Uma das estratégias essenciais para a gestão de pessoas de uma empresa é a comunicação interna. Isso garante o alinhamento das equipes com as políticas e propósitos da organização, cria relacionamentos mais estreitos e contribui para a retenção de talentos.
Além disso, segundo uma pesquisa da McKinsey Global Institute, a realização de ações de comunicação pode elevar a produtividade dos colaboradores em cerca de 25%. Isso porque esses sentem-se conectados e, ao mesmo tempo, envolvidos com o alcance de metas e resultados propostos.
Na prática, a comunicação interna pode ser caracterizada como uma série de processos com o objetivo de aproximar a empresa dos funcionários.Como dissemos, essas estratégias visam facilitar a interação, disseminar informações e, ainda, alinhar a equipe, de modo a otimizar as tarefas do dia a dia e aumentar os resultados.
É importante frisar que, ao contrário do que alguns possam pensar, comunicação interna não é a mesma coisa que endomarketing. Enquanto a primeira visa informar os colaboradores e engajá-los, o endomarketing (marketing interno) tem como meta fazer do colaborador um porta-voz da marca por meio de ações e eventos.
Uma comunicação interna bem estruturada pode trazer uma série de benefícios para as organizações. O principal deles é o fortalecimento da cultura organizacional. Por meio dos processos de comunicação, os colaboradores conseguem entender a missão, visão e valores da empresa.
Além disso, a comunicação interna tem o poder de estimular a boa conduta dos funcionários, pois facilita a transmissão de informações e intenções da empresa. Por fim, contribui para colaboradores mais empenhados, engajados e motivados. Isso porque cada um compreende o seu papel e importância nos processos organizacionais.
Uma empresa carente de comunicação interna tende a ter muitos problemas relacionados à motivação da equipe. Isso porque poucos funcionários conseguem entender o seu papel ou, ainda, a cultura organizacional como um todo.
Essa situação pode ser extremamente negativa para a empresa, pois aumenta a rotatividade de funcionários, desentendimentos entre equipes e, até mesmo, problemas relacionados à liderança.
Nesse sentido, há outros problemas igualmente prejudiciais que podem ser citados:
Há uma série de ferramentas que podem ser utilizadas para uma comunicação interna eficaz. Um recurso que tem ganhado cada vez mais espaço é o e-mail marketing interno.
Por meio dessa estratégia, é possível divulgar estratégias, avisos, eventos, comemorações e, até mesmo, notícias relacionadas ao mercado em que a organização atua.
Além disso, ainda é possível utilizar uma rede de comunicação corporativa (como a Intranet), mural e as mídias sociais da empresa para facilitar a interação com os colaboradores.
A comunicação interna está diretamente relacionada com a equipe de Recursos Humanos. Desse modo, o gestor do RH, juntamente ao marketing, é o responsável por promover as estratégias de comunicação interna, seja por e-mail, murais, redes sociais ou melhorias na estrutura da empresa.
Nesse sentido, é de responsabilidade da liderança promover essas informações entre a equipe, sempre respeitando a cultura organizacional. A comunicação interna deve ser horizontal, de modo a ser entendida igualmente por todos os colaboradores, independente do departamento.
Veja agora algumas etapas importantes para estruturar um planejamento assertivo:
Como você viu, a comunicação interna é um processo fundamental para empresas que querem manter os times alinhados e os resultados em constante evolução.
Gostou do nosso artigo? Para que a comunicação interna seja assertiva, é necessário que a equipe esteja alinhada a esse ideal. Confira os benefícios de investir em uma boa cultura organizacional.
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