“Um líder de sucesso interpreta e apoia os sonhos de seus liderados.”
Helgir Girodo
Quando assumimos um cargo de liderança, é bem comum que haja uma certa ansiedade, por ser uma oportunidade de crescimento e, em contrapartida, por gerar um certo medo de algo dar errado.
É natural esses sentimentos conflitantes, principalmente quando o objetivo é se tornar um líder de sucesso. Apesar de se falar muito sobre o assunto, tornar-se um líder bem sucedido é algo que vai muito além de um “guia a ser seguido”.
Para aqueles que são grandes líderes, é possível notar o padrão de que se trata de algo ligado ao inconsciente e praticamente automático, bem além do que desempenhar apenas as tarefas necessárias.
Mas não se assuste! Existem algumas práticas que podem te ajudar adquirir esse conhecimento e te levar a ser um(a) líder de sucesso! Se interessou? Continue acompanhando o nosso post.
Segundo o dicionário Aurélio, líder é a pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros; pessoa ou entidade que lidera ou dirige; chefe de um partido ou movimento político; que lidera determinado setor de atividade ou uma competição.
No mundo corporativo o líder é identificado como um motivador de sua equipe, que inspira os que atuam com ele, trabalha junto com o grupo e procura valorizar as habilidades dos indivíduos, respeitando suas limitações e ajudando-os a superá-las.
Esse tipo de profissional é o preferido do mundo corporativo para substituir chefes – pessoa que ocupa cargo designado e que atua, geralmente, de modo autoritário e posiciona-se como superior exigindo o cumprimento de ordens e regras.
Apenas pelo descritivo anterior, parece muito atrativo trabalhar com um líder. Ainda mais um líder de sucesso! Mas quais são as características que devem ser aprimoradas por um profissional que deseja ou precisa ocupar essa função?
Existem muitos tipos de liderança. Um deles é a liderança servidora, um modelo milenar adotado por um líder histórico, sendo estilo é utilizado até hoje por grandes líderes e rende seguidores até hoje. Veja abaixo algumas de suas características:
Focado – O líder histórico do qual falamos recebeu uma missão e, para cumprir, manteve o foco e determinação, independente dos ruídos e dificuldades no caminho, ele conhecia qual era o seu objetivo;
Disposto – Ciente que para cumprir sua missão precisava de ajuda, reconheceu o potencial de 12 pessoas, recrutou, treinou e as formou;
Exemplo – Antes de solicitar que fizessem algo, ele fazia primeiro, dando o exemplo;
Acessível – Além de sempre estar entre os seguidores, ele estava disposto a ouvir, esclarecer dúvidas, identificar o que cada um tinha de melhor para oferecer, ouvir opiniões e solicitá-las em algumas ocasiões;
Visionário: Ele enxergava além do que as pessoas conseguiam imaginar, e essa visão servia como paixão para si e como fonte de motivação para quem estava próximo. Aonde você quer chegar? Você é apaixonado pela missão do seu negócio?
Solidário: Ele sempre esteve atento às necessidades da sua equipe, ciente de que quando uma questão afeta um membro, produz desconforto em todos, sendo assim, zelava pelo bem estar de todos;
Altruísta: esteve sempre disposto a servir, a ajudar, sem esperar o retorno. O que atraía as pessoas para sua liderança era a gratidão, o reconhecimento do seu valor e não a imposição;
Comprometido: ele esteve tão comprometido com a sua missão que não hesitou cumprir as partes mais difíceis dela, ainda que para isso tivesse que renunciar a si mesmo.
Sabe de qual líder estamos falando? Se pensou em Jesus Cristo, você acertou!
Deixamos o seu nome para o final, para que a despeito de sua missão religiosa, os valores de sua liderança fossem observados e reconhecidos como relevantes para a construção de uma liderança de sucesso.
O modelo de liderança servidora, adotada por Jesus Cristo, é amplamente utilizada e ensinada hoje em cima desses ensinamentos. Um livro bastante conhecimento no mundo dos negócios é o “O Monge e o Executivo”, que aborda mais a fundo todos esses ensinamentos. Vale a pena a leitura!
Se agora você já sabe em quem se inspirar, saiba que a Inteligência Emocional pode contribuir para melhorar a sua performance como líder e os resultados da sua equipe e por consequência da sua empresa. Clique aqui e confira como.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…