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Como Transformar seu Negócio em Empresa Digital?

De acordo com Bill Gates, “se um negócio não está na internet, ele não existe”. Isso significa que quem ainda não transformou o seu estabelecimento físico em empresa digital está perdendo uma grande oportunidade de crescimento. 

Para se ter noção da importância dessa estratégia, no período da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, os pequenos negócios faturaram 300% a mais com loja virtual. 

Se você também deseja aumentar o seu faturamento, continue a leitura. No post de hoje nós vamos te contar quais são as estratégias mais utilizadas para alavancar os seus resultados online. 

 

O que é empresa digital?

Uma empresa digital usa a tecnologia e os recursos disponíveis na web para melhorar a produtividade e aumentar o desempenho do negócio. 

Para ser uma empresa digital não é preciso abrir mão do seu espaço físico, é possível trabalhar as duas estratégias em conjunto para obter maiores resultados. 

 

Qual a importância de adotar uma versão de empresa digital para seu negócio?

Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas. Isso significa milhões de clientes em potencial, superando a limitação que existe em estabelecimentos físicos. 

Além disso, segundo o Internet Live Stats, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, totalizando 1,2 trilhão por ano em todo o mundo. Sendo que 97% dos internautas buscam informações online antes de comprar em lojas físicas. 

Portanto, conforme nos alerta Bill Gates, você precisa aparecer para o seu público na web, caso contrário, é o mesmo que não existir, e os usuários comprarão do seu concorrente com empresa digital! 

Você precisa encarar o ambiente da internet como a sua vitrine virtual. Esse é o local perfeito para compartilhar informações relevantes sobre o seu negócio e assim captar novos clientes. 

 

Quais são os principais desafios das empresas digitais?

O primeiro desafio que uma empresa digital enfrenta durante a sua transição é a resistência a mudanças.

Muitas vezes os gestores (e até mesmo os funcionários mais antigos) querem permanecer trabalhando da mesma forma que faziam há 15 anos, embora percebam que o desempenho está reduzindo com o passar do tempo. 

Engajar todos os envolvidos nessa mudança é fundamental para obter bons resultados no ambiente online. 

Depois disso, surge as questões: Por onde começar? Qual é a melhor estratégia para o meu negócio?

Afinal, ser uma empresa digital não é apenas criar uma conta no WhatsApp Business para atendimento aos clientes.  

Durante esse processo, os gestores devem capacitar a sua equipe ou contar com o apoio de empresas especializadas e com experiência em transformação digital. 

Outro aspecto que pode ser uma dificuldade para alguns negócios é garantir a proteção dos seus dados e das informações dos visitantes e clientes.  

Inclusive, existe a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, que estabelece diretrizes sobre esse tópico. Esses pontos são fundamentais para que a sua transição para o digital seja bem-sucedida. 

Com a presença virtual instituída, surge outro desafio: mensurar resultados. Como avaliar se os investimentos estão trazendo retornos significativos? 

De forma geral, é fácil perceber as vantagens de ser uma empresa digital. Mas como levar isso em métricas para os seus superiores?   

A maioria dos recursos utilizados disponibilizam indicadores para acompanhamento. Alguns podem ser mais complexos de manusear, por isso é fortemente recomendado a capacitação dos colaboradores ou a contratação de especialistas. 

 

Quais são as estratégias para alavancar sua empresa digital?

Você tem um negócio tradicional e está pensando em transformá-lo também em empresa digital? Então descubra a seguir quais são os passos essenciais para alcançar bons resultados online. 

  1. Saiba o que o seu cliente precisa!

Assim como uma loja física precisa ter no mostruário e no estoque as coisas que os clientes buscam, as empresas digitais também devem oferecer aquilo que as pessoas precisam.  

Portanto, antes de abrir um negócio online, é preciso conhecer as necessidades do seu público. Somente assim é possível obter bons resultados. 

      2. Entenda que são mundos diferentes. 

Se você já tem uma empresa tradicional, pode estar pensando que não precisa fazer pesquisa de mercado pois já conhece os seus concorrentes e mercado-alvo. No entanto, não é assim que as coisas funcionam.  

A internet é um ambiente totalmente diferente, e as pessoas não agem nela da mesma forma que no mundo real. Sendo assim, não fazer um planejamento eficaz pode ser bem prejudicial.     

              3. Peça ajuda! 

Os negócios familiares normalmente são mais tradicionais e gerenciados por pessoas que não tem facilidade em utilizar os recursos disponíveis para web.  

Por isso, não deixe de pedir ajuda a empresas e profissionais especializados, esse é um investimento que com certeza trará muito retorno. 

           4. Esteja presente.  

A peça-chave para uma empresa digital ter resultados é a divulgação. Se ninguém conhece os seus produtos e serviços, como vão fechar negócio?  

Portanto, você deve garantir que as pessoas possam te encontrar na internet. Para isso, é fundamental ter um site (ou e-commerce dependendo do seu nicho) e perfis ativos nas redes sociais.  

            5. Apareça!  

Conforme você pode perceber, no item anterior fizemos questão de grifar a palavra “ativos”. Isso porque de nada adianta você ter um site ou página nas redes sociais para a sua empresa se não criar nenhum conteúdo.  

É através das suas postagens que as pessoas vão descobrir a sua marca e se interessar pelos seus produtos e serviços.  

Conforme aponta uma pesquisa, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de 3 vezes mais leads (pessoas interessadas). 

          6. Utilize os recursos tecnológicos 

Ser uma empresa digital não é apenas aparecer na internet, é usar toda a tecnologia disponível a favor do seu negócio.  

 Abandone o lápis e o papel. Utilize softwares, sistemas, aplicativos e programas especializados para automatizar processos, aumentando assim a produtividade e o faturamento. 

        7. Capacite sua equipe. 

Toda transformação precisa de um tempo para adaptação. Mas para que essas mudanças sejam eficazes e tragam resultados, é preciso que os colaboradores estejam receptivos para essa nova rotina. 

Sendo assim, capacite a sua equipe para manusear as novas ferramentas. Ainda que você tenha profissionais atualizados, é preciso lembrar que a cada dia os recursos digitais sofrem melhorias e o conhecimento pode se tornar obsoleto. 

E aí, viu como transformar o seu negócio em uma empresa digital não é uma tarefa tão difícil assim como parece?  

Sempre que surgir alguma dúvida você pode contar com o apoio dos nossos artigos aqui do blog. 

Inclusive, agora que você sabe como transformar seu negócio em uma empresa digital, aprenda como a gestão da informação pode te ajudar: clique aqui.

Redação Empresas e Cooperativas

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