Supply Chain Management, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e Gestão Logística. Todos esses termos querem dizer a mesma coisa: O planejamento, execução e controle do fluxo de produtos.
Esse fluxo começa pelo fornecedor primário, passa pelo secundário, chega à indústria, depois ao distribuidor e, por fim, ao varejista e ao consumidor.
No exercício da sua função, o responsável por essa logística precisa se preocupar com todas as etapas que um produto percorre até chegar ao cliente final em ótimas condições.
Isso parece bastante coisa para tomar conta, não acha? E é mesmo! Por isso, reunimos no artigo de hoje as melhores práticas para te ajudar com essa tarefa. Continue a leitura e confira.
A gestão logística é a área responsável por gerenciar todo o processo que envolve a compra de insumos até a entrega do produto para o cliente. Compreende então: aquisição, transporte, armazenamento, distribuição e entrega.
O gestor logístico atua sempre com objetivo de promover a satisfação dos clientes, fazendo com que o produto seja entregue o mais rápido possível e com a máxima qualidade. Contar com um especialista para essa atividade aumenta a eficiência e, consequentemente, o faturamento.
Em outras palavras, podemos dizer que a logística empresarial faz a otimização dos recursos, por meio de ações que visam a redução de custos e aumento da produtividade. Sendo assim, é uma área indispensável para manter a saúde financeira da empresa.
É certo que o cliente é o foco da cadeia de suprimentos, no entanto, os esforços não devem ser concentrados apenas nisso. Conheça abaixo os pilares da gestão logística:
Alcançar a eficiência máxima nesses três aspectos não é uma tarefa fácil. No entanto, quando executados com excelência é possível obter inúmeras vantagens. Saiba mais a seguir.
Uma gestão logística eficiente traz inúmeros benefícios para as empresas, conheça os principais:
Agora que você já conhece os benefícios da gestão logística, saiba quais são as melhores práticas para conquistá-los:
O seu consumidor se importa com o meio ambiente, portanto, você também deve se preocupar.
De acordo com uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis.
Sendo assim, esteja sempre procurando maneiras de deixar a gestão logística da sua empresa cada vez mais sustentável.
2. A satisfação do consumidor é a meta
Todas as etapas da cadeia produtiva devem priorizar entregar o máximo de valor para o consumidor final. Quando a promoção da satisfação é o objetivo, diversos outros processos passam a ser beneficiados.
3. Realize inventários cíclicos
Não há gestão logística eficaz sem um controle preciso do estoque. Realizar inventários periódicos ajuda a gerir os recursos de forma mais inteligente, reduzir itens parados, otimizar novas compras e facilitar a tomada de decisão.
4. Fazer previsão da demanda
Conhecer os seus consumidores, bem como as épocas do ano em que há mais demanda é fundamental para garantir que as necessidades do público vão ser supridas. É sempre válido lembrar que o processo da cadeia de suprimentos não depende apenas do gestor, portanto, é necessário fazer o planejamento a fim de evitar que falte insumos.
Podemos citar como exemplo recente a escassez de papelão, plástico e vidro no mercado. Esse cenário é decorrente da pandemia do novo coronavírus.
E mesmo diante de situações imprevisíveis, é possível minimizar os impactos com um bom planejamento. Empresas com uma gestão logística eficiente aumentaram o estoque desses materiais, garantindo a continuidade das atividades.
5. Capacitar os funcionários
Do que adianta ter processos bem definidos se os responsáveis por os executar não estão aptos?
Investir em treinamentos e capacitação aumenta a produtividade, reduz falhas e retrabalho e aumenta o nível de satisfação dos colaboradores, contribuindo para diminuição do turnover.
6. Investir em tecnologia
Por fim, a recomendação mais importante é utilizar a tecnologia a favor da gestão logística. Com o apoio de ferramentas tecnológicas como o ERP, por exemplo, é possível integrar os processos, tomar decisões mais certeiras, centralizar os dados e reduzir custos.
A má gestão logística é uma das principais causas de insatisfação dos clientes (por isso que essa é uma das prioridades da área).
Algumas consequências de um gerenciamento ineficaz são atrasos nas entregas, extravios, avarias, trocas, não ter como rastrear as entregas, cálculo de frete incorreto, falta de produtos para atender à demanda e reclamações na internet que podem prejudicar a reputação da empresa.
Essas complicações afetam não só a parte logística, mas também comprometem os resultados como um todo. Quando esses erros não são corrigidos podem até mesmo contribuir para o encerramento das atividades da organização.
Por outro lado, um gerenciamento correto é capaz de aumentar a satisfação dos clientes, contribuir para a fidelização e ainda promover marketing de recomendação/referência (popularmente conhecido como indicação boca a boca). E isso é especialmente relevante quando falamos de redes sociais onde as opiniões dos consumidores têm muita influência.
Um estudo feito pela Accenture revela que 60% dos consumidores brasileiros recomendam as marcas e organizações que lhe deram um bom atendimento.
Isso só reforça a importância de priorizar a gestão logística e investir em recursos tecnológicos para aumentar o desempenho. A sua empresa já faz isso? Conheça as tecnologias que ajudam na gestão de negócios: clique aqui.
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