A Sociedade cooperativa é estabelecida pela associação de um determinado grupo de pessoas com objetivos em comum, como a prestação de serviços ou o desenvolvimento de uma determinada atividade.
Esse tipo de sociedade não deve ter como objetivo o lucro, mas sim, o proveito comum dos cooperados.
O intuito do indivíduo que se torna cooperado é de buscar bens e capital com a intenção de favorecer os outros cooperados e não somente um ou outro.
Todo cooperado é trabalhador da cooperativa e, consequentemente, cliente também. O objetivo da reunião entre indivíduos é minimizar gastos vindos de fornecedores de serviços e produtos, reduzindo custos.
Existem vários tipos de cooperativas, como: habitacional, saúde, trabalho, produção, crédito, agropecuária, entre outros.
Esse modelo de sociedade tem princípios muito peculiares, que diferenciam as cooperativas de outros modelos de sociedade, veja:
Trabalhando em conjunto, certamente é possível ganhar mais força para a realização de objetivos comuns. Essa é uma das vantagens dos cooperados, mas não existe só ela. Confira outras:
As vantagens da sociedade cooperativa não se resumem apenas aos cooperados, mas beneficiam também as empresas tomadoras de serviços.
Contratando cooperativas, essas empresas ganham mais tempo e não precisam se desgastar realizando processos seletivos para a contratação de profissionais, já que na própria cooperativa encontrará profissionais qualificados para a execução de serviços.
Além de reduzir custos para a empresa, que não precisará ter uma estrutura permanente para um setor de contratação. Logo, isso transformará o gasto fixo em variável.
Mas, uma das principais vantagens para uma tomadora de serviços de uma cooperativa é o fato de que a empresa pode pensar exclusivamente no seu negócio, direcionando esforços para as atividades-fim, que a conduzirão ao sucesso com maior competividade no mercado.
A partir dessas informações você pôde conhecer um pouco da estrutura que compõe uma sociedade cooperativa e como ela é organizada.
Além disso, observamos também que esse tipo de modelo oferece uma série de benefícios, sejam eles para os associados, empresas tomadoras de serviços, para a própria cooperativa e, até mesmo, para o desenvolvimento da comunidade que elas estão inseridas.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Então para tirar suas dúvidas, veja e compare: Terceirização ou Cooperativa de trabalho, conheças suas diferenças.
Publicado em 18 de abril de 2019.
Atualizado em 11 de janeiro de 2022.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…