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Trabalho em Home-Office: Confira as Melhores Práticas

O trabalho em home office se tornou uma realidade para muitas pessoas nos últimos anos, especialmente por conta da pandemia de Covid-19. Estima-se que atualmente cerca de 6 milhões de profissionais atuem nessa modalidade.

No entanto, trabalhar em casa também traz desafios e demanda disciplina e organização para que a produtividade e a qualidade das tarefas sejam mantidas.

Pensando nisso, este post vai apresentar as melhores práticas para o trabalho em home office, que podem ajudar a tornar a rotina mais eficiente e prazerosa, além de esclarecer as principais dúvidas sobre o tema. Confira!

 

O que caracteriza o trabalho em home office?

O trabalho em home-office, também conhecido como trabalho remoto, é aquele realizado a partir da própria residência ou de qualquer outro lugar fora do ambiente corporativo tradicional, como escritórios e fábricas.

Nessa modalidade de trabalho, o profissional realiza suas atividades sem a necessidade de estar fisicamente presente na empresa.

Para trabalhar em home-office, é preciso contar com as ferramentas e tecnologias necessárias para a realização das atividades, como computador, acesso à internet, softwares específicos, entre outros.

 

Quais são os segmentos que mais adotam esse modelo de trabalho no Brasil?

Há evidências de que o home-office é mais comum em empresas com cargos que não exigem a presença física constante.

Conforme aponta uma pesquisa realizada pela SAP Consultoria Recursos Humanos, os 5 ramos de atividade que mais adotam a modalidade são:

  1. TI/Telecom;
  2. Serviços;
  3. Metalúrgico;
  4. Autopeças;
  5. Máquinas e equipamentos.

É certo que, durante a pandemia de Covid-19, muitos outros segmentos adotaram o home office; porém, com a volta à normalidade, o percentual de empresas com funcionários remotos no Brasil caiu consideravelmente.

 

Quem pode trabalhar nesse modelo?

Esse modelo pode ser adotado tanto por funcionários com carteira assinada quanto por profissionais autônomos, freelancers ou sócios-cooperados.

O home-office pode ser feito em casa, como o próprio nome sugere, ou em outros lugares, como espaços de coworking, cafeterias e hotéis – nesse caso é chamado de trabalho remoto.

Segundo dados divulgados pela SOBRATT – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade, as principais áreas elegíveis para a prática são:

  • Tecnologia da informação;
  • Recursos humanos;
  • Marketing;
  • Controladoria/Finanças;
  • Jurídico.

No entanto, muitas outras áreas podem se beneficiar dessa modalidade, desde que não tenham tarefas que exijam atuação presencial, como logística, call center e serviços administrativos.

Conforme demonstra um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 20,4 milhões de trabalhadores brasileiros têm ocupações que são adequadas para serem realizadas na modalidade de home office. Isso equivale a 24,1% do total de pessoas empregadas no mercado de trabalho do país.

 

Quais são os riscos do trabalho home office?

O trabalho home-office traz consigo uma série de riscos que precisam ser considerados. Entre eles, destacam-se:

  1. Riscos para a saúde mental: O trabalho isolado em casa pode levar a problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e burnout. A falta de interação social e a sensação de estar conectado o tempo todo podem ser extremamente estressantes. É importante estabelecer um horário de trabalho e tentar manter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
  2. Riscos relacionados à precarização do trabalho: O home office pode levar a precarização do trabalho, como a ausência de pagamento de horas extras ou a falta de equipamentos adequados. Em caso de contrato regido pela CLT, é importante ter certeza de que os direitos trabalhistas estão sendo respeitados;
  3. Riscos de segurança de dados: Trabalhar em casa pode significar usar redes Wi-Fi públicas ou negociar com informações confidenciais em ambientes menos seguros ou vulneráveis, tornando mais fácil para hackers ou criminosos acessarem dados sensíveis. É importante tomar medidas de segurança, como usar uma rede privada virtual (VPN) e manter senhas seguras;
  4. Riscos ergonômicos: Trabalhar em casa pode significar não ter uma estação de trabalho adequada, como mesa e cadeira ergonomicamente corretas. Isso pode levar a dores nas costas, pescoço, ombros, dentre outros problemas. É importante ter um local de trabalho adequado e fazer pausas regulares para evitar problemas de saúde relacionados à postura.

 

O home office na CLT

É importante ressaltar que o home office é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e as empresas são responsáveis pelo ambiente de trabalho do empregado, mesmo que seja em casa, devendo zelar pela segurança e saúde do trabalhador.

É responsabilidade do empregador fornecer aos seus colaboradores os equipamentos e a infraestrutura adequados para o desempenho das atividades em regime home-office. Além disso, é fundamental que a empresa oriente seus funcionários sobre as normas de segurança e saúde do trabalho, de forma a prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Deve-se respeitar os limites da jornada de trabalho, garantindo o direito ao descanso e assegurando que as condições pactuadas no contrato individual ou coletivo sejam cumpridas. A falta de observância desses aspectos pode acarretar em problemas legais.

 

Sócios-cooperados podem prestar serviço por home office?

Sim, os cooperados podem prestar serviços em regime de home office, desde que a atividade seja compatível com o modelo de trabalho remoto e obedeça às normas e regulamentos da cooperativa de trabalho.

Vale destacar que, ao contratar uma cooperativa, a empresa não tem responsabilidade sobre o ambiente de trabalho do profissional, levando em consideração que o contrato não gera uma relação empregatícia, conforme descreve o art. 442 da CLT:

“Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, não existe vínculo empregatício entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de serviços daquelas”.

 

Quais são as melhores práticas para o trabalho em home office?

Existem diversas práticas que podem ser adotadas para tornar o trabalho em home-office mais produtivo, seguro e saudável, incluindo:

  1. Definir um espaço de trabalho: escolher um local adequado em casa para trabalhar, com uma mesa e cadeira confortáveis, e que seja reservado apenas para as atividades profissionais;
  2. Estabelecer uma rotina: manter um horário de trabalho fixo e criar uma rotina diária que ajude a manter o foco e a produtividade;
  3. Fazer pausas regulares: é importante fazer pausas durante o dia para evitar o cansaço mental e físico e manter a saúde;
  4. Apostar nas videoconferências: a comunicação síncrona (em tempo real) é muito importante para manter o fluxo de trabalho home office;
  5. Cuidar da saúde física e mental: praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável, buscar atividades que proporcionem bem-estar e relaxamento, como meditação, yoga, entre outras;
  6. Garantir a segurança da informação: utilizar sistemas de segurança para proteger as informações confidenciais, como senhas fortes, softwares de antivírus e firewalls;
  7. Ter rituais de início e fim do trabalho: estabelecer rotinas para ajudar a iniciar e encerrar o trabalho de forma produtiva e desconectar-se para relaxar e recarregar as baterias. Aja como se fosse trabalhar pessoalmente, adotar esses hábitos pode ser essencial para ter um dia produtivo.

 

Considerações finais

Conforme você pode notar, adotar boas práticas para o trabalho home office é fundamental para a produtividade, segurança e saúde.

Inclusive, a organização é um pilar essencial para quem deseja trabalhar remotamente. Para isso a gestão de tempo é fundamental: conheça 9 boas práticas para organizar o seu tempo!

Redação Empresas e Cooperativas

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