Destaque

Melhores Práticas de Gestão Financeira para Sua Empresa

Uma das maiores dificuldades dos empreendedores, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, é realizar a gestão financeira de suas empresas. Fazendo uma analogia, as finanças funcionam como o coração de uma organização, pois são capazes de bombear recursos para novos projetos, crescimento de funcionários e melhorias internas.

E, assim como esse órgão do corpo humano, se a área do for negligenciada, dificilmente pode haver uma sobrevivência saudável. Portanto, manter uma boa gestão financeira é essencial para que o negócio se desenvolva e se estabeleça no mercado, evitando possíveis falências e assegurando a competitividade.

Confira nosso post sobre as melhores práticas para gerir as finanças da sua empresa e como implementá-las no cotidiano!

 

O que é gestão financeira?

Como citamos, a gestão financeira exerce um papel fundamental. Pode ser definida como uma série de medidas que têm por objetivo controlar os gastos e aumentar os ganhos de uma organização. Entre elas estão:

  • análise de balancetes;
  • controle de caixa (entrada e saída de recursos);
  • avaliações de mercado;
  • controle de estoques;
  • manutenção de recursos;
  • gestão de clientes;
  • decisões de investimentos.

Nesse sentido, por meio de uma gestão eficaz, os gestores têm acesso à todo o cenário que a empresa se encontra. Esse tipo de cuidado facilita processos internos e garante uma administração financeira eficaz.

 

Metodologias de gestão financeira

Engana-se quem pensa que gestão financeira se trata apenas de controle de recursos. Essa medida é pautada em uma série de metodologias, cada qual baseada em determinadas finalidades.

É possível contar com uma metodologia mais simples até processos complexos e avançados, que permitem uma análise ainda mais estratégica de uma organização.

Uma das metodologias mais famosas a serem citadas é a 5W2H. Esse processo de gestão foi criado no Japão e, a princípio, a ideia era realizar a administração de uma concessionária. Entretanto, a autoria é distribuída entre diversos indivíduos, como Alan G. Robinson, Marco Fábio Quintiliano e Rudyard Kipling.

Basicamente, a ferramenta visa estabelecer um parâmetro para processos que possuem metas e prazos em uma empresa. Esse recurso pode ser implantado por meio da resposta de algumas perguntas:

  • What? (O quê?)
  • Why? (Por quê?)
  • Who? (Quem?)
  • Where? (Onde?)
  • When? (Quando?)
  • How? (Como?)
  • How much (Quanto?)

O objetivo é analisar os cenários de determinada ação, estipulando atividades para alcançarem metas pré-estabelecidas.

A 2W2H pode ser empregada em diversos processos de uma empresa, desde simples estratégias de Marketing Digital até complexas decisões de mercado.

Uma outra metodologia que pode ser citada é o Ciclo PCDA, também chamada de Deming, em homenagem ao cientista japonês que a criou.

A ferramenta tem como propósito a melhoria constante de uma organização ou de algumas áreas. Consiste em 4 passos, que envolvem planejamento, execução, verificação e ação.

 

Por que sua empresa precisa de uma boa gestão financeira?

Uma gestão financeira bem estruturada evita uma série de problemas corporativos, como graves prejuízos financeiros e falência.  Além disso, mantém as empresas competitivas no mercado, garantindo novos investimentos, crescimento e expansão dos produtos ou serviços.

Também é possível acompanhar a concorrência, basear a tomada de decisão em dados e avaliar a rentabilidade de estratégias e projetos. Ou seja, investir em uma administração assertiva das finanças contribui para todos os aspectos importantes ao crescimento de uma organização.

 

Melhores práticas de gestão financeira

A principal prática para uma boa gestão financeira é alinhar os investimentos de recursos ao planejamento de negócios da empresa.

Isso inclui realizar um diagnóstico financeiro. Ou seja, o empreendedor precisa saber com o quê e onde os recursos são utilizados. Esse cuidado permite uma visão mais rápida e estratégica em relação a possíveis prejuízos ou ações que geram mais lucros.

É essencial também realizar uma gestão eficiente e estratégica dos investimentos, além de um acompanhamento detalhado dos resultados.

Uma outra dica é contar com sistemas de automação para realizar o gerenciamento dos processos, do caixa, pagamentos de funcionários, entre outras tarefas.

 

Nosso artigo sobre gestão financeira foi útil para você? Como é administração das finanças atualmente em seu negócio? Para uma boa gestão financeira, um dos principais passos é ajustar o orçamento. Confira 10 maneiras simples de reduzir os custos na sua empresa.

Redação Empresas e Cooperativas

View Comments

  • Muitas empresas veem tanto dinheiro entrar que esquecem que a falta de organização financeira pode gerar prejuízos significativos.
    O departamento Financeiro, assim como todos os outros deve ser valorizado como o que faz o dinheiro entrar. Ter profissionais capacitados fará a diferença.

  • A gestão das finanças de uma organização nada mais é do que o controle da saúde da empresa. Deve-se verificar regularmente fazendo check-ups periódicos.

Recent Posts

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

5 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

5 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

9 meses ago

Cultura Organizacional e a Importância para o Sucesso do Negócio

Você já se deparou com empresas que parecem ter um ambiente de trabalho incrível, onde…

10 meses ago

Inteligência Artificial no RH: Entenda Todos os Impactos

A inteligência artificial (IA) no RH pode ser uma ferramenta que auxilia em diversos aspectos,…

10 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

10 meses ago