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Gestão de Pessoas nas Empresas: Do Conceito a Operação

Investir em gestão de pessoas nas empresas é essencial para fortalecer o capital humano, que são os colaboradores.

Máquinas são operadas por pessoas, tecnologias são feitas e usadas por pessoas, os produtos e serviços são comprados e vendidos por pessoas. Ou seja, tudo gira em torno disso, e a administração dos recursos humanos é indispensável para o sucesso de uma organização.

Independentemente do porte da empresa, essa área deve ser vista como prioridade, já que é capaz de potencializar significativamente os resultados.

Continue lendo esse texto e confira desenvolver uma política de gestão de pessoas eficiente!

 

Qual é a função e objetivo da política de gestão de pessoas?

A gestão de pessoas nas empresas visa incorporar uma cultura organizacional saudável aos colaboradores. Ela tem como objetivo garantir que todos trabalhem segundo as leis e valores da organização.

Além disso, a gestão de pessoas tem diversas atribuições, tais como encontrar novos talentos, manter os profissionais satisfeitos e engajados, fazer o treinamento e desenvolvimento, entre outros.

Dentre os principais objetivos dessa área está a formação de colaboradores que considerem sempre o desenvolvimento pessoal e organizacional.

De forma resumida, a gestão de pessoas é descrita pela sigla ARM:

  • Atrair;
  • Reter;
  • Motivar.

 

Pilares da gestão de pessoas

A gestão de pessoas nas empresas é norteada por 5 pilares que devem ser seguidos visando atingir os objetivos. Confira quais são:

  • Motivação: conheça seu time e invista naquilo que motiva a cada um deles, dessa forma, você consegue desenvolver estratégias que o ajudam a entregar os melhores resultados;
  • Comunicação: seja claro e objetivo no momento de se comunicar. Falhas no processo de comunicação podem gerar incompreensão e retrabalho;
  • Conhecimento e habilidade: conheça as habilidades de cada um de seus profissionais e invista no talento deles;
  • Treinamento e desenvolvimento: treine e desenvolva o conhecimento e habilidade que ainda não foi adquirido ou que precisa ser melhorado. Lembre-se: investir em seu colaborador é investir em sua empresa, pois ele é o responsável por trazer os resultados;
  • Trabalho em equipe: para alcançar melhores resultados, a cooperação é essencial para o time. Por isso, promova reuniões, dinâmicas, entre outras ações que ajudam na união de seu time.

 

Qual a importância da política de gestão de pessoas para as empresas?

Os colaboradores são os responsáveis por trazer os resultados para uma empresa, por isso, eles são o ativo mais importante dela.

Diante disso, a gestão de pessoas se torna de extrema importância, pois, afinal, ela é responsável por cuidar de cada um dos colaboradores.

Além disso, esse tipo de gestão ainda dá suporte aos líderes e estimula o comportamento colaborativo.

Inclusive, ela ainda é responsável por estimular a inovação e a criatividade dentro da empresa.

 

Vantagens da gestão de pessoas

A gestão de pessoas para as empresas traz inúmeros benefícios. Dentre eles podemos citar:

Como desenvolver uma política de gestão de pessoas estratégica nas empresas?

A gestão de pessoas traz diversas vantagens para as organizações e colaboradores. Mas para que essas vantagens sejam vistas no dia a dia, é necessário desenvolvê-la de maneira eficaz.

Diante disso, separamos as melhores práticas para você conferir:

 

Faça um planejamento estratégico

Para qualquer objetivo, seja ele pessoal ou organizacional, o planejamento é a peça-chave para o alcance das metas. Quando se planeja, ainda que algo saia diferente do programado, é possível recorrer ao plano B e dar seguimento nos processos.

 

Defina um orçamento anual

Um orçamento anual é importante para organizar questões como salários, promoções e bônus aos colaboradores, além de facilitar a implantação de estratégias que requerem determinados investimentos ou outras demandas pontuais.

 

Conheça o seu time

Para determinar as ações adequadas aos colaboradores e responsáveis ​​por essas estratégias, é necessário um entendimento abrangente dos gestores de recursos humanos de acordo com as diretrizes aplicáveis ​​a todas as áreas da empresa.

 

Revise o documento periodicamente

A revisão é indispensável para a política de gestão de pessoas na sua empresa, pois com ela é possível corrigir possíveis erros e ajustá-los antes de divulgar o documento para os colaboradores, evitando assim problemas maiores.

Além disso, pode acontecer de as informações mudarem após algum período, e assim a política precisa ser reajustada. Portanto, é indispensável programar revisões periódicas a fim de manter o documento sempre atualizado.

 

Tenha uma política clara

É fundamental que a política de gestão de pessoas nas empresas seja clara e direta, dessa forma, evita-se duplas interpretações, dúvidas e possíveis erros gerados por mal elaboração do documento.

Sendo assim, desenvolva uma política com linguagem simples e de fácil entendimento. É preciso que ela seja transparente e esteja acessível a todos.

 

Divulgue a política

Por fim, não adianta possuir uma boa política se os colaboradores não têm conhecimento dela. Para isso, faça ações de divulgação do documento para que todos estejam cientes das diretrizes e alcancem um bom resultado.

 

O que não pode faltar na sua política de gestão de pessoas?

Para que a política de gestão de pessoas alcance um bom resultado em sua empresa, existem elementos essenciais que você precisa incluir. Confira:

 

Processos essenciais em gestão de pessoas

De acordo com o autor Chiavenato, há 6 processos essenciais na gestão de pessoas nas empresas: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Veja cada um em detalhes abaixo:

 

  • Agregar: Identificar o perfil de profissionais desejados e elaborar os processos de recrutamento e seleção dos novos talentos. Essa etapa serve tanto para seleções internas quanto externas.
  • Aplicar: Isso inclui a projeção dos cargos vagos, o seu desenho e atributos necessários para o preenchimento. Após a contratação é a hora de apresentar o talento a equipe, suas responsabilidades e cultura corporativa para explicar a missão, a visão e os valores.
  • Recompensar: Definição da remuneração dos colaboradores, bem como bonificações e incentivos.
  • Desenvolver: Nada mais é que capacitar os funcionários por meio de treinamentos e outros recursos de educação corporativa, visando extrair o máximo potencial da equipe.
  • Manter: Preocupa-se com a retenção de talentos, visando manter os colaboradores satisfeitos proporcionando qualidade de vida no trabalho, saúde e segurança em geral.
  • Monitorar: O último processo consiste em acompanhar os resultados dos profissionais. Isso pode ser feito no dia a dia, com a vigilância das atividades ou por meio da tecnologia com indicadores de desempenho, por exemplo.

 

Quais são as áreas que compreendem a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas nas empresas é bem abrangente, diversas áreas de atuação fazem parte do trabalho desse setor, dentre elas podemos citar:

  • Recrutamento e seleção;
  • Departamento pessoal;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Remuneração, Benefícios e Áreas de Atuação;
  • Questões relacionadas aos Recursos Humanos.

 

Quais são os erros mais comuns na gestão de pessoas nas empresas?

Encontrar os melhores talentos e atraí-los para a sua organização não é uma tarefa fácil, mas ao concluir essa etapa, é necessário se preocupar em mantê-los.

Muitas empresas acabam perdendo grandes profissionais por erros evitáveis. Pensando nisso, reunimos abaixo os erros mais comuns na gestão de pessoas para você evitar e, assim, reter os seus colaboradores. Confira:

 

1- Acreditar que os colaboradores nunca vão sair da empresa

É comum gestores acharem que determinado talento nunca irá embora da empresa. Mas a verdade é que isso pode sim acontecer, ainda que ele tenha anos de trabalho na organização. E isso pode ocorrer por inúmeros motivos, dentre eles acreditar que não há mais como evoluir na organização.

Sendo assim, nunca suponha que um talento irá permanecer na empresa. Trabalhe sempre com a possibilidade de ele sair e, portanto, crie estratégias para fazê-lo ter vontade de ficar!

 

2- Processo de recrutamento e seleção muito extenso

Demorar muito para finalizar um processo de contratação pode te fazer perder um grande talento, principalmente se ele tiver mais de uma proposta de trabalho para escolher.

Recrutamentos demorados passam insegurança para os candidatos, podendo afastar bons profissionais da empresa.

 

3- Deixar a contratação para a última hora

Deixar os processos de recrutamento e seleção para a última hora pode te levar a tomar decisões erradas. Isso porque na pressa de contratar, o candidato não é avaliado da forma como deveria e o risco de admitir um colaborador inadequado para a vaga e para a empresa é maior.

 

4- Não investir na educação corporativa

O mundo dos negócios está em constante evolução, seja em tecnologias, equipamentos e processos. Deixar de atualizar os colaboradores é uma péssima escolha para a instituição. O treinamento e desenvolvimento da equipe deve ser visto como uma prioridade, afinal, por meio dele é possível impulsionar os resultados da empresa.

Atualmente, não é preciso um alto investimento para capacitar os profissionais. Os recursos digitais de educação corporativa proporcionam um excelente custo-benefício.

 

5- Falta de comunicação clara e objetiva

Uma boa comunicação é indispensável para a gestão de pessoas nas empresas. Comunicar os colaboradores com antecedência, clareza e objetividade ajuda a evitar falhas de interpretação, divulgação de informações falsas e o retrabalho causado pela falta de entendimento.

 

6- Não valorizar os colaboradores

Todo mundo espera que o seu trabalho seja valorizado, seja pelos clientes, pelos gestores ou demais colegas. Com os colaboradores, não é diferente.  A valorização faz com que eles trabalhem com mais satisfação e sejam mais produtivos.

Entretanto, é preciso alertar que a valorização não se resume a dinheiro. Feedbacks frequentes sobre o trabalho, folgas por desempenho e outras ações também podem ser eficazes.

 

7- Estabelecer metas inatingíveis

Se você não quer que você e seus colaboradores se sintam frustrados, precisa criar metas que sejam alcançáveis e mensuráveis. Dessa forma, a empresa pode se desenvolver mais saudavelmente.

 

8- Não confiar na sua equipe

Qual seria o sentido de investir recursos em processos de recrutamento e seleção elaborados se você não confiar em quem contratou?

Se você admitiu um colaborador é porque certamente ele é competente, e deve ter a liberdade de tomar decisões, propor ideias e soluções e manifestar a sua opinião sobre os processos. Essa é uma grande oportunidade de crescimento pessoal e empresarial.

 

Quais são os indicadores da eficiência em gestão de pessoas nas empresas?

Os indicadores de gestão de pessoas nas empresas servem para mensurar os resultados das estratégias da área. Os mais utilizados são:

 

  • Taxa de custo e absenteísmo: Usado para avaliar o quanto um colaborador se ausenta do trabalho e quais os prejuízos dessas faltas para a empresa. Esse indicador também é importante para monitorar o nível de engajamento dos funcionários.
  • Índice de turnover: É o cálculo da rotatividade de funcionários. Quando essa taxa está alta, provavelmente há algo de errado acontecendo na empresa. Ou o processo de recrutamento e seleção, ou o clima organizacional, benefícios oferecidos abaixo do mercado e outros. É ideal que o índice de turnover fique sempre abaixo de 5%.
  • Taxa de produtividade: Está relacionado com a eficiência dos colaboradores. É utilizada para verificar se o que eles estão produzindo está sendo vantajoso para a instituição. Caso não seja, é necessário tomar medidas para reverter o problema, que vão desde treinamentos até a readequação de processos.
  • Índice de satisfação: Utilizado para avaliar o quanto os colaboradores estão satisfeitos com as suas funções e a empresa em geral. A satisfação impacta diretamente em outros indicadores, tais como taxa de produtividade e índice de turnover. É comum você encontrar relações entre eles.
  • Nível de diversidade: Quantos profissionais diferentes você possui em sua organização? Idades, pensamentos e realidades distintas podem ser benéficos para instituição, promovendo mais inovação e soluções criativas.
  • Eficiência de aprendizagem: Avalia se os investimentos em educação corporativa estão trazendo o retorno esperado. Normalmente é feito o cálculo de ROI, juntamente com as métricas disponibilizadas pelos sistemas de aprendizagem (no caso da educação digital).
  • Competitividade dos salários: Quanto o seu concorrente paga para um colaborador com a mesma função? A remuneração que você oferece é atrativa? Isso tudo é avaliado nesse indicador de gestão de pessoas nas empresas.

 

Tendências de gestão de pessoas nas empresas

Agora que você já sabe tudo sobre gestão de pessoas nas empresas, conheça as principais tendências da área e saia na frente dos concorrentes.

 

  • Contratação de freelancers (profissionais autônomos): Indicado para as empresas que não querem manter vínculos empregatícios e precisam de funcionários para serviços pontuais;
  • Trabalho remoto: O home office já era uma tendência, mas após a pandemia do novo coronavírus essa modalidade tem se popularizado nas organizações;
  • Autogestão: Coloca os colaboradores como protagonistas, capazes de tomar decisões sem supervisão, promovendo assim mais autonomia no trabalho;
  • Trabalho pelo propósito: Cresce o número de profissionais que aceitam cargos por se identificarem com os valores e propósitos da empresa. A remuneração e os benefícios não são mais os únicos atrativos. Sendo assim, é indicado fortalecer a cultura organizacional para encontrar talentos engajados;
  • Ensino digital: As instituições estão percebendo que a educação remota também é vantajosa na educação corporativa. Treinamentos convencionais e engessados estão ficando para trás e dando lugar aos recursos digitais, com maior taxa de retenção e engajamento pelos colaboradores.

 

Considerações finais

Quando o desenvolvimento dos colaboradores se torna uma prioridade para a instituição, o desempenho deles tende a aumentar consideravelmente, melhorando assim a competitividade da empresa.

Por isso, o investir em uma gestão de pessoas eficiente é essencial para as organizações.

 

Mas, não é possível falar sobre gestão de pessoas e motivação dos colaboradores, sem falar sobre como o ambiente da organização impacta nesse processo. Por isso, confira como melhorar o clima organizacional em sua empresa: clique aqui!

 

Publicado em 20 de outubro de 2017.

Atualizado em 28 de julho de 2022.

Redação Empresas e Cooperativas

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  • Valorizar sempre o Capital Intelectual é de suma importância. O maior bem de uma organização são as PESSOAS, pois são elas que fazem a as coisas acontecerem. Valorize seus profissionais e com certeza obterá sucesso.

  • Fazer a gestão de recursos humanos não se trata apenas de procurar deixar seus colaboradores satisfeitos e motivados. Mas de criar uma estratégia completa, que envolve toda a organização em busca do desenvolvimento, capacitação e humanização de quem faz parte dela. Ela está apoiada em 5 pilares essenciais.

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