A gestão de crise empresarial é fundamental para o equilíbrio de qualquer negócio. Ela deve ser feita mesmo quando o mercado está estabilizado pois nunca se sabe o que está por vir, como é o caso da inesperada crise gerada pela pandemia de coronavírus.
Como muitos gestores não estavam preparados para esse imprevisto, acabaram sofrendo grandes impactos negativos em seus empreendimentos.
No entanto, há os que estavam precavidos para momentos de dificuldades, esses conseguiram transformar um cenário ruim em boas oportunidades.
Podemos citar como exemplo fábricas de perfume e bebidas que passaram a produzir álcool gel para suprir a demanda da pandemia. Uma ótima estratégia, tendo em vista que a procura por esses produtos diminuiu consideravelmente durante o período.
Se você é gestor de alguma empresa, continue a leitura. No post de hoje nós vamos te dar ótimas dicas de como agir em um cenário de incertezas.
A gestão de crise empresarial serve para manter o funcionamento do negócio mesmo em momentos incertos.
Essa estratégia visa identificar riscos e ameaças ao desempenho da empresa, examinando os seus impactos e promovendo ações para amenizar os seus efeitos.
As crises ocorrem por diversos motivos, tais como o aumento de preços por parte dos fornecedores ou criação de novas leis e regulamentações.
É possível contar com a ajuda de especialistas para prever cenários que possam afetar o negócio, como o aumento da inflação, por exemplo. No entanto, eles não são capazes de antever todas as situações, como é o caso de uma pandemia.
Conheça abaixo os principais tipos de crise empresarial e como evitá-las:
Essa crise é caracterizada por um alto índice de inadimplência e dificuldades de honrar os compromissos financeiros. Nessa situação, um bom gerenciamento das finanças pode ser eficaz.
Está relacionado com as possíveis falhas que podem ocorrer nos maquinários essenciais para o funcionamento da empresa. Realizar manutenções periódicas e preventivas é altamente recomendado nesses casos.
A situação econômica do país pode afetar bastante os resultados empresariais. Por esse motivo, análises constantes desse cenário são essenciais para reduzir ou até mesmo evitar danos.
Esse é um dos tópicos que sempre deve estar em pauta quando o assunto é gestão de crise empresarial. Esses boatos podem ser espalhados por concorrentes ou até mesmo clientes insatisfeitos e necessitam de atenção imediata, pois precisam ser neutralizados.
Nesses casos é ideal contar com uma equipe de comunicação ou empresa especializada para resolver qualquer mal-entendido, principalmente nas redes sociais.
Os desastres naturais são imprevisíveis. No entanto, é possível fazer um estudo de viabilidade no local da instalação do empreendimento, identificando quais são os possíveis riscos e com isso aumentar a proteção. Em algumas situações é recomendado contratar um seguro contra catástrofes, por exemplo.
Esse tipo de crise está relacionado com vazamentos de produtos inflamáveis ou tóxicos e danos estruturais, por exemplo. O melhor meio de prevenção nesses casos é seguir corretamente as regulamentações do setor e seguir sempre os protocolos de segurança.
Refere-se a conflitos judiciais que podem trazer prejuízos financeiros e reputacionais. Para evitar essa situação é recomendado priorizar a resolução de qualquer questão de forma amigável.
Esse tipo de crise se dá em decorrência de ações de criminosos, tais como hackers e ladrões. Para evitar essas situações é recomendado em investir em segurança eletrônica e sistemas de proteção.
Refere-se a manchas na imagem e reputação da empresa. Podemos citar como exemplo a grande rede de supermercados Carrefour, que é frequentemente protagonista de várias polêmicas que afetaram negativamente o nome da empresa.
Nesses casos é necessário criar estratégias para recuperar o prestígio da instituição, provando para os consumidores que houve uma mudança real. Entretanto, em algumas situações esse erro pode ser irreparável, manchando a marca para sempre.
A gestão de crise empresarial é um processo que abrange todos os departamentos. Portanto,
quando surgirem problemas, é responsabilidade do gestor convocar os representantes das mais diversas áreas como recursos humanos, marketing e financeiro, por exemplo.
Uma estratégia de recuperação para esses momentos é mais eficaz quando envolvem diversos pensamentos e sugestões diferentes.
Confira abaixo as melhores práticas da gestão de crise empresarial e esteja preparado para agir em um cenário de incertezas.
Em momentos de crise é essencial que todos ‘falem o mesmo idioma’. Ajuste com todos da empresa qual é a mensagem que irá ser repassada diante do problema. Isso é fundamental para que não ocorra falhas na comunicação que possam prejudicar ainda mais a situação do negócio.
Essa estratégia é especialmente importante em casos de crise de imagem. Voltando ao exemplo da rede Carrefour, não seria ideal que todos os funcionários se submetessem a entrevistas com a imprensa e cada um comentasse uma versão diferente dos fatos.
É altamente recomendado designar apenas uma pessoa para essa tarefa.
Fazer uma avaliação prévia do comportamento dos colaboradores em momentos de crise é altamente recomendado para promover treinamentos e melhorias nos pontos vulneráveis.
Para isso, é possível contar com a ajuda de softwares que analisam o perfil de cada profissional e emitem um relatório dos resultados encontrados.
A comunicação com o público é fundamental na gestão de crise empresarial, principalmente quando o problema envolve o cliente. Um bom relacionamento com os consumidores pode inclusive evitar problemas judiciais.
Em momentos de crise financeira a melhor opção é reduzir os custos para aumentar a sobrevida da empresa no curto prazo.
Existem algumas despesas desnecessárias que podem ser eliminadas agora mesmo. Elas podem parecer insignificantes, porém quando somadas podem resultar em um valor considerável no final do mês.
Descubra os principais gastos dispensáveis:
Se a previsão da crise for de curto prazo, é recomendado postergar as dívidas até que a situação se normalize.
Sendo assim, entre em contato com fornecedores para renegociar preços e condições de pagamento. Além disso, se possível tente negociar também as dívidas bancárias e estender os prazos de vencimento.
Um dos pontos mais importantes da gestão de crise empresarial é saber identificar as oportunidades.
Para isso, avalie quais são as novas demandas do mercado e o que a sua empresa pode fazer para supri-las.
Muitas vezes não é preciso inovar totalmente os serviços, apenas adaptá-los para que eles se ajustem as novas exigências.
Infelizmente, momentos de crise uma hora ou outra vão acontecer, independentemente do tipo da organização ou do setor em que ela está inserida. Por esse motivo, é preciso estar preparado para as mais diversas situações a fim de que os danos causados sejam os menores possíveis.
Evite a crise empresarial, conheça as melhores práticas de gestão financeira para sua empresa.
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