Destaque

5 Dicas de Como Conquistar o Equilíbrio Financeiro na Empresa

Equilíbrio financeiro é um conceito da administração e finanças que diz respeito à análise da estabilidade das empresas e o ajuste do seu fluxo de caixa.

Um dos grandes desafios de quem tem uma empresa, principalmente no início, é o controle e organização das finanças. Porém, por mais trabalhoso que seja, é necessário conhecer a situação do negócio para conquistar o equilíbrio financeiro.

Por meio de análises e cálculos, o empreendedor sabe o quanto a empresa está ganhando e o quanto está gastando e, assim, consegue verificar se está havendo lucratividade ou prejuízo. A partir daí, é possível criar ações para melhorar os resultados.

 

Mas afinal, o que é equilíbrio financeiro?

Equilíbrio financeiro é um conceito de gestão e finanças que busca analisar como está a estabilidade de uma organização e o que é necessário para ajustar o fluxo de caixa e aumentar os lucros.

Para conquistar esse equilíbrio, o valor das vendas deve ser equivalente ao valor gasto. Quando há mais vendas do que gastos, haverá o lucro, ou vice e versa. Assim, quanto menor for o investimento, mais fácil será atingir bons resultados e evoluir.

Veja como você pode calcular se sua empresa está equilibrada financeiramente:

(Custo fixo/Margem de contribuição) x 100

*para encontrar a margem de contribuição a conta é receita – menos custo variável.

Com esse resultado, a organização sabe quanto é necessário vender para estar em equivalência com os gastos e investimentos.

 

Qual a importância do equilíbrio financeiro para uma empresa?

Uma organização que tem equilíbrio financeiro é aquela que analisa gastos, investimentos e lucratividade para conhecer sua real situação. Além disso, faz uso das informações obtidas para elaborar um planejamento, o qual é crucial para os bons resultados de qualquer empreendimento.

Em linhas gerais, quando se tem o controle das finanças é muito mais fácil que os empreendedores saibam como agir durante todos os meses do ano, inclusive no que diz respeito a novos investimentos e projetos que se pretende colocar em prática.

Por exemplo, uma empresa de transportes pode se preparar para gastos de início do ano, como IPVA e seguro obrigatório e, com isso, sabe quando é o momento de investir e qual o momento de poupar.

Ou seja, há um controle total do financeiro, o que direcionará as decisões e fará com que a empresa se torne cada vez mais saudável e sólida.

 

5 dicas para conquistar o equilíbrio financeiro

 

1. Indicadores financeiros

Trabalhe com indicadores financeiros, como rentabilidade, ticket médio e liquidez para facilitar o dia a dia e análise da real situação financeira da empresa.

 

2. Softwares e sistemas

Invista em softwares de gestão que simplifiquem a análise desses indicadores e organizem as finanças de forma prática.

 

3. Profissionais capacitados

Apesar de indicadores e sistemas serem grandes aliados, é necessário que os profissionais responsáveis os utilizem corretamente, inserindo dados sempre que houver alterações e, além disso, tenham um controle rígido das entradas e saídas.

 

4.  Obtenha dados

Busque informações sobre cálculo de preços, como negociar melhor com fornecedores, economizar nas contas fixas e outros fatores que influenciam na lucratividade do negócio e depois coloque em prática.

 

5. Peça ajuda

Caso você ache determinados processos complicados de executar, não se intimide em contratar empresas e profissionais especializados, afinal ninguém é obrigado a saber tudo.

Depois de ler até aqui, você pôde ver como é importante ter um equilíbrio financeiro na empresa para obter estabilidade e saber os melhores caminhos a seguir. Veja agora 5 dicas de como conquistá-lo:

Conquistar o equilíbrio financeiro é o que faz uma empresa prosperar, se tornar sólida e obter um ótimo faturamento. Apesar de ser necessário investir esforços e algum tempo, a médio e longo prazo valerá a pena.

Gostou!? Viu como as organizações das finanças podem fazer com que você tenha lucros e evita surpresas? Fique por dentro também da regulamentação do Refis( Programa de Refinanciamento do governo) e mantenha as contas tributárias da sua empresa em dia.

 

Está passando por uma crise empresarial? Veja aqui como agir em um cenário de incertezas.

 

Redação Empresas e Cooperativas

View Comments

  • Para se fazer uma boa gestão é necessário mensurar os resultados e tomar as decisões mais coerentes, cabíveis e com menor impacto.

Recent Posts

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

5 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

5 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

9 meses ago

Cultura Organizacional e a Importância para o Sucesso do Negócio

Você já se deparou com empresas que parecem ter um ambiente de trabalho incrível, onde…

9 meses ago

Inteligência Artificial no RH: Entenda Todos os Impactos

A inteligência artificial (IA) no RH pode ser uma ferramenta que auxilia em diversos aspectos,…

10 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

10 meses ago