O sucesso de vendas depende do atendimento
- 28 de setembro de 2017
- 0 comments
- Redação Empresas e Cooperativas
- Posted in Cooperado IndicaDestaqueRH
- 0
O sucesso de vendas passar por toda a empresa. Se o departamento de vendas ou comercial tem essa relevância, é preciso observar essa etapa de forma estratégica
Qual é parte mais importante no processo de vendas? A resposta correta é atendimento! O cuidado dedicado a essa etapa contribuirá significativamente para a conclusão do negócio, por isso, ela deve ser encantadora, atrativa, dedicada a entender as necessidades do cliente, esclarecer os pontos, propor soluções e, por fim, conquistar o cliente.
Quando esses pontos são seguidos, a probabilidade de conclusão do negócio é aumentada de forma significativa. O cliente fica encantado e torna-se um divulgador da empresa e do profissional de vendas. Mas como podemos atingir m sucesso de vendas em nosso negócio? Confira abaixo.
4 pontos estratégicos para o sucesso de vendas de um vendedor
- Empatia – Colocar-se no lugar do outro é o primeiro passo para quem quer realizar um bom atendimento, dessa forma, conseguirá ter uma melhor compreensão das suas necessidades, inclusive aquelas não expressas;
- Pensar na Missão – O vendedor tem a incumbência, que é suprir a necessidade do cliente da melhor forma possível e é nisso que deve focar – pensar na Missão e não na Comissão;
- Saber ouvir – Ponto muito importante para a construção de bons relacionamentos e essencial para profissionais que desejam prestar um bom atendimento;
- Ética – O vendedor que deseja construir uma sólida carreira precisa atuar com ética. Na relação comercial essa é uma semente que gera resultados no presente e no futuro.
Esteja atento ao “Como”
Se saber ouvir é importante, o modo como se fala também é merece atenção especial.
Estatísticas comprovam que em uma reunião “O que” se fala, representa 7% da venda, mas o “Como” se fala, representa 93%.
Em vez de Falar … | Substitua por … |
Gastar ou Pagar | Investimento |
Custo | Benefício |
Eu estava ocupado. | Desculpe! Como posso te ajudar? |
Ele já foi embora. | Ele já saiu, mas eu posso te ajudar? |
Ele não chegou. | Passe-me seu contato que peço para retornar |
O senhor não quer … | Posso ajudar o Senhor? |
É mais caro! | É um produto diferenciado |
Para ser sincero… | Esse produto não é o mais indicado dentro das suas necessidades, mas tenho outro que atende perfeitamente |
O senhor não entendeu… | Vou explicar novamente para o Senhor |
Próximo! | Bom Dia! Em que posso lhe ajudar? |
Não tenho! | Desculpe! Infelizmente não temos o produto que procura |
Já foi atendido? | Bom Dia! O Senhor já foi atendido? |
Lembre-se!
- 86% das vendas são concretizadas pelo atendimento diferenciado,
- Apenas 14% das vendas são pelo preço.
Dicas importantes para seu sucesso de vendas
- Invista de 15 a 20 minutos para planejar o seu dia.
- Faça sempre perguntas abertas e evite as fechadas.
- Seja simples e objetivo! Tenha conhecimento e use a descontração.
- Exalte o valor (benefícios) do seu produto ou serviço e não tenha medo de dizer o quanto custa
- Todo obstáculo tem solução!
O “Como” é mais importante do que o “Que”, por isso, tenha atitudes positivas:
- Sorria
- Faça uma conexão amigável
- Seja vibrante
- Seja positivo
- Estabeleça contato visual
- Cuide da sua postura
- Cuide da sua comunicação e organização
Quer aumentar ainda mais suas vendas? Clique aqui e confira 5 dicas essenciais para o sucesso de vendas
Robson Mateus – Síntese do conhecimento adquirido no Congresso Nacional de Vendas da KLA.