Empreendedorismo

9 boas práticas para empresas na Black-Friday

Trazida dos Estados Unidos, a Black Friday, que acontece um dia após o tradicional Feriado de Ação de Graças no País é tambem conhecida como The Day After Thanksgiving, e chegou ao Brasil em 2010. Somente em 2017, movimentou aproximadamente R$2,2 bilhões em vendas, um crescimento de 19% em relação à 2016.

Um número bastante significativo, concorda? Pois essa data, que marca uma queda significativa nos preços de produtos e serviços dos mais variados segmentos, realmente é uma excelente oportunidade de investimento, pois atrai milhares de consumidores tanto para os canais digitais, onde a tendência começou por aqui, quanto para as lojas físicas.

Prova disso é que segundo o aplicativo Waze, o trânsito nos dias de Black Friday tende a aumentar de 50% a 60% nas localizações próximas a varejistas. E, para os e-commerces, entre a véspera e a data principal o faturamento aumenta em mais de 10%.

Como preparar uma empresa para a Black Friday? Veja 9 boas práticas

Depois de ler até aqui, muito provavelmente você esteja convencido de que seu negócio pode ter ótimos resultados investindo na Black Friday, mas pode estar se perguntando: “como fazer isso da melhor forma?”.

É isso que você vê a seguir! Confira 9 boas práticas para que a empresa possa alcançar esses objetivos:

1. Defina como será a participação

Primeiramente, você deve definir como será a participação do seu negócio na Black Friday. Duas respostas que se deve ter são: “será no ambiente físico, virtual ou os dois? qual será o mix de produtos oferecidos?”. A partir daí é possível definir os caminhos a se tomar.

2. Negocie com fornecedores

Preparação é fundamental para as empresas que querem ter maior lucratividade na Black Friday. E isso envolve a negociação prévia com fornecedores para que se possa garantir descontos significativos de forma com que, além do consumidor, o negócio também ganhe.

3. Cuidado com instabilidades no site

Certamente um dos principais “vilões” das lojas virtuais durante a Black Friday são a lentidão, as instabilidades e a indisponibilidade do site durante os horários de pico. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Google, a cada hora em que um e-commerce fica fora do ar, são menos 300 mil usuários no site.

Para evitar que isso aconteça, é importante tomar algumas medidas, como contar com uma boa hospedagem, investir na segurança da loja virtual e monitorar constantemente o site para analisar seu desempenho e o funcionamento de cada funcionalidade.

4. Renove

Se coloque no lugar do consumidor: Se você é um cliente já conquistado de uma marca e, ao ir à loja ou acessar o site durante a Black Friday, não se deparar com novidades pode ficar desmotivado e procurar a concorrência, concorda?

Por isso, invista em renovação, seja em vitrines, uniformes, layout do site, produtos e tudo o mais que chame a atenção do consumidor e faça a diferença.

5. Faça pesquisas

Saber o que o consumidor quer certamente é uma prática essencial para vender mais durante a Black Friday. Isso porque, além de buscarem oportunidades pontuais, esses esperam também realizar sonhos de consumo.

Portanto, saber quais são as características do público-alvo de sua empresa e os itens mais desejados por ele pode contribuir significativamente para a lucratividade.

6. Queime itens de menor giro

O Natal é logo após a Black Friday. Então que tal liberar os estoques queimando produtos que estão parados ou vendem pouco? Além disso, ao tomar essa atitude o seu negócio libera capital para as compras que logo deverão ser feitas.

7. Não crie falsas promoções

Uma marca também é capaz de fidelizar clientes durante a Black Friday. Assim como pode afastá-los para sempre caso crie falsas promoções ou ofereça descontos irrisórios que demonstrem má fé.

Por isso, é primordial oferecer ofertas que, de fato, existam e sejam atrativas e vantajosas.

8. Treine os colaboradores

Atendimento, tanto no ambiente físico quando virtual é um requisito fundamental nos dias de hoje. E, para o Black Friday, em que o movimento aumenta significativamente e é necessário lidar com uma série de necessidades dos consumidores, o treinamento de colaboradores é essencial.

8. Analise os prazos

Prometer um prazo de entrega ao cliente e não cumpri-lo é outro aspecto que pode gerar insatisfação, reclamações e uma percepção negativa ao consumidor. Por isso, não tente criar entregas rápidas para a Black Friday se isso não for possível. Ao contrário, se necessário amplie os prazos atuais, mas não deixe de cumprir o que foi informado.

Principais reclamações dos consumidores

Por fim, para fazer da Black Friday uma data a se comemorar pela lucratividade de sua empresa, é importante que você saiba quais são as principais reclamações dos consumidores na data para evitá-las e acabar perdendo vendas e clientes.

Segundo um levantamento do site Reclame Aqui, realizado em 2017, apontou que as queixas dos consumidores tiveram um aumento de 17% em relação a 2016. A reclamação que lidera o ranking foi, pelo terceiro ano consecutivo, a propaganda enganosa, seguida problemas na finalização da compra, divergência de valores e produto indisponível.

Agora que você já sabe o que deve e o que não deve fazer durante a Black Friday, pode começar a planejar as estratégias e promoções para conquistar e fidelizar consumidores nessa data tão promissora para o comércio.

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Redação Empresas e Cooperativas

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