Para entender melhor o conceito de gestão de qualidade em saúde, é importante esmiuçar a questão e compreender, antes de tudo, do que se trata a gestão de qualidade.
A finalidade da gestão de qualidade dentro das corporações é a de coordenar atividades para dirigir e controlar a empresa, com o objetivo de oferecer melhorias nos produtos e serviços. Visa ainda, a completa satisfação das necessidades dos clientes em relação ao que está sendo oferecido, ou a superação de suas expectativas.
O modelo de gestão de qualidade foi implementado no Brasil na década de 90. Desde então, as instituições passaram a adquirir novas práticas, como aprendizado de novos conhecimentos, estratégias diferenciadas e interação mercadológica com o público interno e externo.
Tomando como base o conceito de “gestão de qualidade” e aplicando no ramo da saúde, os objetivos não se diferem. Tendo em vista que a “gestão de qualidade em saúde” tem a finalidade de planejar, organizar e desenvolver ações para tornar a ambiente confiável e sustentável.
A qualidade em saúde é um conjunto de atributos relacionados aos cuidados globais com a saúde, desde a prevenção de doenças e manutenção da saúde, até o seu restabelecimento.
Para definir e entender melhor a qualidade em saúde, é necessário considerar alguns componentes importantes à própria saúde, tais como: acessibilidade, oportunidade, eficácia e eficiência.
A qualidade em saúde abrange várias questões, desde a educação e saneamento básico até o acesso a informações sobre programas de prevenção primária e rastreamento dessas doenças.
Mas, para que a qualidade em saúde seja eficaz, não basta apenas que esses serviços estejam disponíveis, é necessário que eles possam ser utilizados por todos e com qualidade.
E, para atingir a qualidade na saúde é preciso utilizar algumas ferramentas de gestão que irão ajudar a instituição a alcançar esse objetivo.
Hospitais são instituições prestadoras de serviços de grande importância social. Por isso, a qualidade neste setor é algo essencial.
Prezar pela qualidade dos serviços, produtos e o controle da gestão nessas instituições é de grande importância para uma administração hospitalar eficaz e que sempre está buscando atender as necessidades dos pacientes.
A busca contínua pela qualidade em serviços de saúde é algo que visa reduzir a complexidade, o desperdício e o retrabalho. Refletindo, assim, na melhoria da qualidade, eficiência, satisfação e segurança do paciente, além de economia e lucratividade.
Toda instituição tem o seu modelo de gestão derivado de conhecimentos e experiências da sua equipe de gestores.
Logo, o modelo de gestão é o conjunto de princípios, conhecimentos, valores, instrumentos e práticas de gestão, acolhidas pela organização, para reafirmar a sua identidade empresarial e para a realização das suas finalidades básicas.
Com tudo, os modelos de gestão de qualidade em saúde que existem atualmente servem como parâmetro para que as instituições sempre busquem a qualidade na prestação de serviço e garantam uma melhor assistência a seus pacientes.
O papel do gestor de qualidade é criar estratégias e direcionar equipes de modo com que a qualidade do serviço seja efetiva. Isso é feito por meio de análises de desempenho da instituição de saúde e pontos que devem ser melhorados.
Para que haja uma gestão assertiva, é essencial que o gestor conheça as certificações e avaliações de qualidade nas instituições de saúde, como a Acreditação e a certificação ISO.
Veja do que se trata cada uma delas:
É um tipo de avaliação do nível de qualidade da assistência de uma instituição de saúde.
Ela é realizada periodicamente e de maneira reservada dentro da própria instituição, baseando-se em normas a padrões preestabelecidos.
Apesar de ser um dos procedimentos mais comuns dentro das instituições de saúde, a Acreditação passou a ser vista como elemento estratégico no incentivo a qualidade nos serviços de saúde.
O ISO também é um dos procedimentos mais comuns na avaliação do nível de qualidade da assistência das organizações de saúde.
Ele tem como principal objetivo validar normas internacionais em todos os campos técnicos.
A adoção dessas normas, confere para as instituições de saúde: maior organização, produtividade, credibilidade e competitividade no mercado nacional e internacional.
Aqui no Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação de Normas Técnicas).
Utilizar as técnicas e ferramentas de qualidade podem auxiliar a empresa a se destacar no mercado e ganhar a credibilidade de todos. Veja algumas técnicas de qualidade:
Diagrama de Pareto – técnica em que os problemas são analisados em partes separadas para facilitar a resolução dos mesmos.
Histogramas – Encarregado de mostrar a variação entre um processo em determinado período.
Folhas de verificação – Planilha ou tabela para auxiliar na coleta de dados e informações pertinentes.
Brainstorming – Em português, significa tempestades de ideias. Uma técnica muito utilizada em grupo de pessoas para solucionar problemas com ideias interessantes e criativas.
5S – Fundada no Japão, em 1950, essa técnica abrange cinco princípios: senso de utilização, organização, limpeza, autodisciplina e melhoria contínua.
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