De uma perspectiva de negócios, a terceirização é uma das primeiras coisas que qualquer gestor pensa quando o assunto é cortar custos.
A prática de outsourcing tornou-se uma grande aliada para as empresas que pretendem apenas focar no seu core business e especializar-se cada vez mais.
Atualmente, é possível terceirizar qualquer área de uma empresa. Sendo assim, para os empreendedores que almejam crescimento acelerado, a terceirização de serviços é uma excelente ferramenta.
Apesar disso, a terceirização também apresenta algumas desvantagens e riscos. Para saber se eles são irrelevantes em comparação aos benefícios que a modalidade pode trazer para o seu negócio, continue a leitura.
A terceirização do trabalho, também conhecida por outsourcing e quarteirização, consiste em uma empresa contratar outra para realizar algum serviço. Dessa forma, ela utiliza os funcionários da terceirizada, que não possuem vínculo empregatício com a contratante.
O Dicionário Michaelis apresenta algumas definições relevantes:
A terceirização acontece quando uma empresa delega para outra a realização de algumas atividades/setores do seu negócio.
Isso acontece com mais frequência nos serviços de RH, finanças e contabilidade – conforme aponta o estudo International Business Report (IBR).
Mas também é comum a contratação de terceiros para prestar serviços de segurança e vigilância, logística e transportes, limpeza e conservação e tecnologia e segurança da informação.
De acordo com a Lei Nº 13.429, todas as atividades de uma empresa podem ser terceirizadas, independentemente de ser um serviço principal ou não.
Dessa forma, uma fábrica de roupas pode, caso queira, terceirizar a sua produção. Do mesmo modo, uma instituição de saúde pode contratar profissionais terceirizados, tais como: enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e outros.
Também vale alertar que os funcionários da terceirizada não podem desempenhar funções diferentes daquelas acordadas no contrato.
O outsourcing traz diversos benefícios, no entanto, também apresenta algumas desvantagens. É preciso avaliar os prós e contras para identificar a melhor opção de acordo com as necessidades da empresa.
A escolha desse tipo de contrato diminuirá os custos de pessoal. Além disso, possibilita a redução do quadro de funcionários na área de recursos humanos, o que geralmente elimina a necessidade desse setor na organização. Sem contar que os custos de treinamento e qualificação da equipe são responsabilidade do contratante.
Por meio da terceirização é possível focar os esforços em outras atividades mais importantes para o desenvolvimento da instituição. Isso permite melhorar os serviços e produtos, aumentar a produtividade, conquistar e fidelizar clientes etc.
Apesar de pouco comentado, o networking dessa modalidade é positivo. Isso porque além de compartilhar experiências e informações relevantes para o desenvolvimento da empresa, a terceirizada pode ajudar a trazer novos clientes, seja por meio de seus funcionários ou de outras intuições para as quais ela trabalha.
Ao optar pela terceirização você contará com profissionais especialistas, treinados e capacitados. Empresas que prestam serviços tendem a ser muito criteriosas com a contratação de pessoal, levando em consideração que o sucesso do negócio depende disso.
Os recursos que antes eram necessários para os serviços terceirizados agora podem ser utilizados em investimentos na empresa, já que passam a ser de responsabilidade da contratada.
É comum que pequenas empresas construam laços com os clientes, e isso pode dificultar o processo de cobrança em caso de inadimplência.
Portanto, contratar empresas terceirizadas para cuidar das cobranças pode ajudar a manter a relação amigável com o cliente. Isso é muito importante, levando em consideração que custa mais conquistar um novo cliente do que manter um antigo.
Além disso, consumidores insatisfeitos tendem a compartilhar sua experiência com outras pessoas, prejudicando a imagem da empresa.
Dentre as desvantagens da terceirização podemos destacar como a principal os serviços prestados com baixa qualidade. Isso pode acontecer caso a empresa não faça uma boa avaliação antes de contratar a terceirizada.
Outro impacto negativo desse tipo de contratação é a insegurança gerada nos colaboradores que podem ficar com receio de demissões ou ainda resistentes às mudanças nos processos.
Além disso, é preciso avaliar os custos do desligamento dos funcionários próprios, a falta de controle sobre os profissionais terceirizados (levando em consideração que eles não são subordinados da empresa) e a maior dependência de terceiros.
E, acima de tudo, é importante levar em consideração a segurança dos dados da empresa. É necessário manter a confidencialidade das informações e, se possível, inserir uma cláusula no contrato para garantir que vazamentos não aconteçam.
O trabalhador terceirizado nem sempre tem benefícios com esse sistema de contratação. Alguns dos problemas enfrentados são:
Um contrato de prestação de serviço terceirizado tem como característica a ausência de pessoalidade e insubordinação. Dessa forma, se houver qualquer um desses itens a terceirização passa a ser ilegal.
Além disso, o empregado pode mover uma ação trabalhista solicitando o reconhecimento do vínculo empregatício e todos os seus direitos.
Ainda, é preciso ficar atento quanto a saúde financeira da contratada e o cumprimento de suas obrigações fiscais e trabalhistas. Isso porque se a terceirizada deixar de pagar algum direito de seus funcionários, a tomadora do serviço poderá arcar com os prejuízos.
Outros riscos relacionados a esse tipo de contratação são: alta rotatividade de funcionários, baixa produtividade e falta de treinamento dos profissionais.
No sistema de terceirização a empresa contrata outra para realizar determinada atividade, no entanto, os funcionários que irão trabalhar no local não possuem vínculo empregatício com a contratante.
Nesse caso, os profissionais são contratados (CLT) da empresa terceirizada e tem todos os seus direitos e benefícios pagos por ela.
Já no cooperativismo, não há intermediadores do serviço prestado, pois os cooperados são donos do próprio negócio. A relação entre a cooperativa e a empresa deve ser institucional, por meio de um contrato de prestação de serviços.
A terceirização é uma alternativa que proporciona diversas vantagens para as empresas, no entanto, também apresenta alguns riscos e desvantagens.
Ainda assim, é uma oportunidade excelente para focar na sua atividade principal e acelerar o desenvolvimento do seu negócio.
Além disso, você precisa reduzir custos, por isso, quer saber qual a melhor opção entre terceirização e cooperativa? Veja aqui!
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…