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Mapeamento de competências: saiba o que é e sua importância para as empresas

O mapeamento de competências é uma ferramenta de Recursos Humanos que visa identificar competências técnicas e comportamentais para cada função dentro de uma empresa. Ele ajuda as organizações a se tornarem mais produtivas, eficientes e competitivas.

O mercado atual traz desafios constantes para as empresas. E, para aquelas que pretendem se manter no mercado e, mais do que isso, crescer, sem dúvidas é necessário contar com uma Gestão de Pessoas assertiva. E, entre as ferramentas mais importantes para a área está o mapeamento de competências.

Por meio dele, as organizações conseguem definir habilidades, conhecimentos, atitudes e características necessárias para cada cargo, além de detectarem e compreenderem as competências de seus colaboradores de forma a potencializar talentos e aproveitá-los em prol das metas do negócio.

Qual a importância do mapeamento de competências?

Para começar, podemos dizer que o capital humano, ou seja, os colaboradores de uma empresa, são seu grande diferencial competitivo, pois é com pessoas que se consegue executar atividades e atingir metas.

“E o mapeamento de competências vem de encontro a isso, pois auxilia em processos de recrutamento e seleção, programas de capacitação e desenvolvimento de pessoas e também na definição do plano de atividades e remunerações, ou cargos e salários”, afirma a especialista em Psicologia Corporativa, da Goldcooper Cooperativa de Trabalho, Rudineia Bueno.

Além disso, de acordo com a especialista, há outras vantagens em sua utilização pelas organizações. Confira a seguir:

  • diminuição de turnover;
  • maior produtividade;
  • maior satisfação;
  • baixo absenteísmo;
  • maior envolvimento;
  • melhora do clima organizacional.

O mapa de competências proporciona ainda um nível de objetividade que promove a comunicação aberta entre gestores e colaboradores. A partir do seu uso, profissionais de Gestão de Pessoas conseguem avaliar de forma mais assertiva o desempenho de cada profissional e comunicar quais são as atitudes necessárias para o aumento da produtividade e do sucesso.

Como fazer um mapeamento de competências?

Se você chegou até aqui, muito provavelmente seja porque verificou a importância do mapeamento de competências para as organizações, pretende colocar o conceito em prática em sua empresa e, agora, esteja se perguntando como fazer isso. Veja a seguir!

Um mapeamento de competências deve ser baseado no modelo CHA, sigla para Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, os quais consistem em:

  • Conhecimentos: o conjunto de tudo que compõe o saber e que pode ser útil para determinado cargo dentro de uma empresa;
  • Habilidade: capacidade que pode ser natural do indivíduo ou trabalhada de forma com que se desenvolva. Habilita o colaborador a colocar em prática seus conhecimentos técnicos;
  • Atitude: característica de tomar uma atitude diante de barreiras determinadas por fatos, situações, pessoas, etc.

Para começar, essas questões devem ser avaliadas dentro do ambiente de trabalho pelo gestor, seja pela observação ou aplicação de questionários e avaliações. Os colaboradores também devem ser questionados sobre as características que consideram mais importantes para a atuação em determinado cargo.

O segundo passo é analisar os resultados e classificar as competências necessárias.Dessa forma, os gestores conseguem alinhar as equipes com os objetivos visando o crescimento do negócio. Além disso, os colaboradores ficam conhecendo mais a fundo os valores, missão, cultura, visão e estratégia organizacionais.

Entre as competências que podem ser classificadas, confira algumas que podem ser importantes para os gestores no momento de realizar um mapeamento:

  • autoconhecimento;
  • integridade;
  • capacidade de aprender;
  • pensamento estratégico;
  • busca de resultados;
  • promoção de equipes de alto desempenho;
  • comprometimento;
  • inspiração;
  • comunicação;
  • inovação;
  • orientação ao cliente.

Como você pôde perceber, essas competências têm menos a ver com dados que constam em currículos e mais com a forma com que os colaboradores se comportam, suas habilidades e características.

O indicado é que cada negócio tenha um conjunto base de competências, o qual pode ser utilizado no momento do recrutamento e seleção, treinamentos e capacitações, desenvolvimento e habilidades, entre outros.

Mapear competências e contar com a utilização contínua da ferramenta nos processos de Gestão de Pessoas permite que a empresa tenha critérios mais concretos e, com isso, filtre melhor o perfil dos colaboradores no momento de contratar e desenvolver talentos, por exemplo. Isso, sem dúvidas, contribuirá para a melhoria dos resultados a médio e longo prazos.

Pequenas e médias empresas nem sempre tem dentro de sua estrutura um departamento de recursos humanos, mas isso não impede que tenham em seu quadro profissionais com competências mapeadas, graças as parcerias disponibilizadas pelo mercado como algumas agências de emprego e algumas modernas cooperativas de trabalho que já fazem esse trabalho com seus sócios-cooperados.

Você conhece os benefícios de firmar parceria com uma cooperativa de trabalho? Então clique no link e confira.

Redação Empresas e Cooperativas

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  • Com o mapeamento de competências a empresa saberá com assertividade colocar a pessoa certa no lugar certo. Diferentemente do século passado, hoje as empresas que almejam competitividade devem valorizar a Knowledge Management, caso contrário estarão fadadas ao ostracismo.

  • O mapeamento de competências é capaz de identificar o potencial dos perfis dos colaboradores da organização. Considerando 4 perfis básicos — comunicador, executor, planejador e analista — pode-se ter uma ideia muito mais clara do que esperar de cada profissional e de como eles se adaptação ao restante da equipe. Fica mais fácil também aos gestores no designar das tarefas à estes profissionais.
    O alinhamento dos valores do colaborador com os valores da empresa se dá de forma mais assertiva através do mapeamento de competências; e isso faz toda a diferença para o SUCESSO da organização.

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