Destaque

O poder da liderança democrática

A liderança de uma empresa é capaz de despertar um poder enorme sobre todos os envolvidos. Inclusive, ela pode motivar e desmotivar uma equipe. Logo, altera os resultados de forma considerável. Muitos acreditam que para obter um melhor desempenho é essencial uma liderança democrática.

Nela o líder utiliza as posições e opiniões de todos os colaboradores. Ela funciona como votos, indicações e ideais, todas com livre discussão e argumentação para obter soluções eficientes.

O ambiente corporativo é um desafio para líderes e também subordinados. O problema acarretado por chefias mal planejadas obtém como retorno pessoas desmotivadas, tarefas acumuladas e desempenho decadente.

As empresas estrangeiras foram as primeiras a implantar a democracia em suas decisões, ao incorporar os colaboradores como parte importante no processo de tomada de decisões. De acordo com um estudo da Universidade Southern New Hampshire, as maiores companhias mundiais, em grande maioria indianas e americanas, aplicam maneiras de gestão semelhante.

Como o gestor realiza a liderança democrática

Os melhores gestores buscam o melhor de cada funcionário, seja de um ponto de vista psicológico ou por meio das experiências. Isso faz com que as equipes se projetem e alavanquem seus trabalhos.

As pessoas mais calmas e atenciosas, por exemplo, tendem a lidar melhor com atendimento ao cliente ou em tarefas que demandem mais “jogo de cintura”. O papel do líder é conhecer as personalidades e encaixa-las da melhor maneira possível.

Outro item crucial no processo democrático é ouvir opiniões. Cada funcionário deve ter a confiança em seu gestor para expor seus pontos de vista.  Pontos negativos, retratados por diversas pessoas, por exemplo, podem ser melhorados em busca de crescimento. Acima de tudo o líder deve trabalhar com a empatia e saber lidar com pessoas.

Benefícios que podem ser notados com a liderança democrática

Essa forma de trabalho pode beneficiar de muitas maneiras uma empresa, independentemente de seu setor de mercado ou porte. As diferenças já podem ser notadas em um curto prazo. Veja algumas vantagens:

Interação entre a equipe

A interação entre os membros de uma equipe é importante para a tomada de decisão. As empresas devem atuar como um time, para trabalhe junto em busca do melhor resultado. Um ambiente sadio e bem comandado, tende a unir indivíduos e motiva-los.

Alavancar a produção

Obter resultados só é possível com colaboradores empenhados e motivados, mas manter esse ritmo depende também das atitudes da corporação. Um líder autoritário torna qualquer atividade mais maçante e provoca a desmotivação em massa.

A motivação provocada por uma pessoa persuasiva e otimista pode aumentar a produção e fazer com que todos entendam a importância de “vestir a camisa” e representar uma marca.

Crescimento profissional

As atitudes de um líder democrático espelham em todos ao seu redor. Essas pessoas passam a mostrar o seu melhor e obter um crescimento em seu segmento, com essa melhora passam a ser notadas. As maiores corporações optam por funcionários veteranos para a ocupação de cargos de confiança e liderança.

Requisitos para a implementação

Infelizmente, nem todas as pessoas nascem com o tino para a liderança democrática, mas ela pode ser incrementada aos poucos com pequenas mudanças periódicas. Assim como os contratados precisam de treinos, os chefes também.

Os principais quesitos para a implantação desse método de trabalho são: empatia, persuasão, cautela e treinamento. Aos poucos é possível atingir o sucesso com o uso da liderança democrática.

Como você leu a gestão democrática pode alavancar o sucesso da empresa. Descubra como se tornar um líder de sucesso.

Redação Empresas e Cooperativas

Recent Posts

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

5 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

5 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

9 meses ago

Cultura Organizacional e a Importância para o Sucesso do Negócio

Você já se deparou com empresas que parecem ter um ambiente de trabalho incrível, onde…

10 meses ago

Inteligência Artificial no RH: Entenda Todos os Impactos

A inteligência artificial (IA) no RH pode ser uma ferramenta que auxilia em diversos aspectos,…

10 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

10 meses ago