Empreendedorismo

5 Fatores Críticos que prejudicam as empresa– Livre-se deles e faça sucesso

Quando inicia um novo negócio, o empresário sonha em ver sua empresa crescendo, prosperando e concretizando os objetivos planejados. Com o passar do tempo a gestão da empresa vai se tornando mais complexa, pois é necessário trazer tudo o que estava apenas no plano das ideias para a prática! Isso pode ser muito desafiador por exigir do empreendedor competências e habilidades específicas. E nem sempre o que foi traçado como estratégia funciona tão bem quando imaginado, em outros casos, o planejamento parece estar sendo assertivo, porém as más práticas no cotidiano do negócio faz o sonho do empreendedor ficar cada vez mais distante. Saiba agora quais são os cinco fatores críticos que mais prejudicam as empresas e livre-se deles.

 

Não inovar

Não use velhos mapas para descobrir novas terras.” – Gil Giardelli

A inovação pode levar sua marca a alcançar resultados grandiosos, e a falta dela pode te levar a ruína. Busque não ficar apenas na sua zona de conforto porque o negócio está indo bem naquele momento. E se as coisas estão estagnadas, sem força de expansão, o seu faturamento está baixando e você está cansado de fazer mais do mesmo,  a causa provável pode estar na falta de inovação.  É interessante a reflexão de que você não precisa esperar ficar ultrapassado para pensar em inovar. Esteja sempre atento ao seu público e aos sinais do mercado. Talvez o que já esteja dando certo, possa ser uma porta para outras descobertas.

 

Ignorar seus colaboradores

Caso você ainda não tenha percebido, a saúde da sua empresa também depende dos seus colaboradores. Um empregado desmotivado, insatisfeito pode causar danos intrínsecos e talvez até permanentes à sua marca. Como, por exemplo, atender mal um cliente, não ser proativo ou ainda contribuir para causar um ambiente ruim no trabalho, o que naturalmente o levará toda a equipe a ter uma performance abaixo da capacidade.

Imagine isso acontecendo com vários funcionários dentro da empresa. Ainda que você tenha olhos apenas para o faturamento e dê pouca atenção para outros fatores, ter colaboradores desmotivados tem impacto direto no seu lucro! Se algo não está bem, resolva, não deixe para depois,  seja sincero e simples na orientação, sempre lembrando de praticar a empatia – competência importante de um bom líder.

 

Deixar de investir em marketing

Se a sua empresa está passando por alguma crise financeira ou está com faturamento abaixo do esperado e você está pensando e cortar os investimentos em marketing, saiba que optar por esse caminho pode causar danos irreversíveis.  O marketing é e sempre foi fundamental para toda empresa. Hoje em dia é possível trabalhar com marketing digital que tem um custo consideravelmente menor que o marketing tradicional e tem se tornado peça-chave no crescimento das empresas, afinal, qualquer compra, seja ela B2B ou B2C, passa pelo meio digital em algum momento, mas a absoluta maioria começa nos buscadores.

 

Procrastinar

Você já percebeu que falar sobre procrastinação nunca sai de moda? Pois é, talvez porque seja uma das causas principais do o seu negócio não decolar. O “Depois eu faço” ou “Quando der, eu faço” pode ser muito negativo e contribuir para a desorganização, baixa performance,  e em casos mais complexos gerar um verdadeiro  caos em vários setores de um empresa. Vamos fazer uma analogia bastante óbvia:

Quando você sente sede, a sua ação natural é ir tomar água, certo? Então por que essa mesma ação natural não é feita nas ações que necessitam ser realizadas dentro da empresa? Não tomar a água pode desencadear vários problemas para o corpo com o passar do tempo. Para a empresa, a ação constante de procrastinar pode significar a falência!

 

Não ouvir seus clientes

Seus clientes são peças fundamentais para a sua empresa, sem eles você não sobrevive, simples assim! Muitas vezes as empresas adotam posturas de dar pouca atenção para as reclamações dos clientes, observando as queixas como algo pouco relevante. Ouvir a dor do cliente pode ser de grande valor para corrigir as falhas, gerar proximidade da marca com o seu público e ainda servir de guia para o crescimento sólido da empresa.

Lembre-se: se o cliente está dedicando tempo para fazer uma reclamação é porque ele ainda deseja continuar a parceria. O descaso fará com que ele simplesmente vá para a concorrência.

Um outro empreendedor que você conhece bem soube tirar proveito das reclamações, construiu um império e compartilhou seu conhecimento: “Seus mais insatisfeitos clientes são sua maior fonte de aprendizado”, Bill Gates.

Agora que você já sabe quais características deve deixar para trás e fazer seu empreendimento alavancar. Quer saber quais são as recomendações das marcas que alcançam resultados espetaculares e contínuos? Clique aqui

Redação Empresas e Cooperativas

View Comments

  • Destaco três fatores, que na minha opinião, são totalmente nocivos: " Ignorar seus colaboradores, Não ouvir seus clientes, e Procrastinar".

Recent Posts

Os 10 Setores Que Mais Crescem no Brasil

No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…

5 meses ago

Segurança do Trabalho na Saúde Merece Atenção

Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…

6 meses ago

Competências Comportamentais: Como Elas Interferem na Sua Empresa?

As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…

8 meses ago

O Papel da Enfermagem na Biossegurança

A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…

8 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

9 meses ago

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

12 meses ago