A Clínica Médica é a especialidade que cuida do diagnóstico e tratamento clínico em adultos. Sua função é avaliar o paciente e encaminhá-lo ao especialista mais adequado para o tratamento de suas enfermidades.
Em seu trabalho não se incluem cirurgias, procedimentos obstétricos e ginecológicos. É justamente nesse ponto que a Clínica Médica se difere de outras áreas.
Ela também é considerada uma das bases da medicina por tratar do diagnóstico de diversas especialidades clínicas, tendo como finalidade a investigação do conjunto de sinais apresentados pelos pacientes para apontar o tratamento mais adequado.
A Clínica Médica, também conhecida como Medicina Interna, nasceu na Ilha de Kós, na Grécia, com Hipócrates, há 2.500 anos.
Foi este filósofo que introduziu a anamnese (entrevista com o paciente) como fase inicial para o exame médico. Ou seja, a partir da descrição dos sintomas pelos pacientes, seria possível diagnosticar a doença e encaminhá-los para o tratamento, caso necessário.
Foi a partir daí que nasceu a observação clínica, com base no histórico da doença que leva o paciente a procurar o médico, e o exame físico em seus mínimos detalhes.
Não é incomum encontrar notícias sobre o aumento nos atendimentos de urgência em hospitais espalhados por todo o Brasil. A consequência são instituições lotadas e muitos casos em que o atendimento com hora marcada seria mais indicado.
Mas afinal, porque isso acontece? Por seguimos, erroneamente, um modelo de atendimento em que as doenças crônicas são tratadas, muitas vezes, com a mesma lógica de atendimento das doenças agudas.
São vários os fatores que levam as pessoas a acreditarem que o pronto-socorro pode ser mais eficaz. Eles podem ser, por exemplo, falta de tempo ou a ideia errônea de que por esse meio é mais fácil conseguir exames e consultas, sem a necessidade de agendamento.
Mas, se engana quem pensa desta forma. Uma grande parte das idas aos prontos atendimentos podem ser evitadas apenas com o serviço de orientação médica, realizada por especialistas.
Além disso, consultas de Clínica Médica agendadas possibilitam mais eficácia no tratamento das doenças encontradas nos pacientes, apenas com o diagnóstico prévio.
A grande expansão das clínicas populares no Brasil é resultado da crise econômica pela qual o país vem enfrentando. Essa mesma crise fez com que os planos de saúde perdessem cerca de 3 milhões de beneficiários. Além disso, a insatisfação com o Sistema Único de Saúde (SUS), levou muitas pessoas a recorrerem as clínicas populares.
Essas oferecem consultas das mais diversas especialidades, a preços médios de R$70 a R$ 140, que podem ser pagos no cartão de crédito ou dinheiro, o que se torna mais um atrativo. Além disso, é possível realizar exames e pequenas cirurgias.
Uma pesquisa feita pela CVA Solutions, em 2018, com 6.419 beneficiários de planos de saúde, apontou que 31,2% já se consultou ou fez exames em uma clínica popular, nos últimos 12 meses. Os principais motivos citados foram agilidade no atendimento e agendamento, preço acessível e qualidade no serviço.
Como comentamos, os problemas encontrados hoje nos prontos-socorros é resultado de uma má gestão na saúde.
Situações que poderiam ser solucionadas com o diagnóstico prévio nas consultas e consequente encaminhamento para o especialista mais adequado, acarretam num grande desperdício financeiro e estrutural para os hospitais, quando os pacientes são encaminhados para os prontos-socorros.
Além de superlotar e sobrecarregar os profissionais, a situação pode gerar uma sequência de consequências negativas para o setor, como: gastos desnecessários com exames, ineficácia dos serviços prestados, insatisfação dos pacientes, entre outros. Assim, todos saem perdendo.
Uma pesquisa realizada pela Bloomberg, empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro, colocou o Brasil em último lugar no ranking de eficiência em saúde, entre 48 países avaliados.
Ou seja, esse e outros estudos só confirmam que o modelo de gestão de saúde utilizado atualmente resulta em prejuízos para ambos os lados.
Após o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar lícita a terceirização para atividades fim das empresas, houve algumas mudanças em vários setores, incluindo o da saúde. Essas mudanças trouxeram benefícios a todos os envolvidos, ou seja, gestores, profissionais e pacientes.
Nesse cenário, a terceirização de serviços vem se tornando uma escolha cada vez mais frequente nas clínicas privadas. Confira alguns benefícios de terceirizar os serviços em Clínica Médica:
Redução de gastos
Esse talvez seja um dos maiores motivos para que o gestor pense em terceirizar os serviços. Escolhendo esse caminho, as clínicas economizam com a contratação de pessoal, processo de seleção e até mesmo em treinamentos e capacitações.
Otimização de tempo
A agilidade e eficiência na prestação de serviços das terceirizadas vem tornando-se algo muito valorizado. As demandas secundárias da clínica tornam-se serviços primários para as contratadas, o que faz com que o trabalho seja executado de forma mais ágil e sem perder a qualidade.
Maior qualidade na prestação de serviços
Trabalhar com profissionais capacitados interfere diretamente na qualidade do serviço prestado. E a partir do momento em que há a terceirização dos serviços há a certeza da capacitação.
Para quem busca atrair mais clientes e tornar o consultório mais conhecido, credenciá-lo em um convênio médico é uma boa opção.
Muitas vezes, é difícil atrair pacientes para consultórios particulares. Nesse sentido, o cadastramento do consultório numa rede de planos de saúde pode ser a saída para preencher a agenda do profissional.
O processo pode ser burocrático e demorado, mas a opção é válida para quem quer tornar o consultório mais popular diante do público.
É necessário, deixar para trás velhos hábitos e dar espaço a um novo modelo de gestão na saúde, priorizando a mesma com o objetivo de prevenir as situações vistas, hoje, nos pronto atendimentos.
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