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Como reduzir prejuízos decorrentes da greve dos caminhoneiros na sua empresa?

A greve dos caminhoneiros em todo o Brasil vem afetando negativamente o andamento e o faturamento de  empresas de inúmeros setores da economia. A falta de combustível e de transporte fez com que diversos setores fossem atingidos, por falta de insumos,  transporte, ou mesmo profissionais. Porém, algumas medidas podem reduzir prejuízos nas empresas e, para ajudar você a enfrentar essa fase, listamos algumas a seguir. Confira:

4 Dicas para reduzir perdas com a greve dos caminhoneiros

  • Reuniões com o uso de softwares e aplicativos

A chegada da tecnologia no dia a dia das empresas trouxe com ela a facilidade de realizar reuniões e outros tipos de comunicação à longa distância, seja pelo uso de softwares, como o Skype, ou por meio de aplicativos, como o WhatsApp.

Por isso, para otimizar tempo e reduzir, adote as ferramentas tecnológicas para promover reuniões e encontros, evitando que prejudique o andamento dos trabalhos. A alternativa é interessante principalmente para reuniões de apresentação e com fornecedores, e com isso, todas as partes economizam tempo e dinheiro.

  • Trabalho home office

Algumas cidades ainda estão com dificuldade de transporte devido a persistência da greve dos caminhoneiros, uma alternativa pode ser o home office. O trabalho remoto pode ser de grande utilidade em organizações de diversos setores para manter o fluxo dos trabalhos.

Dessa forma, a produtividade não para, a empresa continua faturando e consegue reduzir prejuízos causados por ausências.

Além disso, pode servir de testes para avaliar essa tendência do mercado, em que cada vez mais empresas começam adotar como estratégia que agrega vantagens para empresas e colaboradores. Quer saber mais? Leia: Home office é uma alternativa para sua empresa?

  • Use a criatividade para vender produtos parados

Há produtos perecíveis parados em estoque, use a criatividade para que eles sejam comercializados dentro de sua região. Você pode anunciar, por exemplo, a venda de produtos a preço de custo ou mesmo abaixo dele. Assim, sua empresa pode reduzir prejuízos e perdas e a população também é beneficiada.

É melhor vender a preço de custo e recuperar o valor investido do que acumular prejuízo, além disso, é uma boa oportunidade para atrair consumidores e promover a venda de outros produtos com margem de lucro. Ou seja, sua empresa reduz os ganhos, mas não perde.

  • E os colaboradores que faltaram, pode descontar?

Mesmo com a falta de combustíveis e a diminuição do transporte público decorrente da greve dos caminhoneiros, algumas faltas de funcionários podem ser descontadas na folha de pagamento. Nesse caso, é necessário usar a boa fé, tanto por parte do empresário quanto do colaborador.

Como não existe uma legislação específica para um caso como esse, é possível reduzir prejuízos pelo desconto no salário em decorrência de faltas injustificadas.

Por exemplo, um colaborador que sempre foi à pé ao trabalho não pode justificar sua ausência em função da falta de combustível, assim como aquele que costuma ir de carro, porém tem a opção de utilizar o transporte público para ir trabalhar.

Porém, aquele colaborador que tentou chegar ao local de trabalho, mas tanto a falta de gasolina quanto de transporte público o impediram, deve ter a falta justificada e, no caso de ser descontada em folha, a empresa pode ser passível de ações judiciais. Por isso, bom senso e provas que justifiquem faltas devem ser levadas em consideração.

Seu negócio teve prejuízo com a greve dos caminhoneiros, ou sua empresa adotou alguma estratégia bem sucedida para não acumular perdas? Compartilhe sua experiência com os nossos leitores e empreendedores?

 

 

 

Redação Empresas e Cooperativas

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