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Gestão de compras: tão importante quanto vender é comprar bem

Para que uma empresa tenha sucesso, ou seja, seus lucros sejam conforme a expectativa, é necessário que o empreendedor atente para uma série de fatores. Entre eles está o ato de comprar bem e de forma organizada para que não faltem e nem sobrem suprimentos e os preços sejam os mais vantajosos. E é aí que entra uma boa gestão de compras.

Ela é uma atividade essencial para uma gestão eficiente que, consequentemente, contribui para os bons resultados. Isso porque, caso as compras de uma empresa não sejam estrategicamente organizadas, é possível que essa gaste boa parte de sua receita com elas e acabe contando com uma pequena margem de lucro ou, até mesmo, ficando no prejuízo.

Mas afinal, o que é gestão de compras?

A gestão de compras, também conhecida como administração de compras, é responsável por realizar, de forma eficiente, a aquisição de materiais e matérias-primas para uso interno de uma empresa.

A atividade inclui cálculos relacionados à estoque e depreciação, além da verificação dos sistemas de custeio e análise de instalações.

Empresas que aplicam o processo com seriedade conseguem aproveitar melhor os seus recursos e, com isso, evitar gastos desnecessários ou exagerados com produtos, os quais podem acabar se depreciando ou até mesmo nunca serem utilizados.

A partir de um bom planejamento, elaborado por um gestor de compras, as aquisições são feitas no momento certo e na quantidade apropriada. Além disso, por meio de pesquisas do setor, é possível contar com os melhores fornecedores.

A gestão de compras auxilia, ainda, na manutenção do fluxo contínuo de matérias-primas e suprimentos para que a empresa permaneça com os seus processos sem a dor de cabeça e o atraso que trazem a falta de produtos.

Como fazer uma gestão de compras na prática?

Pelo que mostramos até aqui, você já sabe que incluir a gestão de compras no planejamento de uma empresa só traz benefícios, além de evitar prejuízos desnecessários. E como fazer isso na prática?

Veja as dicas a seguir:

Registre entradas e saídas

Para se ter noção dos valores gastos em materiais e produtos, além de saber o que é necessário comprar para o bom andamento da empresa, você deve ter um registro minucioso de todas as entradas e saídas.

E para auxiliar a sua empresa nessa tarefa, estão disponíveis no mercado diversos softwares e aplicativos que facilitam o monitoramento dos processos.

Padronize produtos e descrições

Sua empresa pode até ter controle das compras, mas se o estoque não contar com descrições padronizadas, as quais permitem que os produtos estejam separados em suas respectivas categorias, pode haver confusão e, com isso, desperdício de materiais.

Uma dica é criar códigos que identifiquem cada tipo de produto e, dessa forma, o processo fique mais organizado.

Faça uma análise do fluxo de vendas

Para uma gestão de compras assertiva, é necessário que a empresa dê atenção para o seu fluxo de vendas. Dessa forma, é possível saber, por exemplo, quais produtos são vendidos durante o ano e se alguns deles sofrem sazonalidade.

Com isso, as aquisições são adequadas para cada período, evitando que produtos fiquem parados em estoque e acabem saindo da validade ou defasados no mercado.

Por meio do fluxo de vendas, sua empresa pode elaborar um calendário de compras de cada item, segundo as informações que constam nas análises. Dessa forma, mantém um estoque adequado e ainda reduz custos.

Tenha conhecimento dos fornecedores

Bons fornecedores são grandes aliados na reputação e também nos lucros de uma empresa, já que tão importante quanto vender bem, é comprar bem.

Por isso, é indicado que o empreendedor tenha diversas opções de parceria e análise quais delas trazem maior custo-benefício. Durante a escolha dos fornecedores, é indicado verificar, além de preço, a sua credibilidade no mercado, as condições de entrega e a disponibilidade dos produtos.

A partir dessas dicas, sua empresa pode começar a fazer uma gestão de compras mais organizada e assertiva, de forma com que as aquisições tragam, além de economia, maiores rendimentos.

Nosso artigo foi útil para você? Então conheça 7 dicas de vendas infalíveis para trazer resultados ao seu negócio!

 

 

Redação Empresas e Cooperativas

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  • Segundo pesquisas, grande parte do prejuízo de uma empresa é proveniente do processo de compras feito de maneira totalmente equivocada. Colocando isso na ponta do lápis, esse equívoco, pode se tornar uma grande dor de cabeça.

  • Saber comprar também é uma arte! Valiosas são as dicas para que possamos fazê-lo de maneira eficaz e bem feita!

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