A gestão de enfermagem é uma área cuja presença é fundamental nos setores da saúde, estando presente nas clínicas e hospitais, sejam estes da rede pública ou particular, independentemente se voltado para o atendimento generalizado ou especializado, de grande ou pequeno porte.
O gestor essa área não atua diretamente no atendimento de pacientes, mas sim na coordenação de todos os sistemas que, de maneira indireta, resultam na qualidade do atendimento, e no bem-estar dos profissionais envolvidos.
Continue lendo para saber como essa função contribui para o sucesso da instituição.
De maneira bem literal “gestão de enfermagem” é a área gerencial voltada para o planejamento, organização, controle e direção.
Ou seja, a partir das necessidades de cada organização e seus respectivos funcionários e pacientes, a gestão de enfermagem irá buscar soluções para organizar e melhorar os processos do dia a dia de trabalho. E isso não apenas de maneira técnica, mas também na gestão de pessoas.
É, basicamente, a gestão de pessoas, processos, recursos e conhecimentos em uma clínica ou instituição hospitalar.
Além da graduação, o enfermeiro ou profissional de saúde precisa se especializar em gestão e buscar continuamente atualização profissional em técnicas administrativas, na sua área de formação e conhecimento de diversos setores.
Esta posição tem responsabilidades semelhantes às da área de gestão, mas é especificamente focada no setor hospitalar.
Isso inclui, por exemplo:
Em síntese, as principais funções do gestor de enfermagem são de melhorias nas práticas e planejamentos dos cuidados de enfermagem e no suporte aos profissionais envolvidos.
As Hard Skills nada mais são que habilidades e conhecimentos técnicos imprescindíveis para o desempenho da função de gestão no setor de enfermagem.
Um dos aspectos mais importantes é ter conhecimento técnico sobre a área administrativa, procedimentos, instrumentos e suas respectivas rotinas, principalmente na administração hospitalar.
Da mesma forma, os conhecimentos técnicos oriundos de uma graduação de enfermagem. Isso inclui, por exemplo, noções sobre o funcionamento de equipamentos e medicamentos, sobre a realização de procedimentos, organização de prontuários, compreensão de diagnóstico, etc.
E, ainda, os conhecimentos técnicos dentro dos sistemas utilizados pelo hospital ou clínica na organização de pacientes e prontuários, agendamento, elaboração de relatórios, gerenciamento de estoque, entre outros.
Assim, é indispensável que um gestor de enfermagem tenha graduação na área da saúde, especialização em gestão e administração e esteja constantemente buscando cursos de extensão em setores individuais dessas duas áreas.
Um gestor de enfermagem precisa desenvolver habilidades interpessoais que integrem suas funções gerenciais e de enfermagem.
Soft skills relacionadas à liderança são, por exemplo: capacidade de organização, noções de planejamento, boa comunicação, raciocínio lógico, noção de urgência e emergência, trabalho em equipe, paciência, divisão de tarefas e zelo pelos pacientes e demais colegas de profissão.
E, da mesma forma que as “hard skills”, as “soft skills” também podem ser desenvolvidas, no dia a dia do trabalho e por meio de cursos e workshops profissionalizantes e de especialização.
O papel do gestor de enfermagem na administração de pessoas é de suma importância na manutenção da eficiência e qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.
Esse profissional tem a responsabilidade de desenvolver e gerenciar seu time de colaboradores e colegas de profissão.
Para cumprir suas funções, ele deve identificar e atender às necessidades dos pacientes, investigar e resolver problemas relacionados ao cuidado, gerenciar pessoas e recursos de maneira eficiente, e comunicar pontos positivos e negativos aos colaboradores para melhorias contínuas.
Além disso, o gestor deve orientar a equipe na divisão de tarefas, proporcionar momentos de descanso para a equipe quando necessário, e oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional para os colaboradores.
A importância da gestão de enfermagem eficiente para o sucesso de clínicas e hospitais inclui:
A gestão de enfermagem contribui diretamente com a satisfação das pessoas atendidas pela instituição de saúde, por isso, deve ser realizada de maneira eficiente.
Afinal, a experiência do paciente pode impactar diretamente a imagem da sua clínica ou hospital? Descubra o porquê!
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…