A tecnologia já transformou a forma como pagamos, compramos e até o modo como nos relacionamos. Essas inovações inclusive já alcançaram o ambiente corporativo, por isso agora as organizações exigem novas habilidades dos profissionais do futuro.
Isso porque esse rápido avanço tecnológico demanda a cada dia novos conhecimentos dos colaboradores e a tendência é que esse cenário permaneça, já que de acordo com o CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe) 65% das crianças do mundo que ingressam atualmente na escola primária terão empregos que ainda nem existem.
Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre as novas habilidades dos profissionais do futuro exigidas pelo mercado e saiba como despertá-las na sua equipe.
A busca constante pelo conhecimento e novas habilidades deve fazer parte da rotina de todos os profissionais.
Aqueles que não conseguirem acompanhar os avanços tecnológicos correm um grande risco de ficar desempregados, e não estamos falando apenas de suposições, tendo em vista que diversas profissões já desapareceram ao longo dos anos devido aos progressos feitos pela humanidade.
Algumas delas sumiram repentinamente e outras foram deixando de existir com o tempo. Podemos citar como exemplo as operadoras telefônicas e os datilógrafos, que foram esquecidos após a chegada dos computadores.
Além dessas, temos os projecionistas cinematográficos que tiveram que se adaptar aos novos formatos de exibição dos filmes.
Isso acontece porque a sociedade vive em constante transformação e diversas inovações e modernizações surgem para auxiliar no desenvolvimento e processos das organizações.
Desse modo, como os sistemas das empresas foram completamente modificados pela Quarta Revolução Industrial, se faz necessário mão de obra qualificada e que entenda dessa nova realidade.
Por esse motivo é que o mercado está exigindo diferentes habilidades dos profissionais do futuro, confira a seguir quais são elas.
O relatório The Future of Jobs Report 2018 do Fórum Econômico Mundial cita 10 habilidades dos profissionais do futuro, veja abaixo:
Resolver problemas complexos não é uma habilidade inerente dos profissionais, porém com passar dos anos é possível aprimorá-la. A competência consiste na habilidade de responder efetivamente a um determinado problema por meio de um conjunto de estratégias. Isso envolve o correto diagnóstico da situação, a sugestão de alternativas, novas ideias e até mesmo a solução.
Em tempos de fake News o pensamento crítico é uma das habilidades mais essenciais do profissional do futuro. O profissional deve saber usar a lógica e raciocínio, bem como questionar problemas e situações.
Antigamente, a criatividade dos colaboradores não era estimulada dentro das organizações, porém as habilidades dos profissionais do futuro envolvem a capacidade de criar e inovar a partir de outras coisas que já existem. Isso porque embora as corporações estejam dominadas por máquinas e tecnologias, elas não são criativas, esse know-how pertence ao ser humano.
Mesmo que as organizações estejam repletas de tecnologias, o capital humano continua sendo uns dos mais valiosos. Gerir pessoas significa atender às necessidades dos colaboradores e saber motivá-las, consequentemente aumentando a produtividade no ambiente de trabalho.
A coordenação com os demais membros da equipe é uma habilidade social importante, que inclui entender como se comunicar, trabalhar com pessoas de personalidades opostas e, o mais importante, saber lidar com as diferenças entre si.
Saber controlar as próprias emoções é uma das principais habilidades dos profissionais do futuro. As organizações dependem de resultados e estes podem ser afetados pelo desequilíbrio emocional dos colaboradores, gestores e líderes.
Dada a enorme quantidade de dados coletados pelas organizações atualmente, há uma demanda crescente por profissionais que não só tenham a capacidade de ler e interpretar essas informações, mas também de tomar decisões importantes. Decidir questões complexas, principalmente em períodos de estresse já é e continuará sendo uma habilidade requisitada no mercado de trabalho.
Caracterizada como a competência de “encontrar ativamente maneiras de ajudar as pessoas” a orientação para servir é focada nos consumidores e na previsão de suas necessidades futuras. Requer se colocar no lugar dos clientes e pensar sobre seus valores, medos e aversões e desenvolver novos produtos ou ajustar serviços adequados a essas necessidades.
Ajustar as diferenças, refletir sobre as prioridades e desistir de vantagens são atributos de um bom negociador. Essa habilidade inclui não apenas a negociação comercial, mas também a nível interpessoal no ambiente da empresa.
O relatório enfatizou essa aptidão para as áreas de computação, matemática, arte e design.
Essa habilidade está relacionada com expandir as formas de pensar e identificar diferentes saídas para resolver os problemas, em resumo a flexibilidade cognitiva quer dizer ‘pensar fora da caixa’.
A importância da resolução de questões complexas no mercado de trabalho é cada vez maior, se você deseja estimular essa habilidade na sua equipe é recomendado investir em educação corporativa.
Manter o hábito de aprendizado e adquirir conhecimentos que não sejam somente da área de atuação da sua equipe são fundamentais. Entender os processos de trabalho dos outros setores, por exemplo, pode ser eficaz para auxiliar na resolução de diversos problemas que surgirem.
Despertar a criatividade na equipe pode até ser simples, isso porque muitos colaboradores já possuem essa qualidade, porém por diversos motivos como timidez ou falta de abertura dos líderes acabam não compartilhando suas ideias.
Fornecer uma caixa de sugestões é uma boa forma para que todos possam colaborar sem timidez. Promover sessões de brainstorming também é altamente eficaz para estimular a criatividade e resolver problemas.
De acordo com a Forbes para desenvolver o pensamento crítico da sua equipe é preciso treiná-los para pensar de forma mais eficiente nas reuniões.
Mudar a temática desses encontros, torná-los mais curtos e com todos os profissionais em pé ao invés de sentados auxilia a equipe a manter o foco e não fugir do assunto tratado.
Para desenvolver uma boa gestão de pessoas é necessário buscar conhecimento, seja através de cursos, seminários ou workshops. Além disso, leituras na área são muito importantes para aprimorar essa competência.
Entre habilidades dos profissionais do futuro está a inteligência emocional, o primeiro passo para obtê-la é através do autoconhecimento.
Treine os seus colaboradores para aprender a lidar com emoções negativas e as pressões do dia a dia. Algumas empresas inclusive investem em apoio psicológico para os funcionários.
Aprimorar as tomadas de decisões é possível com algumas dicas simples, como limitar as opções de escolha, consultar outros profissionais e estipular prazos para decidir.
As habilidades de negociação podem ser desenvolvidas por qualquer um, porém é necessário conhecer bem o produto/serviço com que está trabalhando, depois é preciso ter bons argumentos e utilizar a linguagem certa.
Além disso, é fundamental entender a hora que será necessário ceder e o momento em que se deve parar as negociações.
Ainda é importante ressaltar que alguns profissionais, mesmo que estimulados não conseguirão desenvolver certas capacidades.
Por isso pode ser necessário construir equipes com diferentes habilidades que se complementem, ou até mesmo em alguns casos substituir funcionários.
No decorrer do artigo você conseguiu identificar quais são as competências que possui e as que ainda precisa aprimorar?
A partir do momento que você desenvolve certas habilidades dos profissionais do futuro, automaticamente vai aperfeiçoando as outras.
Pois se analisarmos, todas estão relacionadas, como pensamento crítico com a flexibilidade cognitiva e a criatividade, e o julgamento e tomada de decisão com a habilidade de negociação.
Assim como todas as outras habilidades dependem da inteligência emocional para serem executadas com êxito.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…