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Terceira idade- uma oportunidade de negócio promissor

O envelhecimento da população brasileira está em taxas aceleradas, e no Brasil a população com mais de 60 anos está em 12,6%. E estatística afirmam que até 2030, a terceira idade vai dobrar no Brasil. Esse grupo é o que mais cresce, com maior longevidade, autonomia, independência financeira e qualidade de vida se tornando uma grande força no mercado de consumo.

As empresas não percebem que o novo consumidor idoso pensa e age de modo muito mais jovem do que mostram os costumeiros estereótipos com os quais são rotulados em muitos anúncios. E quando se fala em negócios para idosos logo pensamos em fralda geriátrica, cuidadores e bengalas. Mas o mercado para esse nicho é bem maior do que isso.

 

Essa nova geração com mais de 60 anos não quer mais ficar em casa vendo tv, dormindo esperando o tempo passar, eles agora prezam por viver de uma forma independente, sem depender dos familiares para as atividades do dia-a-dia, preferem pagar do próprio bolso os serviços para o seu cotidiano do que pedir ajuda as pessoas. Para se ter uma ideia a renda salarial média é 30% maior se comparada a de adultos com até 59 anos.

Assim para entender melhor esse segmento e evitar perigosas generalizações muitos estudos têm sido feitos na tentativa de encontrar comportamentos de consumo específicos, que possam ser agrupados.

 

Comportamento do novo consumidor da terceira idade em seis diferentes estilos de vida:

 

  • Bon Vivant: Nesse grupo os idosos são alegres e realizados, têm uma boa situação financeira e amam viver intensamente, buscam novas atividades, hobbies e amizades. Possuem boa saúde, são espirituosos e jovens de espírito. Aderem facilmente a novos produtos, têm vida social ativa e viajam bastante. Valorizam o status, as marcas e a boa vida.

 

  • Nostálgico: Esse tipo de consumidor é saudosista, valoriza a tradição, é mais resistente as inovações e não possui muita renda para consumo. Quando se aposenta, diminui a agitação da vida social, deixa-se tomar facilmente por atitudes negativas e costuma sentir-se vítimas da sociedade, prefere a segurança e as marcas mais confiáveis.

 

  • Aqui-e-agora: São imediatistas e até impulsivos na busca de suas satisfações de consumo, fizeram uma boa poupança, têm boa saúde e procuram viver o presente como se a velhice ainda fosse distante. Geralmente, eles gostam muito de trabalhar, tanto que trabalham mesmo depois de aposentados e tendem a ser muito solidários e sociáveis. Valorizam o relacionamento e as marcas socialmente responsáveis.

 

  • Temeroso: São inseguros com relação a seu futuro, recusam-se a envelhecer e procuram adiar ao máximo a aposentadoria, mantendo-se ocupados com a rotina do dia-a-dia mais por medo de parar do que por satisfação. Gastam pouco, economizam todo mês. Valorizam as liquidações e as promoções de venda.

 

  • Sociável: Essa categoria é formada pelos idosos que adoram fazer amigos, bem como participar de grupos sociais, conselhos e associações. São pessoas que ficaram sós e preenchem seu tempo ocioso com diversas atividades. Buscam manter-se atualizados, assistem muita TV, escutam rádio e frequentam teatros. Valorizam as novidades e o relacionamento.

 

  • Frustrado: Os idosos desse grupo são trabalhadores e empenhados, sentem que não aproveitaram as oportunidades, que a vida passou praticamente em branco, lastimam o tempo todo, acreditando que não há mais nada a ser feito, e passam boa parte do tempo imaginando como teria sido sua vida se isso ou aquilo tivesse acontecido. Valorizam preços de ocasião e programas de entretenimento (nesse grupo também estão inclusos aqueles com problemas de saúde).

Agora que conhecemos os tipos de comportamentos vamos analisar outros dados que poderá ajudar na decisão da abertura do seu negócio promissor para terceira idade, segundo ABF:

 

  • 80% utilizam Whatsapp rotineiramente;
  • 70% usam Facebook rotineiramente;
  • 16% dão preferência à marcas Premium;
  • 40% fazem exercícios semanalmente;
  • 20% associa as compras a uma atividade de lazer;
  • 71% dos idosos têm independência financeira (49% originária de aposentadoria);
  • 45% dos idosos sentem dificuldades para encontrar produtos adequados para sua idade;

Como viu, com mais tempo disponível e considerável poder aquisitivo, o consumidor idoso é um nicho potencialmente lucrativo.

 

 

Oportunidades de negócios para esse público

 

Os serviços para a terceira idade é um mercado promissor, e acompanhar a jornada desse consumidor pode fazer do seu negócio um sucesso, vamos aos segmentos mais procurados por esse nicho:

  • Serviços de apoio à caminhada e acompanhamento de exercícios;
  • Serviços voltados à saúde (fisioterapia, oftalmologia, odontologia, clínica geral, etc);
  • Cuidadores e enfermeiros (Home Care);
  • Serviços de limpeza, conservação e jardinagem;
  • Casas de repouso;
  • Atrações de lazer e entretenimento voltado para idosos;
  • Agências voltadas ao turismo na terceira idade;
  • Serviços educacionais (idiomas, desempenho cognitivo e exercício do cérebro, computação básica);
  • Spas;

 

Mas para atingir o sucesso é preciso ter identificação com a área escolhida, fator primordial para que o negócio evolua. Confira outras características essenciais às empresas que mais crescem no Brasil.

 

 

Redação Empresas e Cooperativas

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