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Estratégia de Gestão de Pessoas: quais são os principais benefícios?

No passado, os funcionários de uma empresa eram vistos apenas como um ativo contábil. Mas com a evolução das relações corporativas, eles passaram a ser considerados verdadeiros colaboradores para os resultados da empresa. Sendo assim, a estratégia de Gestão de Pessoas passou a receber uma atenção especial dos administradores.

Nesse contexto, o setor de Gestão de Pessoas foi se aperfeiçoando com o objetivo de alinhar o desenvolvimento dos colaboradores e o crescimento da empresa. O mais interessante é que esse modelo de administração está intrínseco em todos os processos do RH, desde a seleção de pessoal até o desenvolvimento do time.

Desse modo, os benefícios da estratégia são percebidos no aumento da produtividade, na motivação da equipe, no engajamento do funcionário e no bom clima organizacional. Mas, vejamos mais adiante os detalhes dessa visão estratégica de administrar os recursos humanos da corporação.

O que é estratégia de Gestão de Pessoas?

A estratégia de Gestão de Pessoas é um conjunto de atitudes, técnicas, métodos e implantação de modelos administrativos que visam o desenvolvimento pessoal e profissional do funcionário. Tal desenvolvimento, porém, deve estar alinhado aos objetivos da empresa para que haja um crescimento saudável.

Esse, portanto, é o modelo que vem sendo adotado nos últimos anos no RH das empresas. Mas nem sempre foi assim. Ainda no século 19 surgiram os primeiros departamentos pessoais das empresas com o objetivo de fazer o trabalho burocrático de pagamento e controle da faltas.

Os funcionários, nesse sentido, eram vistos apenas como números. Contudo, com a criação das leis trabalhistas, a partir dos anos 30, as empresas se estruturaram criando os setores de Recursos Humanos. O intuito era conduzir os trabalhos objetivando o respeito à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A partir dos anos 70, as organizações passaram a se preocupar com o comportamento dos funcionários, visando o desenvolvimento pessoal com foco nos resultados da empresa. Mais recentemente, os RHs se abriram para novos processos, com programas de avaliações de desempenho, pesquisas internas, feedbacks sistematizados, planos de carreira, entre outros.

Quais as principais estratégias de Gestão de Pessoas?

Quando se fala em estratégias de Gestão de Pessoas o foco é sempre o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador com o intuito de que essa mudança de mindset reflita no progresso da empresa.

Sendo assim, algumas estratégias podem trazer inúmeros benefícios. Veja algumas delas:

Atenção ao processo de seleção

O gestor de RH deve ter como base a missão, visão e valores da empresa. Tendo esse norte, ele deve desenvolver o processo de recrutamento e seleção de funcionários que possam estar alinhados com a cultura da empresa. É por isso que é tão comum, em processos seletivos, um fit cultural com os candidatos. O processo identifica que as aspirações profissionais do candidato estão em harmonia com as da empresa.

Fale sobre suas expectativas e faturamento

Muitos gestores têm adotado a prática de abrir os números do faturamento e falar sobre as expectativas da empresa perante toda a equipe. Assim, o colaborador se sente parte do negócio e caminha junto com a empresa.

Forneça bons equipamentos e crie oportunidades de crescimento

Não precisa ter equipamentos top de linha para que seus funcionários os operem, mas procure fazer a manutenção periódica e as trocas necessárias. Aproveite também para criar oportunidades para o time, como a participação em premiações ou em palestras de pessoas renomadas.

Tenha uma jornada flexível

Embora o contrato de trabalho estipule uma jornada diária de trabalho, faça acordos com a equipe para tornar a carga horária menos engessada. Permita o trabalho home office e a folga em determinados períodos após uma jornada estendida.

As medidas sugeridas vão demonstrar aos seus colaboradores que ele pertence a uma empresa com visão moderna e aberta a sugestões e métodos inovadores. Se você é gestor, pense em soluções criativas para a sua equipe. Que tal estabelecer o dia do pet na firma, por exemplo? Certamente ações como essa fazem a diferença na motivação.

Quais são os benefícios da boa estratégia de Gestão de Pessoas?

Um estratégia assertiva de Gestão de Pessoas traz diversos benefícios. Eles são sentidos no dia a dia da organização por meio de funcionários mais motivados, aumento da produtividade, melhoria do ambiente de trabalho, maior retenção de talentos, entre outros.

Contudo, o melhor fruto da estratégia adequada de Gestão de Pessoas é um time motivado. Você já deve ter visto pesquisas indicando as melhores empresas para se trabalhar. Afinal, quem não quer viver a experiência de pertencer a uma companhia que tem esse reconhecimento?

A motivação abre caminho para o lucro da empresa. Uma pesquisa da Right Management ouviu 30 mil pessoas no mundo, entre elas 10 mil brasileiros. O levantamento constatou que os profissionais motivados são 50% mais produtivos.

Com boas práticas de Gestão de Pessoas, os colaboradores ficam mais engajados aos propósitos da empresa. Nesse quesito, o brasileiro pode ser considerado um trabalhador que veste a camisa da empresa.

Um estudo da The Marcus Buckingham Company apontou que o Brasil é o terceiro país em engajamento atrás apenas da Índia, em segundo lugar, e dos Estados Unidos e China, que estão empatados em primeiro lugar.

Melhores práticas na estratégia de Gestão de Pessoas

Uma vez que a empresa adota uma estratégia de Gestão de Pessoas, ela não pode descuidar de algumas ações que acabam corroborando esse modelo. Veja a seguir algumas das melhores práticas:

  • Pesquisa de clima organizacional;
  • Cronograma de feedbacks;
  • Reconhecimento de talentos;
  • Comunicação clara;
  • Estímulo ao desenvolvimento pessoal.

Assim sendo, a pesquisa de clima organizacional tem buscado ouvir o funcionário sobre a sua percepção com relação às políticas da empresa, o relacionamento entre funcionários, a postura do gestor etc. Uma dica é obter as respostas de forma anônima para deixar o colaborador mais à vontade.

Feedbacks regulares fazem parte das boas práticas, pois assim evita-se queda na produtividade e perda de talentos. E, por falar em talentos, o reconhecimento das habilidades do funcionário também é uma boa medida, pois aumenta a motivação através de premiações internas e até promoções.

Um dos problemas das organizações são os ruídos na comunicação. Desse modo, manter canais abertos de comunicação, seja na intranet, jornais internos, caixinhas de sugestões e outras soluções são bastante recomendadas.

Por fim, o estímulo ao desenvolvimento pessoal está alinhado à estratégia de Gestão de Pessoas. Há alternativas econômicas na internet, como cursos online, e até convênios com instituições de ensino. Portanto, o gestor de RH tem uma grande missão pela frente para transformar o capital humano da corporação.

Esperamos que o nosso artigo sobre Gestão de Pessoas tenha sido útil para você. Para ter uma gestão de pessoas eficiente é preciso conhecer os desafios para pensar nas soluções. Clique aqui e conheça.

Redação Empresas e Cooperativas

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