Gestão

Comunicação interna e sua importância para o RH

Uma das estratégias essenciais para a gestão de pessoas de uma empresa é a comunicação interna. Isso garante o alinhamento das equipes com as políticas e propósitos da organização, cria relacionamentos mais estreitos e contribui para a retenção de talentos.

Além disso, segundo uma pesquisa da McKinsey Global Institute, a realização de ações de comunicação pode elevar a produtividade dos colaboradores em cerca de 25%. Isso porque esses sentem-se conectados e, ao mesmo tempo, envolvidos com o alcance de metas e resultados propostos.

O que é comunicação interna?

Na prática, a comunicação interna pode ser caracterizada como uma série de processos com o objetivo de aproximar a empresa dos funcionários.Como dissemos, essas estratégias visam facilitar a interação, disseminar informações e, ainda, alinhar a equipe, de modo a otimizar as tarefas do dia a dia e aumentar os resultados.

É importante frisar que, ao contrário do que alguns possam pensar, comunicação interna não é a mesma coisa que endomarketing. Enquanto a primeira visa informar os colaboradores e engajá-los, o endomarketing (marketing interno) tem como meta fazer do colaborador um porta-voz da marca por meio de ações e eventos.

Quais são os benefícios de uma comunicação interna bem estruturada?

Uma comunicação interna bem estruturada pode trazer uma série de benefícios para as organizações. O principal deles é o fortalecimento da cultura organizacional. Por meio dos processos de comunicação, os colaboradores conseguem entender a missão, visão e valores da empresa.

Além disso, a comunicação interna tem o poder de estimular a boa conduta dos funcionários, pois facilita a transmissão de informações e intenções da empresa. Por fim, contribui para colaboradores mais empenhados, engajados e motivados. Isso porque cada um compreende o seu papel e importância nos processos organizacionais.

Quais os prejuízos causados por falta de comunicação interna?

Uma empresa carente de comunicação interna tende a ter muitos problemas relacionados à motivação da equipe. Isso porque poucos funcionários conseguem entender o seu papel ou, ainda, a cultura organizacional como um todo.

Essa situação pode ser extremamente negativa para a empresa, pois aumenta a rotatividade de funcionários, desentendimentos entre equipes e, até mesmo, problemas relacionados à liderança.

Nesse sentido, há outros problemas igualmente prejudiciais que podem ser citados:

  • Diminuição drástica da produtividade do time;
  • Aumento das falhas de projetos;
  • Pequenas mudanças internas podem ser motivadoras para grandes problemas;
  • A qualidade das atividades diminui;
  • A interação da empresa com os clientes piora.

Quais são as ferramentas mais eficazes de comunicação interna?

Há uma série de ferramentas que podem ser utilizadas para uma comunicação interna eficaz. Um recurso que tem ganhado cada vez mais espaço é o e-mail marketing interno.

Por meio dessa estratégia, é possível divulgar estratégias, avisos, eventos, comemorações e, até mesmo, notícias relacionadas ao mercado em que a organização atua.

Além disso, ainda é possível utilizar uma rede de comunicação corporativa (como a Intranet), mural e as mídias sociais da empresa para facilitar a interação com os colaboradores.

Como estruturar um plano de comunicação interna?

A comunicação interna está diretamente relacionada com a equipe de Recursos Humanos.  Desse modo, o gestor do RH, juntamente ao marketing, é o responsável por promover as estratégias de comunicação interna, seja por e-mail, murais, redes sociais ou melhorias na estrutura da empresa.

Nesse sentido, é de responsabilidade da liderança promover essas informações entre a equipe, sempre respeitando a cultura organizacional. A comunicação interna deve ser horizontal, de modo a ser entendida igualmente por todos os colaboradores, independente do departamento.

Veja agora algumas etapas importantes para estruturar um planejamento assertivo:

  • realizar um diagnóstico completo da empresa, que contemple os pontos fortes e os pontos fracos que podem estar interferindo na comunicação organizacional;
  • traçar metas e objetivos a serem alcançados por meio as ações propostas pelo plano de comunicação;
  • organizar as estratégias que serão aplicadas por meio de um cronograma de aplicação;
  • mensurar os resultados das ações junto aos colaboradores, sejam por meio de pesquisas ou entrevistas.

Como você viu, a comunicação interna é um processo fundamental para empresas que querem manter os times alinhados e os resultados em constante evolução.

Gostou do nosso artigo? Para que a comunicação interna seja assertiva, é necessário que a equipe esteja alinhada a esse ideal. Confira os benefícios de investir em uma boa cultura organizacional.

Redação Empresas e Cooperativas

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