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Gestão da felicidade na empresa: você é o responsável

O que uma boa gestão tem a ver com a felicidade? Praticamente, tudo! Colaboradores que veem o local de trabalho como um ambiente agradável, onde se sentem bem e são valorizados, se tornam mais produtivos. E produtividade é tudo para os bons resultados de uma empresa, não é mesmo? Saiba o que é a gestão da felicidade, sua importância e dicas de como aplicá-la na prática em sua organização.

O que é gestão da felicidade?

O conceito pode ser entendido pela união entre trabalho e satisfação pessoal. Fato é que a produtividade aumenta na mesma medida do bem estar de cada colaborador, o que se reflete nos resultados e no lucro de uma empresa.

E o contrário também é verdadeiro. Uma pesquisa realizada pela consultoria, Towers Watson, em 16 países, mostrou que 65% da força de trabalho está desengajada com a empresa de atuação. Somente no Brasil, o prejuízo com o baixo engajamento, segundo a consultoria ISMA-BR, é de R$42 bilhões todos os anos.

Qual a importância de aplicar a gestão da felicidade na sua empresa?

Pelo que você leu logo acima, dá para imaginar o quanto o seu negócio pode estar perdendo por não investir na gestão da felicidade? Isso porque os gestores são os grandes responsáveis por criar um clima organizacional positivo que torne os funcionários satisfeitos.

Se antes o gestor era visto com o chefe, aquele que mandava e os colaboradores executavam, hoje ele é visto como um líder, que deve facilitar a busca de seus funcionários por motivos para trabalhar e conciliar os objetivos pessoais deles com as metas da organização.

Atualmente, o que se vê também são pessoas que se importam menos com o aspecto monetário e mais com um ambiente de trabalho saudável, tornando a gestão da felicidade como um fator essencial de uma gestão moderna.

Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Bain in Company, 15% dos executivos entrevistados já aceitaram redução no salário para atuarem em empresas que adotam práticas sustentáveis.

Ou seja, se você pretende atrair e reter bons profissionais, a gestão da felicidade deve ser tratada com seriedade em sua organização.

Quais atitudes podem ser tomadas na prática?

Agora que você já sabe do que se trata a gestão da felicidade e sua importância, que tal começar a aplicar o conceito em sua empresa e melhorar os resultados? Veja agora algumas dicas do que pode ser feito para tornar seus colaboradores mais satisfeitos:

Incentive o bem-estar

Durante a jornada de trabalho, se não há algum tipo de intervalo, os funcionários podem acabar desgastados e perder horas preciosas sem produzir o esperado.

Por isso, você pode estimular o bem estar dos seus colaboradores com algumas atitudes, como locais e horários para voltados para o descanso, oferecer ginástica laboral, yoga, ou qualquer outra atividade que tire as atividades do foco por alguns momentos.

Tenha uma marca engajada

Hoje, tanto para o consumidor quanto para os colaboradores de uma empresa, é importante que a marca, além de oferecer produtos e serviços, também tenha um propósito para o benefício coletivo, seja ofertando conteúdos de qualidade para determinado público ou apoiando causa sociais.

Promova inserção na gestão

Ao sentir que fazem parte, em menor ou maior grau, das decisões da empresa por essa promover o diálogo aberto, os colaboradores sentem-se mais motivados e, com isso, produzem mais e de forma eficiente.

Por isso, aceitar opiniões e promover debates ajuda a deixar os funcionários mais satisfeitos e, com isso, melhorar o clima organizacional e reter talentos.

Una as equipes

Muitas vezes, por mais que colaboradores atuem na mesma empresa, suas amizades não vão além do departamento em que trabalham. Porém, bons relacionamentos no ambiente corporativo são auxiliares da gestão da felicidade.

A dica nesse caso é promover confraternizações e outros encontros nos quais todas as equipes estejam reunidas e possam interagir.

Dê feedbacks constantes

A gestão da felicidade também está ligada a oferecer aos colaboradores feedbacks constantes sobre a sua atuação dentro da empresa. Isso faz com que eles possam saber onde estão acertando e quais os pontos podem ser melhorados por meio de críticas construtivas. Sem dúvidas, isso só colabora para os bons resultados da organização.

Proporcione oportunidades de crescimento

Bons profissionais almejam evoluir profissionalmente. Porém, se eles atuam em organizações em que não há plano de carreira ou outra perspectiva de crescimento, é possível que eles partam para outras oportunidades que os ajudem a cumprir com esse objetivo.

Por isso, é importante que a empresa ofereça oportunidades de crescimento e as deixem claras para os funcionários.

Como você pôde ver nesse artigo, incluir a gestão da felicidade como uma estratégia da sua empresas só traz benefícios, entre eles, sem dúvidas, o aumento dos lucros.

Você conhece o segredos das empresas que conquistam crescimento perene? Então confira essa leitura: Empresas Feitas para vencer.

Redação Empresas e Cooperativas

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  • É de grande valia trabalhar em um ambiente em que possa se sentir bem em todos os aspectos, principalmente quando se trabalha em algo que gosta e acredita. Missão, Visão e Valores bem claros e definidos, ajudam e muito para que essa empatia e sinergia entre colaboradores e organização tenham e tragam bons resultados, tanto financeiros como motivacionais.

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