1 – Permite o planejamento de estratégias comerciais com resultados mais atingíveis;
2 – avalia como cada iniciativa contribui para o sucesso do negócio;
3 – consegue definir prazos mais concretos;
4 – mostra o desempenho de colaboradores a curto, médio e longo prazo, e não somente em iniciativas isoladas;
5 – oferece um aprendizado mais certeiro, pois é fundamentado em números;
6 – contribui para o aumento nas vendas e no faturamento.
Já conhece os benefícios do ROI? Então compartilhe sua experiência e contribua para o sucesso de outros empreendedores.
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Entender e aprender o que é o R.O.I, principalmente o micro e pequeno empresário, é essencial para a alavancagem do negócio.
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