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Os 10 Setores Que Mais Crescem no Brasil

A crise econômica iniciada em 2020, causada pela pandemia da Covid-19, levou os brasileiros a montarem novos negócios em números acelerados.

Houve aumento de 19,8% nos novos empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas (MEIs) em 2021 em relação ao ano anterior.

O fato é que muita gente tem feito planos para empreender, e uma das dúvidas mais comuns é: em qual segmento investir?

Este é o seu caso? Então acompanhe nosso post, pois mostraremos os setores que mais crescem no Brasil mesmo em tempos de crise.

Essas informações são de grande valia, pois antes de colocar qualquer ideia em prática, é importante planejar e analisar o mercado. Ou seja, é preciso investigar antes de investir.

Depois de verificar algumas áreas que podem ser interessantes financeiramente, analisar com qual delas você mais se identifica, pesar os prós e os contras e, se ainda tiver interesse, comece a planejar e montar uma boa estratégia para tirar a empresa do papel.

Confira neste post os setores que mais crescem no Brasil e inspire-se!

 

Quais são os setores que mais crescem no Brasil mesmo em tempos de crise?

Em 2018, quando fizemos essa pesquisa pela primeira vez, os setores em destaque foram Reparos e reformas, Alimentos alternativos, Bem-estar nas empresas, Desenvolvimento de aplicativos, Cosméticos, Lojas de conveniência, Infoprodutos, Pets e Microcervejarias.

Mas esses mercados ainda estão em ascensão agora? Veja abaixo quais permaneceram e quais foram adicionados à lista dos setores que mais crescem no Brasil.

1- Negócios Digitais/ Infoprodutos

Com o estabelecimento da internet em nossa rotina, a busca por conhecimento e soluções digitais só aumentou.

E é aí que entram os infoprodutos, um nicho que continuou a crescer desde 2018 e provavelmente permanecerá popular nos próximos anos.

Portanto, se você é criativo, gosta de escrever e acha que pode contribuir com a sociedade por meio de conteúdo, vale a pena conhecer mais a fundo esse mercado.

Os assuntos dos infoprodutos, que podem ser divulgados por meio de cursos online, e-books, webinars, vídeos, entre outros, podem ser os mais variados, pois há público para todos os temas. Além disso, o custo de criação é baixo, a distribuição é muito simples e a renda pode ser bastante lucrativa.

 

2- Alimentação saudável

A preocupação com estilos de vida mais saudáveis, incluindo a alimentação, já era uma tendência em 2018. Nos dias atuais, os adeptos deste estilo de vida e dieta continuam a aumentar, tendo em conta que o número de doenças causadas pela má alimentação também cresce ao mesmo tempo.

Além disso, o número de pessoas com alergias e intolerâncias alimentares tem aumentado ao longo dos anos. Nesse sentido, esse mercado está desenvolvendo forte demanda por produtos desenvolvidos especificamente para esse público.

Exemplos são alimentos sem glúten e sem lactose, bem como alimentos funcionais, saudáveis e ricos em nutrientes. Vale lembrar que, além do público com restrições, há quem busque ter uma alimentação diferenciada, como quem pratica exercícios físicos.

 

3- Mercado da beleza

Se 2018 foi o ano do nicho de cosméticos, 2022 está se expandindo para todo o mercado de beleza. A demanda por produtos de beleza, dermocosméticos, procedimentos e cirurgias estéticas tem crescido de uma forma nunca antes vista.

O Brasil é o quarto maior mercado de cosméticos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Outro fato interessante é que somos o segundo maior consumidor de produtos voltados para o público masculino.

Enquanto isso, a busca por cirurgias estéticas faciais cresceu 300% nos últimos anos, colocando o Brasil no ranking mundial e esperando movimentar US$ 35,7 bilhões até 2023.

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país que mais realiza cirurgias plásticas.

Portanto, este é um setor que está em ascensão há vários anos e a tendência é que continue assim. Para quem se identifica com o segmento, é uma ótima opção de investimento.

 

4- Empreendedorismo verde

Já estamos vendo o impacto das mudanças climáticas e a necessidade de ar e água limpos. As organizações estão criando formas mais sustentáveis de produzir energia, criar embalagens e reduzir o desperdício. Há também uma pressão por carros mais limpos, programas de reciclagem, etc.

Espera-se que os negócios que procuram fornecer soluções ecológicas, como painéis solares, se desenvolvam mais nos próximos anos.

No Brasil, isso já é uma realidade, pois 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis na hora de fazer suas compras ou investimentos.

 

5- Brechós online

Os brechós online, também chamados de “Desapegos”, são um dos setores que mais crescem no Brasil mesmo em tempos de crise.

O brechó é um negócio promissor porque a população aumentou sua conscientização sobre sustentabilidade, como vimos no tópico acima.

Muitas pessoas têm roupas em bom estado no armário e querem vendê-las para ganhar uma renda extra, enquanto outras estão dispostas a comprar peças usadas para economizar.

Nesse cenário, o mercado tende a crescer nos próximos anos por se tratar de um negócio com baixo investimento e boa rentabilidade.

 

6- Pets

O Brasil é o país que apresenta o terceiro maior mercado mundial em faturamento no setor pet. Só com esse dado você pode imaginar que esse seja um segmento com ótimas chances de sucesso, não é mesmo?

Além disso, devido à pandemia e ao distanciamento social, muitas pessoas adotaram animais de estimação para ajudar a amenizar o sofrimento do período de isolamento e quarentena.

Sendo assim, é uma boa oportunidade investir em inúmeros produtos voltados a esse universo, como rações, brinquedos, medicamentos e acessórios, além de oferecer serviços como banho e tosa.

 

7- Saúde e bem-estar

Depois de tantas perdas devido à pandemia de COVID-19, preocupações com o andamento da doença varíola dos macacos e o aumento de transtornos mentais, é indiscutível que a população está mais preocupada com sua saúde e bem-estar.

Diante disso, não é de se surpreender que esses segmentos estejam na lista de setores que mais crescem no Brasil.

Portanto, as empresas devem investir mais no desenvolvimento de novos produtos e serviços para atender às preocupações dos consumidores, incluindo fitness, academia, nutrição, saúde mental e muito mais.

 

8- Microcervejarias

Não é novidade que os brasileiros amam cerveja e futebol. Portanto, não é de surpreender que o setor de microcervejarias tenha continuado a crescer de 2018 até hoje.

Para se ter noção, a população bebeu mais cerveja em 2021 em comparação aos anos anteriores, mesmo sem Carnaval e festivais.

Para quem está pensando em investir na área, o importante é conhecer a fundo o mercado e oferecer um produto diferenciado, para que ele se destaque da concorrência.

 

9- Desenvolvimento de aplicativos

Em tempos em que o digital nunca esteve tão em alta, o desenvolvimento de aplicativos que encantem os usuários é um grande nicho de mercado.

De acordo com a Pew Research Center, o Brasil é segundo país onde o mercado de aplicativos mais cresce perdendo apenas para a Indonésia. E por manter a sua relevância de 2018 até os dias atuais, permanece no ranking dos setores que mais crescem mesmo em tempos de crise.

Aqueles focados em resolver problemas e ajudar nas tarefas do dia a dia, por exemplo, são garantia de sucesso.

 

10- Bem-estar em empresas

Assim como muitas pessoas procuram trabalhar por conta própria, as empresas estão interessadas no bem-estar de seus funcionários. Prova disso é que serviços voltados para esse fim, como ginástica e programas corporativos de redução de estresse e promoção de saúde mental estão em expansão.

Segundo levantamento da consultoria Willis Towers Watson, de 2015 a 2021 houve um aumento de 33% no interesse das corporações em implementar ações de saúde e bem-estar na rotina de seus colaboradores.

 

Considerações finais

Se identificou com algum dos segmentos? De qualquer forma, na hora de pensar em começar um negócio, é fundamental estudar a fundo o mercado e desenvolver um ótimo plano de negócios para começar com o pé direito.

Gostou do nosso artigo? Agora conhecendo os setores que mais crescem no Brasil, conheça os 9 passos essenciais para abrir uma empresa!

 

Publicado em 26 de fevereiro de 2018.

Atualizado em 21 de julho de 2022.

Redação Empresas e Cooperativas

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  • Independente do nicho a ser seguido é de extrema importância planejar e analisar bem o mercado. Aventurar-se em algo do qual não tenha conhecimento pode ser uma experiência amarga.

  • Quando se pensa em investimento, empreender, montar seu próprio negócio, o primeiro passo a dar é estudar o segmento, adquirir profundo conhecimento de mercado, do produto ou serviço, isso pode evitar frustração, perca de tempo e dinheiro.

  • William / Robson (concordo com os dois pontos de vista) - coloco um terceiro.
    Ter paixão por aquilo que deseja transformar em negócio. 😉

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