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Saiba como o CRM pode ajudar a administrar uma empresa

Administrar uma empresa  de forma eficiente requer algumas boas práticas que fazem com que os processos sejam mais assertivos e, consequentemente, tragam mais lucratividade. Entre elas está o CRM, sigla para o termo em inglês, Customer Relationship Manegement, que traduzido significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

A estratégia tem o objetivo de gerenciar todos os relacionamentos de uma empresa com seus clientes e potencias clientes de maneira a viabilizar um tipo de percepção que antecipe suas atuais necessidades. Isso, como você pode supor, pode aumentar consideravelmente os resultados.

Para se ter uma ideia, segundo levantamento da Salesforce, aplicar o CRM em uma empresa pode elevar as vendas em cerca de 30%, a produtividade de vendas em até 34% e a precisão do fechamento de negócios em aproximadamente 42%.

Qual a função do CRM?

Como dissemos, o CRM é uma estratégia de negócios com foco no cliente. Em linhas gerais, consiste em direcionar as ações da empresa para as necessidades dos consumidores ao invés de focá-las nos produtos. O conceito engloba as áreas de marketing, serviços de atendimento e vendas.

Para que a Gestão de Relacionamento com o Cliente seja, de fato, eficiente, é necessário adotar estratégias, metodologias, softwares e sistemas de CRM, os quais têm a função de automatizar os processos e atividades. Confira algumas funções desses sistemas:

Reunir informações

A partir de um sistema de CRM é possível registrar todas informações sobre um cliente, desde seus dados de contato, como endereço, email e telefone, e também suas preferências e necessidades. Dessa forma, sempre que necessário, as equipes de marketing e vendas podem realizar consultas que auxiliam na tomada de decisão.

Dados na nuvem

Administrar uma empresa com a utilização dos sistemas de CRM traz mais flexibilidade e segurança, já que os dados podem ficar armazenados na nuvem, sem o risco de perdas de documentos e, além disso, é possível acessá-los a partir de qualquer dispositivo.

Aumento da produtividade de marketing e vendas

A partir da automação por meio dos sistemas de CRM as equipes de marketing e vendas ficam ainda mais integradas e, consequentemente, têm mais eficiência nas ações e abordagens, além de facilitar o acompanhamento da jornada de compras dos clientes, reduzir custos e entender melhor que é o público-alvo da empresa.

Quais as vantagens de administrar uma empresa como o uso do CRM?

Como você pôde ver até aqui, o CRM é uma grande aliado daqueles que querem administrar uma empresa com foco no cliente, certamente a peça fundamental dos bons resultados e dos lucros. Veja agora algumas de suas vantagens:

Torna a empresa mais organizada e enxuta

Com o uso dos sistemas de CRM, as empresas se tornam mais organizadas, já que não há necessidade de pilhas de papeis, já que os documentos são digitalizados e incluídos nas plataformas. Além disso, o tempo de procura de informações se torna muito menor, otimizando os processos.

Mais treinamento

Com as estratégias relacionadas a cada perfil de cliente e aplicadas a um sistema CRM, a equipe de vendas pode ser treinada de forma mais rápida a abrangente. O tempo, muitas vezes perdido em processos manuais, deixa de ser utilizado e, com isso, pode ser destinado para treinamentos e capacitações que irão tornar os vendedores mais motivados e produtivos.

Conhecimento do cliente

Investir em CRM ao administrar uma empresa traz um conhecimento muito mais aprofundado do cliente. Isso porque os sistemas permitem a integração de dados e informações valiosas sobre clientes e potenciais clientes, deixando de lado a superficialidade e buscando relacionamentos mais estreitos.

Acompanhamento dos processos

O CRM permite acompanhar todo o processo de atendimento ao cliente, facilitando a gestão de equipes, mostrando como está o status de cada atividade e facilitando análises para que essas sejam aprimoradas.

Clientes mais satisfeitos

Como dissemos, administrar uma empresa com o auxílio de um CRM é ter foco na busca da satisfação dos clientes. E, com a automatização de processos e personalização no atendimento, automaticamente a empresa começa a ganhar mais valor perante os consumidores, os quais se sentem valorizados e bem atendidos.

E isso, certamente, tem grandes chances de se transformar em fidelização e recomendação, contribuindo para os bons resultados.

Como implementar o CRM na prática?

O CRM pode ser implantando em uma empresa a partir de algumas análises, as quais você vê a seguir:

Encontre a plataforma mais adequada

Não adianta investir em um sistema de CRM que a princípio será útil, mas que na prática ninguém irá utilizar. Por isso, o primeiro passo deve ser o de definir, juntamente às equipes, o que se espera dessa ferramenta e quais recursos seriam mais interessantes.

Por exemplo, o sistema poderá ter mais foco na organização de informações, na personalização de interface conforme as necessidades, melhorar a produtividade da equipe de marketing ou vendas, gerenciar agendas, analisar perfis de clientes, entre outros.

A partir daí, será mais fácil saber que tipo de solução a empresa precisa e a decisão pela melhor plataforma se torna mais assertiva.

Defina processos

Você sabe qual é o processo de vendas em sua empresa? Caso não saiba do que isso se trata ou não tem uma linha definida, é mais indicado fazer análises sobre o assunto antes da implantação de qualquer sistema.

Isso porque o CRM pode auxiliar, sim, a administrar uma empresa, porém não consegue, sozinho, criar um processo comercial de uma organização que ainda não tenha.

Treine o seu time

Depois de escolher pelo sistema ideal, é hora de treinar os colaboradores para a utilização da solução. Isso porque o sistema depende totalmente da administração e gestão de pessoas, para que seja atualizado constantemente e concentre as informações importantes.

Dicas de CRM gratuitos e pagos

Depois de ler até aqui, provavelmente você esteja convencido de que um sistema de CRM pode ser a solução que sua empresa precisa para se conectar aos clientes de forma efetiva e, com isso, aumentar os resultados. Veja agora algumas dicas de plataformas pagas e gratuitas:

Hubspot (gratuito)

O sistema de CRM da Hubspot foi projetado para o gerenciamento de contatos, rastreamento de leads (potenciais clientes) e fechamento de negócios. Entre as funcionalidades estão à junção de informações valiosas sobre os clientes, incluindo perfis sociais e origens.

O sistema rastreia as interações com a marca via e-mail, redes sociais, telefone, entre outros. Os dados ficam na nuvem e há um painel intuitivo com relatórios e gerenciamentos de leads em tempo real. Sua versão gratuita não tem limite de usuários nem armazenamentos de dados.

SuiteCRM (gratuito)
Essa é uma plataforma de código aberto que já conta com 4 milhões de usuários. Seu diferencial são os recursos que vão além das funções tradicionais de um sistema de CRM.

Entre eles estão portais de autoatendimento que fornecem às empresas um método exclusivo e interativo de atendimento. É possível, por exemplo, criar modelos de pipeline de vendas, monitorar o progresso de leads, gerenciar contratos, entre outras funcionalidades.

Além disso, o SuiteCRM possui uma calculadora de ROI e um módulo para campanhas de
e-mail que permitem às organizações criar, implantar e mensurar resultados.

Insigthly (gratuito)

O Insigthly foi desenvolvido para gerenciar contatos, vendas e projetos de uma empresa. A plataforma, que conta com informações na nuvem, fornece aos usuários um panorama detalhado dos contatos,incluindo históricos de interação e outras informações sobre projetos e oportunidades de vendas.

Há ferramentas de gerenciamentos de projetos que permitem rastrear o progresso em relação à prazos, criar tarefas e alertas automatizados e acompanhar a correspondência. Sua versão gratuita é limitada a dois usuários, 2,5 mil contatos e 200 MB de armazenamento.

Salesforce (pago)

OnPageCRM

Esse é um sistema para quem procura uma solução simples. O OnPageCRM, como o nome sugere, apresenta todas as funcionalidades em apenas uma página. Para tornar isso possível, separa os contatos segundo as tarefas relacionadas a eles. Ao clicar em determinado contato, todas as informações necessárias aparecem na tela.

Como pôde ver a tecnologia pode otimizar tempo, mas as pessoas que vão atuar com as ferramentas precisam ser profissionais capacitados e comprometidos com a construção de resultados. Você conhece os benefícios de ter em sua empresa sócios-cooperados como prestadores de serviços?

Esperamos que nosso artigo sobre administrar uma empresa com o auxílio do CRM possa ajudar você a tornar a sua empresa mais lucrativa. Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à ge

O Salesforce é um dos sistemas mais populares do mundo. Apesar de ser utilizado por grandes organizações, há planos voltados para pequenas e médias empresas. A plataforma reúne funções como administração de contatos, gerenciamento de leads, gerenciamento de oportunidades, acompanhamento de vendas em tempo real, relatórios, função de comunicação interna, acesso via mobile, automatização de fluxo de trabalho, entre outros.

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Redação Empresas e Cooperativas

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  • O CRM nada mais é do que a versão modernizada do caderninho de anotações dos pequenos comerciantes de antigamente. Nessa caderneta, continham todas as informações sobre os hábitos de consumo dos fregueses, uma verdadeira riqueza! Hoje, falar em CRM denota ter um diferencial competitivo. É estar atento aos hábitos dos clientes. Uma dica importante, antes de adotar essa ferramenta, analise e estude os processos internos, os mesmos devem estar bem claros e alinhados, caso contrário o que era para ser um diferencial, pode se tornar uma grande dor de cabeça.

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