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A Importância das Habilidades Interpessoais para Gestores

Ser gestor não é uma tarefa fácil, esse cargo exige várias competências e habilidades interpessoais que possibilitam desempenhar um bom trabalho. 

É somente por meio de uma boa gestão que a empresa pode ter um desenvolvimento saudável. Apesar disso, muitas pessoas negligenciam as habilidades interpessoais, acreditando que elas são apenas capacidades naturais e que não é possível estimulá-las. 

Acontece que muitas delas podem, sim, serem adquiridas, melhorando a sua atuação como gestor. Sendo assim, continue a leitura e descubra quais são essas habilidades e como desenvolvê-las.   

 

O que são as habilidades interpessoais?

As habilidades interpessoais são um conjunto de aptidões pessoais, sociais e de comunicação. Elas também envolvem a personalidade, atitudes e atributos. 

Através delas podemos construir conexões e relacionamentos mais sólidos, nos comunicar com maior clareza e atuar de maneira mais assertiva e eficaz. 

Alguns exemplos dessas habilidades são: comunicação, negociação, análises, flexibilidade cognitiva, trabalho em equipe, inteligência emocional e ética. 

Há competências que nascem com o profissional, já outras podem ser adquiridas e até mesmo aprimoradas. 

 

Qual a diferença entre as habilidades interpessoais e intrapessoais?

As habilidades intrapessoais envolvem o autoconhecimento. A capacidade de conhecer a si próprio e identificar seus pontos fortes e fracos, buscando ser melhor a cada dia.  

Por meio delas é possível aprender a lidar com suas emoções e ter maior autocontrole, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades interpessoais que, conforme vimos anteriormente, são utilizadas para interagir com as outras pessoas, criando conexões e relacionamentos sólidos e saudáveis. 

Qual a diferença entre as habilidade chamadas de hard skill e soft skills?

Os termos hard skill e soft skill são uma das formas de classificar as aptidões de profissionais, permitindo fazer avalições mais precisas sobre as suas habilidades. 

As hard skills são facilmente identificáveis e mensuráveis. Normalmente, elas possuem um diploma ou certificado que comprovem a competência, tais como: Nível de proficiência em uma língua estrangeira, cursos, graduações e habilitação para condução de veículos e embarcações. 

Antigamente, essas habilidades eram o principal quesito levado em consideração no recrutamento e seleção de candidatos. Por esse motivo, essas informações estão sempre presentes nos currículos profissionais, ao contrário das soft skills. 

Atualmente, as soft skills têm uma grande relevância na classificação dos candidatos, e em alguns casos é até fator decisivo para a contratação. Podemos considerá-las como as habilidades interpessoais e até mesmo intrapessoais. 

Elas são mais difíceis de quantificar e qualificar, afinal, não possuem atestados que comprovem essas capacidades, embora algumas habilidades disponham de cursos com certificações, como é o caso da inteligência emocional.   

Como essas aptidões são mais complexas de comprovar, não costumam ser inseridas nos currículos, ficando a cargo dos recrutadores a sua identificação. 

 

Quais são as habilidades interpessoais indispensáveis aos gestores?

Existem diversas habilidades interpessoais, sendo que algumas são indispensáveis para os gestores. Possuí-las garantirá o sucesso da gestão e um bom desempenho do negócio. Conheça as principais a seguir: 

  1. Comunicação: Esse tópico vai além de saber fazer memorandos ou escrever e-mails corretamente. Ele está mais relacionado com a capacidade de se expressar com clareza e objetividade, independentemente de quem é o interlocutor. Isso significa que você deve saber como se comunicar de forma simples com quem precisa.
  2. Proatividade: Um gestor proativo é aquele que pensa antecipadamente e prevê situações, problemas e formas de resolvê-los antes mesmo que estejam instalados. Gestores com proatividade não esperam as coisas acontecerem para tomar alguma decisão, eles agem de forma preventiva para assim manter o equilíbrio na empresa.
  3. Empatia: Empatia é a capacidade de entender os sentimentos dos outros. Por meio dela é possível compreender melhor os funcionários e promover feedbacks mais seguro e sem medo de apontar melhorias. Um gestor empático entende as dificuldades e limitações dos colegas, encontrando assim maneiras mais agradáveis de resolver essas situações.
  4. Visão sistêmica: Essa é uma das habilidades interpessoais mais importantes para um gestor. Ela permite enxergar o todo e tomar decisões mais justas e assertivas. A visão sistêmica possibilita entender o funcionamento do negócio como um todo e visualizar os impactos que suas ações podem causar em cada setor, o que permite avaliar riscos e oportunidades.
  5. Autoconhecimento: reconhecer sua própria personalidade e habilidades é essencial para identificar pontos de melhoria.

 

Quais são os benefícios para as empresas?

Uma empresa que dispõe de gestores com habilidades interpessoais tem inúmeras vantagens. Conheça os principais benefícios abaixo: 

  • Aumento da produtividade;
  • Maior capacidade de lidar com as adversidades do negócio;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Aumento do nível de satisfação dos colaboradores;
  • Maior engajamento das equipes;
  • Diminui o índice de rotatividade de pessoal.

Agora que você já conhece todos os benefícios de possuir habilidades interpessoais, saiba a seguir como desenvolvê-las: 

Como desenvolver habilidades interpessoais? 

Primeiramente, você precisa identificar quais as habilidades interpessoais que você já possui e quais acredita que deva adquirir para desempenhar um bom trabalho em sua organização. 

Nós vimos anteriormente que existem algumas competências essenciais que são comuns a todos os gestores. No entanto, cada empresa é única, e essa lista pode variar para mais ou menos, de acordo com as necessidades de cada negócio. 

Por fim, você pode desenvolver as habilidades que deseja de diferentes formas: 

  • Lendo livros;
  • Fazendo cursos (presenciais ou digitais);
  • Através de terapia;
  • Por meio de coaching.

Além das habilidades interpessoais, é importante ter inteligência empresarial, pois ela pode ser um diferencial competitivo.  Conheça os principais pontos da inteligência empresarial: clique aqui  

Redação Empresas e Cooperativas

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