Gestão

Gestão de pessoas é tarefa do dono ou presidente da empresa

Empreender é uma tarefa extremamente desafiadora. Afinal, não envolve apenas processos administrativos, burocráticos e relações comerciais, mas também a gestão de pessoas da empresa.  Os colaboradores, inclusive, são o principal ativo para alcançar os objetivos, já que são os responsáveis diretos pela execução das atividades e contato com clientes.

Por isso, as organizações estão investindo cada vez mais em estratégias capazes de desenvolver e motivar seus times e, consequentemente, ter melhores resultados. Saiba mais a seguir!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas diz respeito à uma série de estratégias implementadas em uma empresa com o objetivo de desenvolver o capital humano. Na prática, esse processo não visa apenas manter os colaboradores motivados, mas também estabelecer uma cultura de crescimento profissional e evolução de habilidades e desempenho.

Essa gestão é pautada em alguns pilares essenciais, como:

  • Ações de motivação;
  • Treinamentos e capacitações;
  • Comunicação eficaz;
  • Trabalho em equipe;
  • Cultura de feedbacks.

Porque uma empresa deve investir em gestão de pessoas?

Há uma série de benefícios trazidos por uma gestão de pessoas eficaz. Entre eles podemos citar o fortalecimento da imagem institucional. Isso porque, de acordo com algumas vertentes das Relações Públicas, os funcionários não são apenas colaboradores, mas podem se tornar “advogados” de uma organização.

Quanto mais uma empresa investe no capital humano, mais ele acredita no serviço ou produto e, consequentemente, mais produtivas serão suas atividades.

Por meio de uma gestão de pessoas bem estruturada, é possível ainda desenvolver uma liderança pautada no desenvolvimento humano, e não apenas em números.

Além disso, empresas focadas na gestão de capital humano contribuem para a comunicação interna, feedbacks e gestão de conflitos. Isso porque se estabelece uma relação de confiança entre os dois lados.

Como estruturar um plano de gestão de pessoas?

Pensar em maneiras de realizar a gestão de pessoas pode ser um tanto complexo. Porém, com uma certa dose de esforços e dedicação, é possível estruturar um plano simples e eficaz. Confira abaixo algumas dicas para esse processo:

Conheça a sua equipe

Pode parecer óbvio, mas é algo que, muitas vezes, passa despercebido nas empresas. É fundamental ter um conhecimento aprofundado do perfil, características e necessidades dos colaboradores. O gestor deve entender habilidades, pontos fracos e talentos, por exemplo, que podem ser otimizados para o desenvolvimento individual e das equipes. Somente assim a gestão de pessoas trará os resultados esperados.

Tenha um plano de carreira sólido e claro

Uma outra maneira de contribuir para a estruturação do plano de gestão de pessoas é desenvolver um plano de carreira na organização. Por meio dos feedbacks e treinamentos é possível formar não apenas ótimos líderes, mas também bons especialistas e pessoas referências em determinadas atividades. Esse processo de crescimento é extremamente benéfico para a empresa a longo prazo.

Estimule a comunicação

Uma comunicação eficaz diminui os conflitos e estreita os relacionamentos dentro da organização. Por isso, crie uma cultura pautada na comunicação e, principalmente, nos feedbacks.

É essencial que esse processo seja uma via de mão dupla. Ou seja, não apenas para a empresa passar informações para o colaborador, mas também para o funcionário se expressar a respeito da estrutura organizacional.

Há uma série de maneiras de estimular a comunicação. Uma delas é por meio do endomarketing, possibilitando ações internas que contribuem, inclusive, para a motivação dos trabalhadores.

É possível aplicar gestão de pessoas para terceirizados?

Quando se trata de profissionais terceirizados, uma dúvida comum é se é possível aplicar estratégias de gestão de pessoas, mesmo quando os colaboradores não são contratados diretamente pela empresa. Nesse caso, a resposta é sim.

Por mais que a responsabilidade de contratar, treinar e monitorar desempenhos seja da empresa contratada, os funcionários que atuam dentro de uma organização precisam seguir seus propósitos e condutas. Portanto, devem participar de ações de capacitação, conscientização e receber feedbacks constantes.

Porém, é importante frisar que o trabalhador terceirizado não é diretamente subordinado ao gestor da RH ou outros gestores da empresa. No caso de surgirem problemas, como faltas, atrasos ou condutas inapropriadas, a atitude correta é dirigir-se diretamente à empresa terceirizada, que possui autoridade para aplicar medidas corretivas.

Benefícios para as empresas

Como mostramos, a gestão de pessoas vai muito além de contratar funcionários, remunerá-los, cuidar da parte burocrática em relação às leis trabalhistas, férias e demissões, por exemplo.

Hoje, ela tem uma nova formatação, que é a de olhar os colaboradores como peça essencial dentro das organizações e que, portanto, devem estar amparados em todos os sentidos para uma boa atuação.

Confira alguns benefícios de colocá-la em prática dentro das empresas:

  • maior comprometimento dos funcionários em atingir a missão organizacional;
  • mais interesse em se atingir metas e objetivos;
  • equilíbrio entre as vontades e expectativas do gestor e seus funcionários;
  • aumento da produtividade dentro de cada setor;
  • desenvolvimento e retenção de talentos;
  • melhora do clima organizacional e na qualidade das relações;
  • criação de formas para melhorar o desempenho individual e coletivo;
  • administrar mudanças na organização.

O papel estratégico do RH para a gestão de pessoas

O setor de RH será aquilo que o gestor quer. Isso quer dizer que, se ele não valorizar o capital humano e a importância de se atuar de forma estratégica, sem se preocupar somente com questões burocráticas, o departamento poderá não ser tão eficiente.

Por isso, a área deve ser tão valorizada quanto às demais e os profissionais devem ser motivados a serem pró-ativos, competentes e íntegros. O papel do RH dentro das organizações deve ser o de planejar e executar estratégias relacionadas a pessoas, seja buscando novidades tecnológicas ou buscando ações inspiradoras.

Ela deve liderar a elaboração do plano de recursos humanos com a participação do gestor no processo. Os profissionais de RH devem também incentivar bons relacionamentos, conhecer todos os detalhes da empresa para que possam informar de forma assertiva os colaboradores, verificar se os sistemas operacionais estão em bom andamento e o que precisa ser melhorado, além de conhecer conceitos e ferramentas necessárias para detectar e administrar talentos.

Receber atenção e ser valorizado é o que todo mundo espera, não é mesmo? E, com os colaboradores de uma empresa, isso não é diferente. Portanto, o gestor deve estar pronto para colocar isso em prática, dando atenção aos seus funcionários, reconhecendo seu empenho e dialogando sempre que se apresentar uma necessidade.

Dessa forma, o ambiente de trabalho se tornará muito mais agradável e, as equipes darão o melhor de si e contribuirão para o sucesso dos negócios.

Gostou do nosso artigo sobre o papel do líder na gestão de pessoas? Então que tal dar um passo adiante e tornar-se mestre em entender e potencializar o perfil de cada profissional? Cadastre-se e receba em primeira mão um e-book sobre os Benefícios da Inteligência Emocional para os negócios.

Redação Empresas e Cooperativas

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