Cortar Custos? Não é só isso que as empresas que mais crescem estão fazendo durante a crise. Uma pesquisa feita pela Deloitte, em parceria com a Revista Exame, revela que as pequenas e médias empresas que mais crescem são as que estão investindo em inovação, tecnologia e capacitação dos seus colaboradores.
Em meio a tempos difíceis na economia, enxugar os custos, segurar aquisições e renegociar com clientes são ações triviais de qualquer organização. Mas como essas empresas estão conseguindo ir além do crescimento médio no país e superando expectativas mesmo com o Brasil em crise?
A pesquisa foi realizada com as 100 PMES (Pequenas e Médias empresas) que mais cresceram no país nos últimos três anos. Quase 70% dessas organizações têm uma equipe dedicada (integral ou parcialmente) ao desenvolvimento e gestão da inovação, 80% delas investem constantemente em tecnologia e 67% investem na capacitação e engajamento dos funcionários.
Tempos de crise não são fáceis, a falta de clientes é notória, o faturamento cai, o clima de instabilidade cresce e o medo de quebrar também. Porém o que muitos empresários esquecem é que a crise também revela oportunidades, pelo menos para aqueles que têm a inovação na veia.
Um mito comum no mundo empresarial é de que as organizações precisam parar de investir em desenvolvimento de novos serviços e produtos, pois é o caminho mais seguro a se tomar em momentos de crise. Isso pode ser uma receita padrão e funcionar para muitas empresas e também pode ser um tiro no pé, vai depender muito do mercado em que a empresa atua, pois em tempos difíceis a inovação é ainda mais necessária.
Em tempos de crise, os consumidores B2B e B2C buscam soluções inovadoras para suas dificuldades – conveniência e preço, ou seja, oportunidade para as empresas que buscam alternativas para promover o consumo dos seus serviços ou produtos.
Se sua empresa não tem condições de manter uma equipe dedicada ao setor de inovação, é importante que os seus gestores e inclusive a sua pequena ou grande equipe esteja direcionada para inovar, identificando oportunidades geradoras de mudanças.
É muito comum os gestores identificarem algumas oportunidades e dizerem para si mesmos “uma hora eu vejo isso”, postergando e deixando cair no esquecimento.
Isso é uma armadilha, quando se coloca a inovação em segundo plano ou como algo de pouca importância, podemos estar limitando o negócio a ficar sempre na média, tornando a empresa frágil frente às crises.
A inovação pode levar sua marca a alcançar resultados grandiosos e a falta dela pode levá-la a ruína. Busque não ficar apenas na zona de conforto, se as coisas estão estagnadas, sem força de expansão e o seu faturamento está baixando, a causa provável pode estar na falta de inovação.
Lembre-se que sua empresa não deve esperar ficar ultrapassada para inovar. É preciso estar atento ao seu público e aos sinais do seu setor.
O uso da tecnologia é sem dúvidas um dos pilares para o crescimento de uma empresa essa é uma das principais características de 80% das organizações que mais crescem.
Os benefícios são inúmeros: agilidade para executar as tarefas, redução de custos nos processos, comunicação, padronização, segurança nas informações, mensuração dos resultados, diminuição de retrabalho, etc.
Você já parou para fazer o cálculo de quanto custa para a empresa ter um funcionário não engajado? A análise é complexa, mas colaboradores com um nível de engajamento baixo dão prejuízo às empresas.
É essencial ter aliados quando o assunto é crescimento. Uma das características das empresas de sucesso é ter colaboradores engajados e motivados na causa. E esse pensamento não deve se limitar apenas à alta hierarquia da empresa, é vital que os líderes de setores estejam engajados, mas também é fundamental que a equipe esteja motivada, que são os responsáveis diretos pelo bom funcionamento do sistema.
Outra característica de empresas que estão crescendo é o investimento em marketing. Em períodos de crise é comum o comportamento de as empresas cortarem os investimentos em marketing, esse tipo de estratégia por muitas vezes acaba sendo uma auto sabotagem. Sem exposição da marca, a possibilidade de crescimento ou, no mínimo, manutenção das vendas são ainda mais reduzidas.
As empresas que mais crescem também buscam inovar em suas ações de marketing. A estratégia deve ser promover ações que impactem mais os possíveis clientes e, se possível, reduzindo custos.
Essa combinação ficou ainda mais possível com o avanço do marketing digital, que tem se tornado peça-chave no crescimento das empresas, seja ela B2B ou B2C.
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O grande diferencial competitivo num mercado que não para de se reinventar é estar atento a tudo e a todos. Cabe ao empresário estar preparado para analisar todas as informações e tomar decisões mais assertivas e coerentes.