Todos os dias, os gestores têm de enfrentar uma série de desafios. Administrar um negócio ou organização envolve lidar com questões econômicas, culturais, sociais e humanas. Um desses desafios é cuidar do bem-estar das pessoas e da saúde da empresa, por isso a gestão estratégica de pessoas é essencial.
É preocupante que um número cada vez maior de profissionais se sinta exausto ou insatisfeito com sua situação de trabalho. A síndrome de burnout, por exemplo, atinge um em cada três trabalhadores brasileiros, segundo levantamento do Pebmed.
Além disso, a insatisfação com o emprego, ou a falta de estímulos e incentivos financeiros na empresa também fizeram aumentar em 38% a taxa de rotatividade. Isso indica que muitas empresas têm perdido seus talentos.
Portanto, um dos esforços dos gestores é gerenciar as pessoas envolvidas na organização para não só tornar o trabalho mais eficaz e produtivo, como também manter seus funcionários satisfeitos.
Para enfrentar esse problema, surge a gestão estratégica de pessoas. Os funcionários são o principal ativo de uma empresa, e o sucesso ou fracasso de um negócio depende da qualidade do seu trabalho.
Todos sentem o benefício quando os colaboradores são compreendidos, encorajados e motivados. Isso te interessa? Então prossiga a leitura para ver como essa gestão pode contribuir positivamente para o seu negócio.
O termo refere-se a um conjunto de ideias desenhadas para alinhar as necessidades estratégicas de uma empresa com o desenvolvimento de seus colaboradores.
De modo prático, os modelos tradicionais de gestão dão lugar a formas de trabalho menos hierárquicas e mais colaborativas. Essa reestruturação é projetada para entender os funcionários e alinhar seus interesses com os da própria organização.
A gestão de pessoas é uma estratégia para garantir que os colaboradores de uma organização se envolvam no seu trabalho e encontrem as melhores condições para um desempenho de alto nível.
Para tal, apresenta medidas que visam o desenvolvimento contínuo e o bem-estar dos colaboradores.
A importância da gestão estratégica de pessoas em uma organização é definida pelo aumento da produtividade e redução do desgaste dos funcionários.
A gestão estratégica de pessoas é um processo de identificação, desenvolvimento e retenção de talentos.
Trata-se de identificar os pontos fortes e fracos de cada indivíduo, oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento e criar um ambiente de trabalho positivo.
Para criar uma gestão estratégica eficaz, é importante que a empresa tenha os seguintes pilares:
Para atingir seus objetivos, as pessoas precisam estar motivadas e interessadas. Ao se verem valorizados e terem seu trabalho reconhecido, os colaboradores têm mais encorajamento para se comprometer com os objetivos e metas da empresa.
Uma comunicação eficaz requer o atendimento das necessidades de ambas as partes: gestores e funcionários.
A comunicação dentro de uma gestão estratégica de pessoas inclui o compartilhamento de ideias, informações e experiências. A união desses elementos torna o espaço de trabalho mais acolhedor e eficiente.
Para que um projeto seja bem-sucedido, é necessário comunicação e trabalho em equipe.
No entanto, focar na competição e nas diferenças individuais pode causar grandes problemas para qualquer equipe.
O trabalho em equipe permite uma visão ampla sobre o projeto a ser desenvolvido, além de reunir as melhores ideias. A colaboração é essencial para o sucesso empresarial.
Essa é uma parte importante da gestão estratégica de pessoas. O desenvolvimento pessoal aplicado ao local de trabalho dá ênfase a treinamentos, aprendizados e capacitação de competências que promovem ganhos tanto para o profissional, quanto para a empresa.
As maiores mudanças em uma companhia começam pelos seus funcionários. Quando estes aumentam suas habilidades por meio de cursos e treinamentos, os aprendizados são projetados em benefícios para a empresa.
E ainda, os cargos e salários precisam ser gerenciados para que possa corresponder com o plano de carreira adequado aos funcionários. Eles precisam estar motivados a se desenvolver, sabendo que seu esforço será reconhecido e recompensado.
A gestão estratégica de pessoas envolve a criação de mecanismos para liderar efetivamente uma equipe.
Os líderes precisam de treinamento para melhorar suas habilidades de comunicação, organização, tomada de decisões, resolução de conflitos e persuasão. Além disso, a liderança é outra chave importante para o sucesso.
O feedback do líder, por exemplo, é uma ferramenta importante para elogiar boas iniciativas ou abordar questões de desempenho quando os funcionários não atendem mais às expectativas.
Na gestão estratégica de pessoas o foco é desenvolver e aprimorar as competências dos colaboradores para aumentar sua produtividade. Outros benefícios incluem:
Aplicar uma boa estratégia de gestão de pessoas dentro da organização permite definir os objetivos, metas, visão e valores do negócio.
Ter isso definido torna a seleção de funcionários mais assertiva, já que permite escalar aqueles que estão alinhados aos objetivos da empresa.
Como consequência, os processos de contratação são rápidos e ágeis, bem como, direcionados e eficientes. O orçamento da empresa também é beneficiado com a redução dos custos de recrutamento e rotatividade de funcionários.
Contratar melhores candidatos leva a um trabalho melhor. E, com a motivação certa, o resultado é o aumento da produtividade.
Funcionários bem alinhados com a cultura organizacional, acolhidos em sua equipe, valorizados e respeitados produzem mais e melhor.
Ao ver sentido em suas realizações, ter suas habilidades e competências desenvolvidas, o retorno para o negócio é extremamente positivo.
A comunicação em uma estratégia de gestão de pessoas ajuda a estabelecer um fluxo de trabalho integrado entre todos os envolvidos, dos gestores aos funcionários, chegando aos clientes.
Uma comunicação interna facilitada opera para que diferentes esforços e visões sejam coesos entre todos.
Posta em prática, é muito eficaz para garantir que a mensagem transmitida seja compreendida por todo o público sem ruídos, com objetividade e transparência.
A gestão estratégica de pessoas é um processo que ajuda a criar um ambiente de confiança, equilibrado e colaborativo em uma organização.
Esse processo inclui atividades de planejamento, facilitação e monitoramento que ajudarão a criar um clima organizacional positivo.
Quando você tem um bom clima organizacional, os funcionários se sentem valorizados, confiam nos colegas e estão dispostos a ajudar uns aos outros. Isso ajuda a aumentar a produtividade e reduzir as taxas de atrito.
A gestão estratégica não é apenas sobre contratar as pessoas certas, mas também maximizar o potencial de liderança das pessoas que já estão trabalhando para você.
Seguindo os pilares que comentamos no tópico anterior, os funcionários de alto potencial podem ser encontrados e ter o seu potencial explorado. Além disso, o turnover (rotatividade) pode ser evitado, mantendo os bons talentos dentro da empresa.
Como o próprio nome sugere, a gestão estratégica de pessoas tem tudo a ver com os indivíduos.
Nesse sentido, o colaborador precisa estar no centro do processo, pois isso garante satisfação e motivação com suas atividades.
Ao investir na gestão de pessoas, as empresas passam a entender melhor o ciclo de vida dos colaboradores, e esse processo é essencial para criar um melhor plano de carreira e investir em programas de qualidade de vida no trabalho, por exemplo.
Com um bom clima organizacional, os colaboradores ficam mais próximos da própria organização, se identificam com ela e veem propósito em sua produção.
Assim, a busca pelo cumprimento de metas é mais assertiva quando há alinhamento entre empregados e empregadores.
Para que você possa colocar em prática e perceber esses benefícios em sua organização, separamos um passo a passo para implementar a gestão estratégica de pessoas. Confira:
Cada organização precisa adaptar a gestão estratégica de pessoas à sua realidade. O primeiro passo: é preciso ter o objetivo.
Isso significa ter bem definida a missão, a visão e os valores da empresa. E, com isso, pensar quais metas precisam ser alcançadas.
Definir os objetivos organizacionais permitem a construção de planejamentos de curto a longo prazo que indicam o caminho que a companhia deve seguir, além dos prazos que ela tem para cumprir com suas metas.
O segundo passo fundamental é mapear a organização e seus colaboradores. É preciso ter clareza das qualidades, habilidades, competências e identificar as lacunas e fraquezas. Assim é possível saber onde investir.
A seguir, é necessário refletir sobre o mercado e pontuar quais são os desafios que podem vir a surgir no futuro.
Isso permite que a empresa implemente sua oferta e demanda, além de planejar novas contratações de acordo com as necessidades do mercado.
O quarto passo é implementar um plano de carreira que permita atrair e reter os colaboradores. Os profissionais precisam ter clareza do seu espaço e valorização dentro da organização, e saber que caminho sua carreira irá seguir dentro da empresa.
O plano de carreira vem acompanhado de constante investimento em treinamentos, para todas as equipes, inclusive para os líderes e gestores.
Por fim, é fundamental selecionar ferramentas e indicadores estratégicos para acompanhar todo esse processo de gestão. Entre os que podem ser adotados pela companhia estão, por exemplo:
A gestão estratégica de pessoas garante que a empresa tenha profissionais qualificados, com perfil adequado e aptos a desempenhar bem os processos internos.
Também busca identificar habilidades, conhecimentos e lacunas que afetam o desempenho e a entrega dos funcionários, garantindo que todos estejam colaborando.
Ao implementar uma boa gestão de pessoas, é possível evitar custos desnecessários e altas taxas de rotatividade. Isso também permite que as empresas atraiam e retenham profissionais talentosos, o que é crucial para o sucesso.
Conforme você viu, o clima organizacional influencia diretamente na produtividade dos colaboradores e a melhora dele é um dos passos para uma gestão estratégica de pessoas.
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