Cooperativismo

7 razões para sua empresa delegar o recrutamento de profissionais

O processo de recrutamento e seleção de candidatos é primordial para qualquer empresa. Encontrar talentos em meio a tantos currículos para uma vaga requer experiência e cuidados na hora de contratar.

Toda essa burocracia faz parte do departamento de Recursos Humanos de uma empresa, assim como elaboração de estratégias internas e políticas de organização, e cada vez mais empresas decidem terceirizar o serviço de recrutamento e seleção por diversas razões.

Com a economia passando por um momento de reestruturação, otimizar recursos é uma busca constante no atual cenário. Você já pensou em contratar os profissionais da sua empresa via Cooperativa de Trabalho?

Confira 7 dicas sobre esse processo via cooperativismo e veja as vantagens para o seu negócio.

1 – Ganhe tempo

Um dos pontos fundamentais do processo de delegar a contratação de um funcionário é o menor tempo de execução.

Muitas empresas perdem tempo com análise de currículos, entrevistas e dinâmicas, enquanto poderiam deixar essa função a cargo de uma cooperativa e atribuir esse tempo para outras tarefas. Delegue esta função para uma cooperativa de trabalho especializada em levar o melhor profissional para a sua empresa.

Todo o processo de identificar talentos é feito diretamente pela cooperativa, que se encarrega de levar a melhor mão de obra para a vaga disponibilizada pela sua empresa.

As cooperativas de trabalho já disponibilizam um banco de dados com profissionais associados que contribui para acelerar a ocupação da vaga e a manutenção da qualidade dos serviços da sua empresa.

2 – Conte com especialistas

O grau de especialização e qualificação de assessoria de uma cooperativa de trabalho para a contratação de profissionais gera melhores resultados na busca de mão de obra qualificada para a sua empresa.

A seleção do candidato dentro do banco de dados é feita seguindo métodos específicos para encontrar o profissional adequado para a vaga, local de trabalho e perfil que se adeque à filosofia da empresa, garantindo uma maior assertividade diante das exigências e resultados esperados para o cargo.

3 – Redução de custos

Por não precisar uma estrutura permanente para um setor de contratação, utilizar uma cooperativa de trabalho transforma um gasto fixo em uma variável.

As cooperativas de trabalho geram um ganho na qualidade de serviço para a seleção dos melhores sócios-cooperados, cortando a necessidade da empresa possuir um setor específico apenas para esta função.

4 – A opção perfeita para micro e pequenas empresas

Muitas vezes, o próprio dono de micro e pequenas empresas acaba se tornando também o setor de RH por falta de recursos para a criação de área inteira para a gestão de pessoas.

Sem uma orientação ou conhecimentos adequados, em algumas ocasiões os resultados não são positivos para a própria empresa. Utilizar o serviço de uma cooperativa de trabalho se torna a opção mais viável, um baixo investimento em comparação aos resultados alcançados.

5 – Personalização do processo

A troca de informações entre empresa e cooperativa de trabalho é vital no momento de buscar os melhores candidatos.

Essa relação para conhecer as características, a cultura organizacional, as necessidades e a estratégia da empresa garantem a adoção do melhor método específico para encontrar o perfil ideal com as competências adequadas ao seu negócio.

6 – Acerte no alvo

Com o imenso número de pessoas se qualificando para as mais diversas vagas disponíveis no mercado, o minucioso processo para encontrar o melhor profissional é algo que vale a atenção de qualquer empresa.

A experiência dos profissionais em contato direto com as empresas torna mais fácil a consultoria para pinçar aquele talento dentro do banco de dados de uma cooperativa de trabalho.

7 – Foque apenas em seu objetivo

Um dos principais vantagens de ser uma tomadora de serviços de uma cooperativa de trabalho está no fato de que a empresa pode pensar exclusivamente em seu negócio, delegando a função de seleção e gestão dos sócios-cooperados para as cooperativas.

A empresa se torna mais ágil ao focar em seu core business, delegando a atividade-meio e direcionando todos os esforços em sua atividade-fim. Ao definir claramente o que fazer, as empresas trabalham nas atividades que a conduzirão ao sucesso com maior competitividade no mercado.

Gostou da ideia de ter um sócio cooperado em sua empresa? Clique aqui e entenda mais como funciona todo o processo e reduza custos.

Redação Empresas e Cooperativas

View Comments

  • O processo de recrutamento e seleção deve ser encarado com muita seriedade, pois o sucesso e o insucesso de uma organização está intrinsecamente ligado esse processo.

Recent Posts

Competências Comportamentais: Entenda como Elas Interferem na sua Empresa

As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…

3 semanas ago

O Papel da Enfermagem na Biossegurança

A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…

2 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

3 meses ago

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

6 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

6 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

10 meses ago