Abrir o próprio negócio é uma aventura no Brasil. Empreendedores iniciantes esbarram na burocracia dos processos e em todos os custos operacionais para regularizar sua empresa e começar a oferecer seus produtos e serviços no mercado.
Esse desafio exige um bom planejamento estratégico e financeiro dos empreendedores iniciantes garantir o sucesso inicial de sua empresa e fazer o negócio passar dos primeiros anos, segundo estudo do SEBRAE, 25% das empresas no Brasil não passam do segundo ano de vida.
Alguns fatores são fundamentais para garantir que seu lançamento no mercado não será feito de forma errada e possa comprometer o futuro de seu empreendimento. Confira algumas dicas para eliminar erros básicos e garantir o seu sucesso de sua micro e pequena empresa em seu início.
Faça um estudo completo do mercado e entenda as necessidades, oportunidades e ameaças apresentadas. Realizar essa leitura de forma eficaz será fundamental para realmente entender seus concorrentes, fornecedores e buscar diferenciais em sua área.
Analisar o mercado auxilia no início de um negócio e para o seu crescimento. As informações coletadas indicarão quais medidas podem realmente fazer a diferença para sua empresa e cria um foco para as principais ações.
Entender o processo de decisão de seus consumidores com uma boa pesquisa de mercado. Analise a jornada do consumidor desde a necessidade dos clientes até a resolução do problema com um produto ou serviço e conheça as principais características de seu público-alvo.
Com essas informações em mãos, suas ações terão um embasamento para escolher o caminho mais seguro a seguir no início de seus negócios.
Tenha todas as informações possíveis sobre a saúde financeira de sua empresa. Um fluxo de caixa mal administrado pode determinar o fim de uma empresa antes mesmo dela começar a dar os resultados esperados e essa área é a que mais gera dor de cabeça para empreendedores iniciantes.
Micro e pequenas empresas podem apresentar problemas de gestão financeira pelo acúmulo de função do empresário para reduzir custos. Softwares gratuitos ou com valores razoáveis podem auxiliar nesse processo para evitar gastos mal calculados ou previsões equivocadas e, caso necessário, contratar um profissional da área.
O planejamento estratégico não é exclusividade de grandes empresas. Realizar um plano baseado na análise da realidade e do ambiente da empresa e discuta as oportunidades que o mercado apresenta para a estruturação lógica do empreendimento.
Essa ferramenta administrativa auxilia no sucesso de micro e pequenas empresas no começo de suas atividades e norteia as mudanças necessárias durante todo o processo de gestão da empresa.
Ele que compra seu produto ou serviço e é a forma de marketing mais eficaz que sua empresa pode contar. No início de um empreendimento, fortalecer as relações de sua marca com seu consumidor é o melhor modo de aumentar sua carteira de clientes e fidelizar os atuais.
O cliente se sente valorizado por um atendimento diferenciado em que ele se sinta realmente valorizado pela empresa e não seja apenas mais um produto ou serviço vendido em seu sistema.
Foque no antes, durante e depois para nutrir seus contatos e fazê-los sempre comprar em sua empresa. Quando se trata de seu mercado consumidor, nenhum esforço é em vão para garantir uma experiência de compra diferenciada.
Não importa o tamanho da sua empresa, ela deve estar a todo tempo buscando evoluir e atender as novas demandas do mercado. Ao iniciar um projeto, a determinação deve ser constante para atingir o topo do mercado, ou a ideia não deveria ter saído do papel.
Os empreendedores iniciantes também tem uma função fundamental de estar sempre atualizado e aprender diariamente com as experiências. Busque conhecimento e não tenha vergonha de pedir ajuda quando necessário, cerque-se de bons profissionais e corra atrás de seus sonhos.
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Acima de qualquer coisa. Busque conhecimento !
Excelente conteúdo!!! Parabéns ;)