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Gestão de Enfermagem e sua Importância para o Sucesso da Instituição de Saúde

A gestão de enfermagem é uma área cuja presença é fundamental nos setores da saúde, estando presente nas clínicas e hospitais, sejam estes da rede pública ou particular, independentemente se voltado para o atendimento generalizado ou especializado, de grande ou pequeno porte.

O gestor essa área não atua diretamente no atendimento de pacientes, mas sim na coordenação de todos os sistemas que, de maneira indireta, resultam na qualidade do atendimento, e no bem-estar dos profissionais envolvidos.

Continue lendo para saber como essa função contribui para o sucesso da instituição.

 

O que é gestão de enfermagem?

De maneira bem literal “gestão de enfermagem” é a área gerencial voltada para o planejamento, organização, controle e direção.

Ou seja, a partir das necessidades de cada organização e seus respectivos funcionários e pacientes, a gestão de enfermagem irá buscar soluções para organizar e melhorar os processos do dia a dia de trabalho. E isso não apenas de maneira técnica, mas também na gestão de pessoas.

É, basicamente, a gestão de pessoas, processos, recursos e conhecimentos em uma clínica ou instituição hospitalar.

Além da graduação, o enfermeiro ou profissional de saúde precisa se especializar em gestão e buscar continuamente atualização profissional em técnicas administrativas, na sua área de formação e conhecimento de diversos setores.

 

Quais são as principais funções do gestor de enfermagem?

Esta posição tem responsabilidades semelhantes às da área de gestão, mas é especificamente focada no setor hospitalar.

Isso inclui, por exemplo:

  • Administração de recursos;
  • Análise de dados e resultados;
  • Elaboração de relatórios;
  • Estabelecer um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os envolvidos;
  • Gestão de qualidade;
  • Identificação de urgências e emergências médicas;
  • Implementação de melhorias;
  • Manutenção de estoque;
  • Organização de escala de funcionários;
  • Organização de horários de procedimentos e atendimentos;
  • Planejamento estratégico para a instituição;
  • Promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

 

Em síntese, as principais funções do gestor de enfermagem são de melhorias nas práticas e planejamentos dos cuidados de enfermagem e no suporte aos profissionais envolvidos.

 

Quais são as hard skill indispensáveis a um gestor de enfermagem?

As Hard Skills nada mais são que habilidades e conhecimentos técnicos imprescindíveis para o desempenho da função de gestão no setor de enfermagem.

Um dos aspectos mais importantes é ter conhecimento técnico sobre a área administrativa, procedimentos, instrumentos e suas respectivas rotinas, principalmente na administração hospitalar.

Da mesma forma, os conhecimentos técnicos oriundos de uma graduação de enfermagem. Isso inclui, por exemplo, noções sobre o funcionamento de equipamentos e medicamentos, sobre a realização de procedimentos, organização de prontuários, compreensão de diagnóstico, etc.

E, ainda, os conhecimentos técnicos dentro dos sistemas utilizados pelo hospital ou clínica na organização de pacientes e prontuários, agendamento, elaboração de relatórios, gerenciamento de estoque, entre outros.

Assim, é indispensável que um gestor de enfermagem tenha graduação na área da saúde, especialização em gestão e administração e esteja constantemente buscando cursos de extensão em setores individuais dessas duas áreas.

 

Quais soft skills são importantes para um gestor de enfermagem?

Um gestor de enfermagem precisa desenvolver habilidades interpessoais que integrem suas funções gerenciais e de enfermagem.

Soft skills relacionadas à liderança são, por exemplo: capacidade de organização, noções de planejamento, boa comunicação, raciocínio lógico, noção de urgência e emergência, trabalho em equipe, paciência, divisão de tarefas e zelo pelos pacientes e demais colegas de profissão.

E, da mesma forma que as “hard skills”, as “soft skills” também podem ser desenvolvidas, no dia a dia do trabalho e por meio de cursos e workshops profissionalizantes e de especialização.

 

Qual é o papel do gestor de enfermagem na administração de pessoas?

O papel do gestor de enfermagem na administração de pessoas é de suma importância na manutenção da eficiência e qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.

Esse profissional tem a responsabilidade de desenvolver e gerenciar seu time de colaboradores e colegas de profissão.

Para cumprir suas funções, ele deve identificar e atender às necessidades dos pacientes, investigar e resolver problemas relacionados ao cuidado, gerenciar pessoas e recursos de maneira eficiente, e comunicar pontos positivos e negativos aos colaboradores para melhorias contínuas.

Além disso, o gestor deve orientar a equipe na divisão de tarefas, proporcionar momentos de descanso para a equipe quando necessário, e oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional para os colaboradores.

 

Qual a importância de uma gestão de enfermagem eficiente para o sucesso da clínica ou hospital?

A importância da gestão de enfermagem eficiente para o sucesso de clínicas e hospitais inclui:

 

  • Garantia da saúde, segurança e satisfação dos pacientes: uma gestão de enfermagem eficaz é crucial para garantir que os pacientes recebam cuidados de qualidade e atendimento adequado;
  • Execução pontual dos procedimentos médicos: A gestão de enfermagem irá coordenar e garantir que todos os procedimentos sejam realizados de maneira correta e conforme a escala recomendada pelos médicos;
  • Coordenação eficaz do pessoal e recursos: A gestão de enfermagem será responsável por coordenar todos os enfermeiros, técnicos, assistentes e demais envolvidos para garantir que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente;
  • Funcionamento adequado do dia a dia hospitalar: sem uma gestão de enfermagem eficaz, o dia a dia de uma clínica ou hospital não funcionaria de maneira adequada, prejudicando a qualidade dos serviços prestados.

 

Considerações finais

A gestão de enfermagem contribui diretamente com a satisfação das pessoas atendidas pela instituição de saúde, por isso, deve ser realizada de maneira eficiente.

Afinal, a experiência do paciente pode impactar diretamente a imagem da sua clínica ou hospital? Descubra o porquê!

Redação Empresas e Cooperativas

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