Empreendedorismo

Análise de custos: 5 dicas de como implantar no seu negócio

Entender a realidade financeira de uma empresa é fundamental para o sucesso. Afinal, esse conhecimento favorece a tomada de decisão e, consequentemente, a criação de estratégias eficientes para a saúde das finanças. Uma forma de ter uma noção mais exata dos custos na produção de bens e serviços é por meio da análise de custos.

A estratégia faz com que uma organização tenha uma gestão bem estruturada dos investimentos realizados nos produtos e serviços oferecidos e, a partir daí, possa determinar o preço final de cada um deles de forma com que haja lucro.

Benefícios de realizar a análise de custos

Como dissemos, ter um controle de custos eficiente é uma medida fundamental para a manutenção da saúde financeira de uma organização.

Somente por aí, você pode ter uma noção de sua importância para um crescimento sólido e bem estruturado, não é mesmo?

Para te convencer a respeito, listamos algumas vantagens de implementar o conceito no dia a dia do seu negócio. Confira:

  • Dados mais enriquecidos, o que significa que a empresa compreende como, quando e quanto dos recursos está sendo empregado, se estão sendo realmente aproveitados ou se podem ser melhor direcionados;
  • Agilidade no diagnóstico financeiro, o que garante que a empresa não incorra em gastos necessários por quaisquer falhas na composição das contas;
  • Melhor alocação dos recursos, de maneira com que os investimentos sejam cada vez mais inteligentes;
  • Influência de forma direta na formação de preços, o que contribuí para a lucratividade;
  • Classificação mais precisa dos custos, o que favorece a organização e o acompanhamento.

4 dicas para implementar em sua empresa

Agora que você já viu alguns benefícios importantes da análise de custos, é possível que esteja interessado em aplicar em seu negócio, porém não sabe como colocar em prática.

Pensando nisso, listamos 5 dicas que podem ajudar. Veja quais são elas:

1. Defina a unidade de análise

O primeiro passo para realizar uma análise de custos eficaz deve ser o conhecimento de tudo o que será medido como gasto desde o início da produção.

Geralmente, os custos são medidos em dinheiro, porém também é possível calculá-los em tempo, esforços e demais variáveis que vão além do financeiro.

2. Análise os custos fixos

Caso você tenha dúvida, os custos fixos são aqueles que não se alteram, independente da produção. Ou seja, são os salários dos colaboradores, aluguel, segurança, limpeza, tecnologia, e tudo mais que faça o negócio funcionar.

Para implementar a análise de custos é essencial fazer um levantamento dos custos fixos atuais, de forma a verificar se cada um deles está dentro de uma média aceitável, se é possível minimizar algum deles e, finalmente, ter controle.

3. Estabeleça metas e compare a evolução

A análise de custos deve mapear processos internos e operações. Assim, fica mais fácil visualizar e identificar pontos fortes e fracos, além de identificar gastos desnecessários.

Com ações direcionadas a reduzir, eliminar ou minimizar custos, a empresa consegue investir em áreas estratégicas para o sucesso, além de economizar.

Para que isso aconteça, é interessante fazer um mapeamento dos processos e criar metas a serem alcançadas. Assim, é possível ter parâmetros de comparação depois de um período e ver quais ações são mais interessantes para o negócio.

4. Some custos e ganhos e compare os totais

O objetivo de qualquer empresa é lucrar, concorda? Portanto, a análise de custos deve se compor pela soma dos custos de um produto ou serviço em relação aos ganhos que a empresa teve.

A comparação dos totais, nesse caso, fornecerá um panorama de quão benéfico foi o investimento e se os resultados foram satisfatórios.

Você mede seus investimentos e lucros atualmente em sua empresa? Está sentindo falta de uma estratégia mais efetiva nesse sentido? Tenha inspirações conheça aqui as lições das empresas que mais crescem no Brasil.

 

 

 

Redação Empresas e Cooperativas

Recent Posts

Competências Comportamentais: Entenda como Elas Interferem na sua Empresa

As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…

2 semanas ago

O Papel da Enfermagem na Biossegurança

A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…

2 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

2 meses ago

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

6 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

6 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

10 meses ago