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Inspire-se: De remédio à bebida mais consumida no mundo. Conheça a história da Coca-Cola

Antigamente ações publicitárias eram vistas como desnecessárias. Asa Griggs Candler mudou completamente esse conceito, quando transformou um tônico que agia contra dores de cabeça na bebida mais famosa do mundo – Coca Cola. As estratégias de marketing posicionaram a marca a frente do seu tempo.

Com um investimento inicial de US$ 2,3 mil, o fundador da Coca-Cola conseguiu erguer um império que hoje fatura US$ 78 bilhões ao redor do mundo inteiro, sendo uma das bebidas mais consumidas ao redor do planeta, além de ter se tornado referência na sociedade de consumo.

Se interessou? Confira como foi o desenrolar dessa história de sucesso e inspire-se!

Por trás do início da Coca-Cola

Asa Griggs Candler nasceu no ano de 1851 em Villa Rica, na Geórgia. Um dos 11 filhos do comerciante e agricultor Samuel Candler, sempre teve como base da sua educação a ética no trabalho. Educado e seguindo os ensinamentos herdados da família, entrou no ramo farmacêutico na cidade de Atlante e tornou-se um fabricante de remédios bem-sucedido.

Até o ano de 1888, Candler se manteve estável no ramo que havia escolhido, até encontrar o também farmacêutico John Stith Pemberton que havia criado o remédio para dor de cabeça Coca-Cola, chamando a atenção de Asa que enxergara algo além da utilidade medicinal. Esse interesse o fez comprar a patente do xarope por US$ 2,3 mil para que pudesse explorá-lo.

Primeiros passos

Em uma época onde a publicidade era escassa, beirando nula, Candler em uma atitude visionária passou a vender o até então remédio como refrigerante, fazendo o marketing do seu produto nos principais jornais locais, muitas vezes utilizando uma página inteira ofertando uma bebida saborosa e refrescante.

Esse tino publicitário impulsionou as vendas da Coca-Cola, tornando-as dez vezes maiores em 1892. Percebendo o sucesso e o quão promissor poderia ser o novo projeto, resolveu abandonar o ramo farmacêutico para se dedicar somente à nova empreitada. Ao lado de seu irmão e mais quatro sócios, fundou a Coca-Cola Company, tendo um capital inicial de US$ 100 mil.

Em 1893 patenteou a marca Coca-Cola nacionalmente e, em mais uma estratégia de marketing, passou a oferecer cupons que valiam um copo da bebida grátis, ampliando o conhecimento das pessoas sobre o produto. A fim de ganhar mais visibilidade no mercado, passou a produzir brindes que continham a marca.

Expansão da marca

Com o aumento da demanda, se viu a necessidade de criar uma sede além de Atlanta. Com isso, vieram as unidades de Dallas, Chicago e Los Angeles respectivamente. Ao mesmo tempo, Candler passou a espalhar fábricas em locais estratégicos que facilitassem a distribuição das bebidas, tornando a Coca-Cola conhecida em vários locais dos Estados Unidos em pouco tempo.

Mediante o crescimento da marca, Candler expandiu os negócios, atuando também no ramo imobiliário e bancário. Manteve-se no comando de suas empresas até o ano de 1916, quando se tornou o prefeito de Atlanta.

Em meio aos problemas da situação fiscal da cidade, resolveu passar o comando dos negócios para os filhos, permanecendo assim até o ano de 1922, quando terminou seu mandato e os seus filho resolveram vender a Coca-Cola para um grupo de investidores.

Nesse período a situação de Candler já estava debilitada, o que o levou a doar parte de sua fortuna para Igreja Metodista. No ano de 1926, o fundador da Coca-Cola sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) que o deixou incapacitado quase por completo. Três anos após o ocorrido, veio a falecer.

Olhando a história da Coca-Cola, é possível notar que ações de marketing quando bem realizadas, podem trazer bons proventos a qualquer negócio.

Candler persistiu e tornou a marca de refrigerantes uma das maiores empresas do mundo, que continuou em ascensão mesmo após a sua morte. Em 2013 o faturamento de US$ 78,4 bilhões,  34 milhões de vezes maior que o investido por Candler ao adquirir a patente.

Atualmente a Coca-Cola conta com um dos maiores orçamentos publicitários do mundo inteiro, o que resulta o consumo de 10 mil unidades da bebida por segundo.

O que achou da história dessa gigante de mercado? Veja também a história da Cacau Show e inspire-se!

Redação Empresas e Cooperativas

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