O turnover nada mais é do que a taxa de rotatividade dos colaboradores de uma empresa, sendo um dos indicadores mais importantes para o setor de RH. Isso porque mostra números de entradas e saídas de profissionais, trazendo um panorama para a tomada de decisão.
Por exemplo, se a taxa está alta, subentende-se que a organização possa estar pecando em processos importantes para reter profissionais e está gastando mais do que deveria com demissões. Nesse sentido, são criadas estratégias para revertê-la, de forma a aumentar a motivação e a produtividade e reduzir custos.
Há uma série de causas que estão relacionadas com a alta rotatividade de funcionários, tais como:
É válido lembrar que há dois tipos de turnover: involuntário e voluntário. O primeiro é caracterizado pelo desligamento do colaborador por parte da empresa contratante. Há uma série de motivos que podem desencadear a demissão de um funcionário, como baixa performance, crises internas ou, até mesmo, dificuldades para adotar a cultura organizacional. O segundo tipo de turnover, o voluntário, consiste na atitude do colaborador de pedir desligamento do negócio.
A alta taxa de rotatividade resulta em diversos problemas para uma organização, que variam desde aumento de gastos com seleção, contratação, treinamento e rescisão, até perdas de recursos e bons profissionais para o mercado.
Além disso, um alto índice de turnover também pode aumentar as chances de a empresa sofrer processos trabalhistas de funcionários insatisfeitos. A situação também pode ser muito prejudicial para a imagem dos negócios frente ao mercado.
Antes de mostrarmos boas práticas para reduzir o turnover em uma empresa, é importante que os profissionais de RH e empresários entendam que a rotatividade é um processo comum nos negócios.
Inclusive, um índice menor é benéfico, pois mostra que a empresa consegue se manter competitiva no mercado e sempre recebe profissionais com novas experiências e ideias.
Confira agora algumas dicas de como reter talentos:
O primeiro passo para evitar a rotatividade desnecessária de funcionários é o cuidado na hora da contratação.
Diversas empresas, por conta da necessidade e alta demanda, acabam diminuindo os processos e critérios de seleção, o que pode ser um “tiro no pé”.
Isso porque é essencial que os novos colaboradores contratados não tenham apenas as competências técnicas necessárias, mas também se adequem à cultura da corporação.
Uma forma de manter bons profissionais na empresa é realizando a gestão de desempenho. Basicamente, essa estratégia mede o desempenho dos colaboradores durante o período que atuam na organização, comparando resultados e outros parâmetros estipulados.
Essa é uma forma efetiva de manter bons resultados nas equipes e, ainda, entender os profissionais que vêm se destacando, oferecendo novas oportunidades de crescimento.
A gestão de desempenho é essencial para que os profissionais se sintam motivados. Entretanto, o reconhecimento salarial também é importante. Desse modo, por que não criar um sistema claro de bonificações? Outra ação importante é o desenvolvimento de um plano de carreira efetivo.
Outra dica valiosa para reduzir o turnover e otimizar os resultados de uma empresa é estabelecer uma cultura comunicativa com os funcionários, fornecendo feedbacks constantes.
O retorno sobre o desempenho dos colaboradores por parte da organização não apenas auxilia em melhores resultados, mas também possibilita que os colaboradores se expressem, emitam opinião e, ainda, comuniquem algum tipo de conflito ou dúvidas. Essa cultura evita uma série de problemas internos, diminuindo, inclusive, a rotatividade.
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A redução do turnover de uma empresa, está inteiramente ligado, também, às medidas estratégicas adotadas. Descubra a importância de um RH estratégico na busca por melhores resultados.
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