A cada dia novos recursos tecnológicos são criados para facilitar atividades e aumentar a produtividade. Esses, ao mesmo tempo em que favorecem a dinâmica dos processos, também já estão substituindo com grande velocidade muitas funções que até então só podiam ser realizadas por seres humanos. A união entre tecnologia e emprego está trazendo impactos profundos e irreversíveis, além de tendências que certamente vieram para ficar.
Para você ter uma ideia, de acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, chamado Future of Jobs, ou o Futuro dos Empregos, até 2020, aproximadamente, 5 milhões de postos de trabalho devem desaparecer e serem substituídos por inteligência artificial e outras tecnologias.
Outro levantamento, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apontou que cerca de 57% das vagas de emprego podem estar ameaçadas pela robotização e automação.
Por outro lado, um estudo da Deloitte UK, o qual analisou inúmeras funções, mostrou que muitas habilidades do ser humano são fundamentais e se tornam cada vez mais indispensáveis na medida em que a relação entre tecnologia e emprego se estabelece.
Como você pôde ver, tecnologia e emprego juntos podem ser tão benéficos quanto ameaçadores. Portanto, é importante entender quais devem ser os principais impactos para poder se adaptar a essa nova realidade.
Entre eles, certamente, está à substituição da palavra “mão de obra” por “seres pensantes”. Isso porque os recursos tecnológicos, para funcionarem da forma esperada, devem ser desenvolvidos, programados e planejados para que vão de encontro às necessidades e metas de uma empresa.
Para oferecer isso às organizações, os indivíduos deverão desenvolver uma série de competências técnicas e comportamentais, que vão muito além de operar uma máquina.
Entre as competências que serão cada vez mais procuradas estão a capacidade de adaptação, a flexibilidade, interpretação, análise e síntese, visão crítica, administração do tempo, organização e aprendizagem contínua.
Tratando-se de economia, tecnologia e emprego formam uma “dupla perfeita”. Segundo uma estimativa da consultoria americana, McKinsey&Company, as novas ferramentas de inteligência artificial podem aumentar a taxa de produtividade nas empresas entre 0,8% e 1,4% anualmente.
Apesar da linha tênue que envolve o assunto, entender as mudanças, tendências e competências que devem ser desenvolvidas, pode significar a garantia de permanência no mercado de trabalho.
Mais do que conhecimento técnico, serão necessários habilidades como a capacidade de trabalhar de forma colaborativa e humanizada, atenção à inovação e busca de informações e soluções para as organizações.
E isso envolve o uso da tecnologia. Por exemplo, um profissional de Direito pode entender sobre programação e um contador sobre inteligência artificial, de forma a otimizar os processos de gestão dos clientes atendidos.
Outra forte tendência é o trabalho home office, o qual foi impulsionado pela tecnologia. Isso porque, por meio dela, é possível enviar e receber dados em tempo real, realizar reuniões por meio de ferramentas tecnológicas e muito mais.
Por fim, profissões operacionais, que não forem direcionadas à criatividade e inovação, tendem a desaparecer ou já estão desaparecendo, como as de operador de call center, por exemplo. Outras 11 profissões que devem sumir do mercado,segundo especialistas, são:
Diante desse cenário que mistura tecnologia e emprego é necessário adaptação e outras competências citadas aqui no post para que os profissionais possam ser úteis e se estabelecerem nessa nova realidade.
Por isso hoje é importante entender do perfil do colaborador pois se o cargo virar operacional por causa da tecnologia, o responsável de Rh poderá mapear as competências e remaneja-lo. Saiba aqui a importância do mapeamento.
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