O conceito capital humano foi criado na década de 50 pelo economista Theodore W. Schultz e pode ser definido como “conjuntos de conhecimentos, competências e atributos de personalidade para realizar o trabalho de forma a produzir valor econômico”.
Quando se fala em capital relacionado a uma empresa, o que vem a sua mente é basicamente dinheiro? Porém, hoje, tão importante quanto se preocupar com os rendimentos de um negócio, é investir na gestão de capital humano, ou seja, os colaboradores.
Afinal de contas, eles são os responsáveis por fazer o negócio funcionar (e prosperar), não é mesmo? Então continue lendo e saiba como deve ser a realizada a gestão do Capital Humano e as 6 tendências, segundo pesquisa da Deloitte, que poderão auxiliar a sua organização a ter melhores resultados.
O capital humano se refere a todo potencial que uma organização possui, envolvendo habilidades, talentos, conhecimentos e experiências de seus colaboradores. Todos eles contribuem para os rendimentos do negócio de forma direta e indireta.
Como citamos logo no início do post, apesar de o conceito ter sido elaborado na década de 50 e se referir, naquela época, à força de trabalho, hoje os Recursos Humanos entendem o capital humano como um fator decisivo para o cumprimento satisfatório de metas e objetivos.
A alta rotatividade, o absenteísmo e a falta de retenção de talentos são fatores que contribuem de forma significativa para os baixos resultados. E isso pode ser decorrente da falta de esforços em relação à gestão de capital humano.
E, se você pensar que um estudo da empresa londrina, Dale Carnegie, mostrou que 45% dos profissionais empregados entrevistados estavam procurando novas oportunidades de trabalho, sendo assim, é fácil perceber que o baixo comprometimento dos profissionais está relacionado à falta de gestão adequada.
Inclusive, outro dado da pesquisa provou que, funcionários têm quase dez mais de chances de estarem satisfeitos com o trabalho quando os líderes são sempre honestos e confiáveis.
Por esse e outros motivos é que contar com uma gestão de capital humano eficiente é tão importante. Os colaboradores devem ser vistos como um bem, intangível, mas que traz resultados que podem ser medidos a curto, médio e longo prazo.
Por isso, confira agora quais são as 6 Principais Tendências:
A gestão de capital humano, como comentamos, é muito diferente do que acontecia até pouco tempo atrás, e deve continuar evoluindo em função das mudanças nas empresas, nas relações e formas de trabalho.
Um fator determinante para essas mudanças foi à chegada da tecnologia ao dia a dia das organizações. Hoje os processos e relações são mais digitais, globalizados e, automatizados.
Uma das exigências é justamente investir no capital humano por meio de uma boa gestão. Por esse motivo, a empresa europeia de auditoria e consultoria empresarial, Deloitte, realizou uma pesquisa, em 2017, com o objetivo de saber como os líderes estão realizando os processos de gestão de capital humano.
O estudo contou com a participação de mais de 10 mil líderes de RH e de negócios em 140 países. Seus resultados foram publicados em um relatório que apresentou as Tendências Globais de Capital Humano, as quais podem nortear o RH das organizações para que foquem de forma mais assertiva em seus colaboradores.
Confira agora as tendências apontadas pela pesquisa:
Como as relações de trabalho atuais podem acontecer de pontos geográficos distantes e as equipes nem sempre convivem de forma presencial, uma tendência da gestão de capital humano é a compreensão, medição e alinhamento da cultura organizacional.
Dessa forma, os colaboradores saberão como agir e tomar decisões quando tiverem dúvidas. O objetivo é criar empresas que fujam do modelo tradicional e sejam focadas em equipes, flexíveis e interligadas por meio de uma cultura bem alinhada e reestruturada.
O desenvolvimento dos colaboradores por meio de ações constantes que os permitam, à sua maneira e de forma rápida, aprimorar habilidades e descobrir talentos, é uma das principais tendências da gestão de capital humano.
Os gestores de RH das organizações que prezam pelo capital humano e sentem as mudanças constantes estão proporcionando, cada vez mais, o crescimento profissional de seus funcionários.
Uma das prioridades das empresas que contam com a gestão de pessoas são as formas de recrutamento e seleção de candidatos, as quais também sofreram mudanças.
Hoje os líderes de RH se utilizam de diversas ferramentas, como as redes sociais e as análises, para determinar aqueles que são interessantes para a empresa, atraí-los e depois eleger os colaboradores que mais se encaixam ao perfil da empresa.
O clima organizacional, o bem-estar dos colaboradores e processos que promovam a produtividade hoje são vistos com mais atenção pelas empresas.
Nos últimos anos os negócios vêm criando novas formas gerenciamento de atividades com foco no feedback constante e no coaching, para que empresa e funcionário tenham um relacionamento saudável e transparente, o que colabora para melhores resultados.
Hoje as empresas estão buscando muito mais do que chefes de equipe, mas líderes inovadores que estejam conectados aos processos digitais.
Os gestores entrevistados na pesquisam disseram que estão proporcionando o desenvolvimento dessa liderança por meio de capacitações daqueles talentos que consideram interessantes, como os jovens.
Além de prezarem por plataformas tecnológicas que otimizem os processos, os gestores de Recursos Humanos estão propiciando ambientes digitais adequados para os colaboradores, além de inovarem no formato de relação profissional, a qual não tem mais por exigência que seja presencial.
Gostou do nosso artigo sobre gestão de capital humano? Quer saber mais sobre esses e outros assuntos relacionados à RH? Descubra como a gestão por competências pode fazer a diferença no seu negócio.
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Os desafios da sociedade relacionados a questões econômicas, sociais e políticas exigem que as organizações reinventem suas atividades e seus processos, ao mesmo tempo em que buscam um maior engajamento com seus públicos de interesse.