Gestão

Meritocracia: ela é vantajosa para sua empresa?

Meritocracia é um sistema baseado no reconhecimento da capacidade, qualidade e entrega de cada individuo, nas empresas ele é um modelo de gestão de pessoas.

Como já é sabido, colaboradores motivados se tornam mais produtivos e, uma das formas de mantê-los assim é por meio da meritocracia, um sistema baseado no mérito. Na prática, aqueles que atingem as metas e produzem melhores resultados recebem maiores bonificações. Além disso, têm maiores chances de serem promovidos pela empresa.

Esse tipo de gestão é considerado bastante eficiente. Prova disso é uma pesquisa da líder mundial em recrutamento, Robert Half, realizada com 100 diretores financeiros. O estudo mostrou que a meritocracia é considerada muito importante para 60% das empresas entrevistadas.

Quer saber mais sobre o sistema para avaliar se é interessante para o seu negócio? Então acompanhe o nosso post!

Como funciona a gestão por meritocracia nas empresas?

A meritocracia deve ser implementada pelo setor de RH das empresas. Esse deve desenvolver um planejamento que envolva as estratégias e modelos a serem utilizados. Além disso, é importante analisar quais serão as consequências negativas de colocar o sistema em prática, já que pode gerar frustração, além de conflitos, comparações entre funcionários e equipes.

É necessário que o plano de ação desenvolvido envolva o setor de gestão de pessoas, os líderes e demais colaboradores, de modo a criar o processo de avaliação e compreender quais os resultados individuais e coletivos esperados pela organização.

Por isso, é essencial que o plano esteja alinhado as políticas, valores e metas futuras já definidas pela organização. É importante também que a gestão deixe bem claro quais são as condutas esperadas e os ganhos daqueles que as cumprirem.

Após isso feito, a gestão deve comunicar todos os funcionários a respeito dos critérios de meritocracia estabelecidos. Para tanto, é importante ter uma comunicação interna clara e eficiente.

Quais as principais vantagens e desvantagens desse sistema?

Como dissemos, estimular a motivação de funcionários é uma estratégia fundamental nas empresas. E, para atingir esse objetivo, é possível contar com a meritocracia como aliada. Mas os benefícios não param por aí. Veja mais alguns deles:

  • estimula o desenvolvimento e produtividade;
  • as remunerações podem ser alinhadas ao desempenho do colaborador;
  • as responsabilidades se tornam melhor definidas;
  • permite o desenvolvimento de feedbacks mais assertivos;
  • contribui para um plano de carreira bem elaborado;
  • estimula o trabalho em equipe;
  • contribui para preencher vagas em aberto com funcionários da própria empresa;
  • otimiza a identificação de talentos;
  • reduz reclamações sobre remunerações e atividades a serem executadas;
  • e melhora a imagem da empresa junto a funcionários e ao mercado.

Assim como em qualquer outra estratégia a ser implementada, a meritocracia também tem suas desvantagens, como citamos.

Caso o sistema não seja desenvolvido de forma eficiente ou as equipes não tenham as informações claras, pode haver problemas entre times e colaboradores, como a competição negativa e o individualismo.

O que é avaliação do desempenho e qual sua importância para o modelo de meritocracia?

A avaliação de desempenho é um sistema que busca avaliar a desenvoltura de cada funcionário em relação as tarefas , metas e resultados a serem alcançadas. Além disso, mostra o potencial de desenvolvimento de cada colaborador.

O processo pode servir como um artifício para estimar o valor, a excelência e as qualidades de um indivíduo, assim como a sua contribuição para o desenvolvimento do negócio. Portanto, é uma ferramenta importante para empresas que implementam o modelo de meritocracia.

A meritocracia é uma aliada importante para a melhoria dos resultados da empresa e leva a equipe para alta performance, entenda como é a gestão delas.

Nosso artigo foi útil para você? Qual sua opinião sobre esse sistema de gestão? Gostaria algum  outro método importante para motivar colaboradores? Comente aqui para compartilharmos experiências!

Redação Empresas e Cooperativas

Recent Posts

Competências Comportamentais: Entenda como Elas Interferem na sua Empresa

As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…

3 semanas ago

O Papel da Enfermagem na Biossegurança

A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…

2 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

3 meses ago

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

6 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

6 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

10 meses ago