“Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente. Mas o que melhor se adapta às mudanças.”
Em 1800, quando o britânico Charles Darwin (1809 – 1882) usou a frase citada explicando a teoria evolucionista, não sabia que ela poderia também ser usada hoje para explicar a importância da inovação para as empresas.
No mundo corporativo, não é só o tamanho ou a capacidade de negociar que faz a diferença, a capacidade de inovar, adaptar-se as mudanças cada vez mais rápidas do mercado, é que contribui efetivamente para o crescimento do negócio.
É assim, por exemplo, que a jovem Netflix (1997) vem ameaçando os estúdios de Hollywood, que recentemente decidiram que só disponibilizarão os filmes ao público via serviços de vídeo on-demand 45 dias após a estreia nos cinemas. A estratégia visa conter a queda do faturamento provocada pela migração de parte dos espectadores.
“A inovação é que distingue um líder de um seguidor.” Steve Jobs.
Inovar significa renovar, inventar, criar. E, são esses os verbos que as empresas que desejam crescer precisam buscar conjugar diariamente. Inovar não está diretamente relacionado a investimento, mas a ação.
Diferencia a marca: o caminho da inovação permite um diferencial para a marca, contribuem para que ela seja lembrada, admirada e desejada por seu público, clientes e até concorrentes.
Fideliza clientes: clientes de empresas inovadoras tendem a desenvolver uma relação mais duradoura com a marca, justamente por acreditarem que o seu fornecedor oferece algo a mais que o mercado.
Melhores resultados: observando as 10 marcas mais valiosas do mundo, encontraremos na lista aquelas que também são conhecidas por sua capacidade de inovação – Google, Apple, Amazon, AT&T, Microsoft, Samsung, Verison e Walmart, Facebook e ICBC.
A capacidade de inovar pode ser desenvolvida. É o que afirmam os pesquisadores Jeff Dyer, Hal Gregersen e Clayton M. Christensen, autores do livro The Innovator’s DNA (O DNA do Inovador). Na pesquisa realizada eles chegaram à conclusão de que apenas 25% a 40% da capacidade criativa do ser humano é determinada geneticamente. A maior parte – quase dois terços da competência para inovar pode ser desenvolvida. Entender o processo criativo, praticar e desenvolvê-lo é possível para qualquer ser humano e também para as empresas.
Confira quais são as características de empresas inovadoras:
Descentralização: esse é um dos primeiros passos para quem deseja construir uma empresa inovadora. O dono da empresa não pode concentrar-se no operacional, precisa ter tempo para dedicar-se à estratégia inserindo nela a inovação, com ações contínuas que favoreçam esse processo.
Pessoas talentosas: Os seus colaboradores podem ser inovadores, para ter certeza disso é preciso desenvolver a cultura da inovação, motivando-os a buscar novas formas de executarem as suas atividades, era isso que dizia Steve Jobs “Não contrate pessoas talentosas para lhes dizer como têm que trabalhar, contrate-as para que elas lhe digam como você tem que trabalhar”.
Um processo de contratação rigoroso pode ajudar a encontrar talentos que com autonomia e confiança contribuem para a obtenção de excelentes resultados para o seu negócio.
Liberdade: empresas com hierarquias horizontais, nas quais colaboradores têm livre acesso aos líderes são mais propensas a interação, trocas e a inovação.
Estimule os seus colaboradores a contribuírem, além da boa sensação de pertencimento gerada, esse modelo abre portas para o compartilhamento de ideias.
Ainda que a ideia não seja boa, quando compartilhada, aplicada e testada, traz ensinamentos importantes para o processo de inovação.
Motivação: Além do espaço que favoreça a inovação é preciso motivar colaboradores para que busquem novos conhecimentos e a inovação. É preciso estimular e promover o desenvolvimento pessoal do profissional e também premiar as ideias sugeridas e implementadas, criando um circulo virtuoso que promove novos projetos.
Equipe multidisciplinar: pessoas com estilos e formação diferentes enxergam o mundo com visões diferentes, mas unidas no desenvolvimento de um projeto podem contribuir bastante para melhorias de maior qualidade e impacto.
Capacidade de ouvir: estar aberto para ouvir críticas, elogios e reclamações de colaboradores e clientes pode resultar em ideias inovadoras. A insatisfação deve gerar a busca da melhoria do processo e, enfim, pode resultar em uma inovação. “Seus clientes insatisfeitos, são a maior fonte de aprendizado” disse Bill Gates.
Capacidade de realização: Essa é a características mais importantes para as empresas que desejam ser inovadoras. É preciso experimentar, aprender com os erros e fazer novamente. Uma boa ideia só será comprovada quando sair do papel e virar ação.
Por fim, não é preciso uma grande ideia para inovar. Comece buscando melhorar os produtos e serviços que sua empresa já oferece. Se encontrar um jeito de ser mais produtivo, mais ágil, reduzir custos, aprimorar as vendas, obter maior margem, engajar a equipe, ou melhorar a comunicação e reputação da sua empresa já estará inovando, mas não pare. A inovação deve ser um processo contínuo.
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A inovação não é só importante para a empresa e sim para nossas vidas. O ser humano deve estar em constante transformação não em busca da perfeição e sim na busca pelo aperfeiçoamento, reinventando-se sempre.