Destaque

Gestão de Recursos Humanos: conheça os benefícios para sua empresa

A gestão de Recursos Humanos é uma área estratégica dentro das organizações, que tem como missão fazer com a empresa e os colaboradores alcancem as metas propostas e mantenham uma relação trabalhista positiva.

Quando você pensa em Gestão de Recursos Humanos o que vem à sua mente são admissão e demissão de colaboradores, folhas de pagamento e outros processos burocráticos? Apesar dessa associação ser comum, a realidade da área é muito mais abrangente, sem contar na importância estratégica para os bons resultados das organizações.

Quer saber mais sobre o conceito e seus benefícios para as empresas? Então acompanhe o nosso post!

O que é Gestão de Recursos Humanos?

Como dissemos, a função da Gestão de Recursos Humanos vai além das atividades burocráticas desempenhadas pelo setor de RH até um passado recente. Hoje o setor tem como objetivo fazer com que as organizações e os colaboradores possam alcançar as metas propostas e mantenham uma relação de trabalho positiva.

Isso acontece por meio de diversas técnicas e metodologias, as quais proporcionam o gerenciamento das relações de modo saudável e um ambiente de trabalho motivador, que contribui para os bons resultados.

Quais as funções da área?

Para que possam cumprir com os desafios da área, os gestores de RH desempenham uma série de atividades distintas que, integradas, promovem a capacitação, a motivação e a produtividade na organização como um todo. Entre as principais estão:

  • gerenciar o clima organizacional;
  • recrutamento e seleção;
  • promover treinamentos e capacitações;
  • fazer cumprir as leis trabalhistas;
  • definir cargos e salários da organização;
  • criar programas de incentivo;
  • promover avaliações de desempenho periódicas;
  • estimular a criatividade e a inovação;
  • fornecer feedbacks;
  • gerenciar conflitos;
  • estruturar processos burocráticos.

Qual a importância da Gestão de Recursos Humanos para uma empresa?

Pelo que você viu, a Gestão de Recursos Humanos tem uma série de responsabilidades, as quais, se ficarem por conta do empreendedor, dificilmente serão realizadas a contento, já que esse já desempenha inúmeros afazeres.

Além disso, o desperdício de esforços, além da insatisfação e desmotivação de funcionários, podem acabar comprometendo os resultados.

Veja agora algumas das vantagens de ter essa área na empresa:

Contratações mais assertivas

Ao contar com a Gestão de Recursos Humanos as contratações se tornam mais assertivas por meio de processos seletivos eficientes.  Esses envolvem o desenvolvimento do perfil ideal para a empresa, entrevistas, dinâmicas e seleção dos candidatos mais adequados, reduzindo custos e rotatividade.

Aumento da motivação e da produtividade

Colaboradores mais motivados podem aumentar o seu rendimento em até 50%. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management.

Entre os fatores que contribuem para isso estão muitas das funções desempenhadas pela Gestão de Recursos Humanos, entre elas os treinamentos e a indicação dos propósitos organizacionais.

Melhora do clima organizacional

Trabalhar em um ambiente saudável e agradável faz toda a diferença no desempenho das atividades pelos colaboradores.

A aplicação de boas práticas pelos gestores de RH mostra o valor de cada profissional para a empresa e como suas atividades interferem nos resultados como um todo.

Isso proporciona a diminuição de conflitos entre funcionários e gestores, além de beneficiar a motivação e a qualidade de vida de todos que atuam na organização.

Retenção de talentos

Ao implantar treinamentos, capacitações, planos de carreira e benefícios, a empresa começa a ser vista com bons olhos por profissionais de talento, os quais terão interesse em atuar ou permanecer na empresa.

A terceirização pode ser um boa saída?

Assim como em diversos setores de uma empresa, sejam eles voltados às atividades meio ou fim, a Gestão de Recursos Humanos também pode ser terceirizada e é uma boa opção para vários contextos empresariais.

Para empresas de pequeno e médio porte, por exemplo, há o controle de custos ao mesmo tempo em que se sabe exatamente o que esperar da empresa terceirizada, economia em infraestrutura e encargos trabalhistas, certeza de um serviço especializado, já que os profissionais são capacitados para a função e mais tempo para se dedicar à atividade principal do negócio, que traz a lucratividade.

Uma forma de terceirização é por meio das cooperativas de trabalho, as quais oferecem uma série de vantagens para as empresas, entre elas as citadas acima.

Nas cooperativas há um vasto banco de dados com sócios cooperados que são capacitados para desempenhar a Gestão de Recursos Humanos nas organizações, de maneira a auxiliar em seu sucesso.

Quer saber como contratar melhor? Confira 8 técnicas de recrutamento e seleção de profissionais.

 

 

 

 

 

Redação Empresas e Cooperativas

Recent Posts

Os 10 Setores Que Mais Crescem no Brasil

No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…

5 meses ago

Segurança do Trabalho na Saúde Merece Atenção

Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…

6 meses ago

Competências Comportamentais: Como Elas Interferem na Sua Empresa?

As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…

8 meses ago

O Papel da Enfermagem na Biossegurança

A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…

9 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

9 meses ago

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

1 ano ago