Para conquistar clientes e se destacar perante a concorrência, uma empresa deve atentar a uma série de processos essenciais. Um deles, sem dúvidas, é o tratamento e relacionamento com o cliente. Nesse caso, qualquer falha pode afastá-lo e fazer com que os resultados sejam comprometidos. Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, listamos os 6 erros no atendimento que mais incomodam os consumidores e dicas de como evitá-los.
Veja a seguir quais são eles tanto para lojas físicas quanto para as virtuais:
Hoje o consumidor é omnichannel, ou seja, se utiliza dos mais diversos canais para se comunicar com uma marca. E, quando se depara com uma empresa que não oferece as opções que procura, pode ficar frustrado e ir atrás da concorrência.
Para evitar que isso aconteça, busque oferecer pelo menos três canais de atendimento, como telefone, e-mail e chats. Além disso, é muito interessante ter páginas em redes sociais, como Facebook e Instagram, para estreitar o relacionamento e conhecer as percepções dos consumidores sobre a marca.
Um dos erros de atendimento que certamente incomodam os clientes é o relacionamento feito de forma genérica.
Quando uma empresa não investe na análise de características, histórico e necessidades dos consumidores, pode deixar de oferecer um atendimento personalizado e, com isso, fazer com que não se sintam valorizados. Isso, consequentemente, traz insatisfação.
Por isso, procure formas de analisar os dados do seu cliente e, ao fazer o atendimento, trate-o como uma pessoa única, a qual tem necessidades próprias.
A experiência do consumidor, formada pelas percepções que ele tem acerca de uma marca, fazem toda a diferença nas vendas e nos bons resultados.
Empresas que não se preocupam em oferecer uma experiência agradável podem, inclusive, estar perdendo muitos pontos em relação à concorrência.
A dica, nesse caso, é investir em embalagens personalizadas, sites simples de serem navegados, ambientes climatizados e tudo o mais que faça o consumidor se sentir bem, permanecer na loja e optar por ela ao se decidir pela compra.
Muitas empresas investem na conquista de clientes e, depois que eles realizam suas compras, deixam de se importar com sua opinião ou demoram para resolver um problema. Acontece que esse é justamente um dos principais erros no atendimento e que, portanto, deve ser evitado.
Nesse caso, seu negócio deve treinar os atendentes para que sejam solícitos em relação às necessidades do consumidor, demonstrem atenção e sejam rápidos na solução de possíveis reclamações.
Dessa forma, mesmo que a primeira experiência não tenha sido tão satisfatória, ele irá considerar o pós venda e pode até mesmo realizar novos negócios com a marca.
Uma equipe experiente e qualificada sem dúvidas faz toda a diferença no atendimento ao cliente. Os colaboradores que trabalham com vendas são os responsáveis pelo contato direto com o consumidor e, por isso, devem estar bem preparados.
É importante que sua empresa invista em treinamentos e capacitações constantes, que tragam informações sobre produtos, formas de atender bem e outros detalhes essenciais para uma boa experiência de compra e um relacionamento positivo.
Para avaliar possíveis erros de atendimento em sua empresa, nada melhor do que ouvir o consumidor, concorda? E isso pode ser feito por meio de pesquisas de opinião e outras estratégias que busquem medir o nível de satisfação em relação à marca.
Do contrário, pode ser que os gestores acreditem que um ótimo atendimento está sendo prestado quando, na verdade, diversas falhas poderiam ser resolvidas com a mensuração do grau de satisfação dos clientes,
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Treinamento, Pós Venda e Mensuração da satisfação do clientes, são o alicerce para uma boa prestação de serviços. Acredito que se bem trabalhados esses pilares o sucesso é automático.